Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Os Obsessores Que nos Podem Assediar Espiritualmente!
    Iniciado por Lela Delgado
    Lido 12.872 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
LANCELOT
Citação de: Anark em 06 fevereiro, 2013, 08:22
Caro Lancelot,

Concordo em absoluto com o que disse, só não concordo que tenha sido dito sobre um comentário meu.
E porquê?

Porque muito provavelmente o caro desconhece a minha situação e até mesmo a minha pessoa correcto? ;)
Eu penso exactamente da mesma forma que acabou de referir, nem tudo o que parece ser o é. Mas há que, tal como referiu a Jo_Ana, não conhecendo à partida as pessoas dar a mão à palmatória, até porque "com o mal dos outros posso eu bem!" certo?

Quando eu comentei este tópico foi com o intuito de "Ah ok, talvez seja esta uma explicação possível" não como, "yeah, é bruxedo!" :P

Tal como disse, talvez porque não me conheçam, porque não conhecem os meus casos, nem as minhas experiências. Mas até aí tudo muito certo. Daí que me tenha inscrito no fórum, afim de encontrar mais respostas, mais explicações.
Não tenho nenhum distúrbio mental, nem tão pouco nenhuma depressão por curar, nem outro tipo de sugestão mental que me leve a querer vivenciar esta situação atrás referida.
Já tive um esgotamento nervoso e aprendi bem rápido e bem cedo a diferenciar uma fase muito má da Raquel normal. (Infelizmente). Se todas as explicações médicas são tiradas da equação, assim como análises clínicas feitas e não há explicação para a falta de energia, o ar abatido e pálido, as dores e o peso no corpo, uma pessoa que tenha determinados tipos de conhecimentos fora do comum, é capaz de pensar, como eu "caramba, parece que todo o dia tenho um gajo ás cavalitas!"

Não compreendo qual é o objectivo de um fórum senão a partilha de experiências, debate de opiniões e pontos de vista diferentes, se cada comentário que é feito é no sentido de "desabafo" é para "criticar" quem ache que possa estar a passar pelo relatado certo? (e coloquei criticar entre aspas, porque não quero ser mal-entendida!).

Cumps a todos *

Saudações.

Caríssima Anark, peço que saiba perdoar a minha dificuldade de expressão. Jamais foi meu objectivo enumerar ou demarcar o seu nome em especifico, ou o nome de alguém em especifico. Desabafei como para um todo e não para nenhum caso especifico. Se peguei no seu post, foi somente para seguir o encadeamento da conversa.
Mas se de alguma forma interferi em seus sentimento peço que aceite as minhas humildes desculpas, pois jamais tive essa intenção.

Mas mais digo, se de alguma forma interferi nos sentimentos de alguém com o meu desabafo, eu peço humildemente desculpa.
Se a moderação entender que meu comentário foi ofensivo, peço que tomem a liberdade de o apagar.

Obrigado.

Lancelot

Citação de: LANCELOT em 06 fevereiro, 2013, 11:27
Saudações.

Caríssima Anark, peço que saiba perdoar a minha dificuldade de expressão. Jamais foi meu objectivo enumerar ou demarcar o seu nome em especifico, ou o nome de alguém em especifico. Desabafei como para um todo e não para nenhum caso especifico. Se peguei no seu post, foi somente para seguir o encadeamento da conversa.
Mas se de alguma forma interferi em seus sentimento peço que aceite as minhas humildes desculpas, pois jamais tive essa intenção.

Mas mais digo, se de alguma forma interferi nos sentimentos de alguém com o meu desabafo, eu peço humildemente desculpa.
Se a moderação entender que meu comentário foi ofensivo, peço que tomem a liberdade de o apagar.

Obrigado.

Lancelot

Caro Lancelot,

Ainda bem que graças ao bom entendimento e a um bom português, depressa entendemos que não passou de um mal entendido :) É bom saber que este não é apenas "mais um" fórum, onde somos apedrejados ou postos em praça pública. Tive receio disso quando me registei, continuo a tê-lo após ter colocado dois posts e apesar das muitas visualizações que têm, ninguém me conseguir dar uma pequena luz, uma orientação.

Acima de tudo é isso que busco. Orientação. Porque como podemos compreender e tentar seguir um rumo correcto sem fanatismos, ideias impostas e outros mais se não formos bem orientados? Assim é fácil, plantar a semente da ideia que quisermos e manipular essa pessoa. Talvez por isso que eu nunca tenha contado nenhuma das minhas experiências a ninguém conhecido ...

Jo_Ana querida,

Obrigado pela tua mensagem,
Citação de: Jo_Ana em 06 fevereiro, 2013, 11:23
Era exactamente isto que eu pensava. No fundo só quem passa por elas é que sabe ao certo distinguir. Pelo menos é o que me parece.
Eu também vim aqui parar por querer perceber essa diferença e quanto mais leio mais me convenço que no meu caso são mínimas as experiências relacionadas com espíritos (e ainda bem).

Vejo, sim, que aparecem alguns fanáticos, o que umas vezes pode ter que ver apenas com uma fase mais vulnerável da pessoa, não importa os motivos. Só que também vejo aqui muitas pessoas inteligentes e com muito bom senso, algumas que se diziam mesmo cépticas até ao dia em que lhes tocou a elas. Temos moderadores no fórum que são disso exemplo.
E não tenho razão nenhuma para desconfiar que alguém que de um dia para o outro mudou a sua maneira de ver o mundo o fez só porque bateu com a cabeça na parede ou algo do género.

Julgo que é mesmo muito complicado para quem está de fora perceber o que é e o que deixa de ser. Daí estar sempre a fazer a mesma pergunta...

Porque tal como disse anteriormente, há tanta coisa na vida que nos faz desmotivar, baixar os braços, perder a cabeça, entrar em desespero.. então agora nestes tempos de crise!! Qualquer pessoa que oiço diz facilmente "tenho de ir à bruxa" ou então como tenho ouvido "isto foi alguma que me fizeram!" isto sim para mim, sintomas fáceis de alguém que prefere associar o azar, a má sorte, as crises, a depressão, os problemas a terceiros quando somos nós que realmente nos encarregamos de guiar o nosso destino, com algumas coisas pré-destinadas é certo (na minha humilde opinião), mas não sempre. :)

Estou a gostar de estar por aqui!! Obrigado a todos *
"É violência impor a verdade a criaturas não preparadas(..)"

LANCELOT
Citação de: Jo_Ana em 06 fevereiro, 2013, 00:25

Além disso eu acredito, sim, que uma parte dessas situações seja verdade. Por isso pergunto, Lancelot, na sua opinião de que forma è que conseguimos distinguir aquilo que possa ser uma fase menos boa da pessoa ou uma influência de um obsessor?

Saudações.

Aqui deixarei a minha opinião.

Em meu entender, e apesar dos sintomas serem mais que conhecidos, o individuo em questão não consegue distinguir uma da outra.
Porquê?
Simples. A razão se encontra no nível vibracional interno. É como diz o velho ditado" Diz-me com quem andas e eu dir-te-ei quem és." .
A tua vibração interior vai definir as afinidades("companhias"). Por isso, dado ao facto de ser uma má fase, a nossa vibração baixa, logo é mais que normal que certas "companhias" se aproximem, mas isso não significa que sejam obsessores.

Logo, entendo que, a solução para superar as dificuldades se encontra bem diante dos nossos olhos, basta que queiramos enxerga-las

Será que deu para entender?

#33
Anark bom dia,

Encontrar respostas  para um qualquer problema do forum paranormal sem fanatismos ou ideias impostas, é muito dificil, senão impossível. Ao ler um pouco por aqui e por ali neste forum, nota-se que existe muita fraude, muito faz de conta e muita imaginação.
Também se encontra por aqui fanatismo, ideias preconcebidas e, pasme-se, muitos preconceitos.

E são todos primas donas e todos detentores da verdade; os cépticos não acreditam e nada os fará acreditar; os crentes, crêem em tudo o que lhes aparece à frente: mesmo o mais ridículo é credível!

No entanto, também por aqui se encontra, ideias, conceitos e filosofias minimamente credíveis e algumas até viáveis, basta ter um pouco de paciência e tempo, muito tempo para conseguir separar o trigo do joio.  

Não desesperes pois encontrarás de certeza resposta para os teus problemas como eu encontrei. Uma coisa é certa, fiquei muito mais céptica depois de frequentar este fórum.
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Citação de: Salomé em 06 fevereiro, 2013, 12:26
Anark bom dia,

Encontrar respostas  para um qualquer problema do forum paranormal sem fanatismos ou ideias impostas, é muito dificil, senão impossível. Ao ler um pouco por aqui e por ali neste forum, nota-se que existe muita fraude, muito faz de conta e muita imaginação.
Também se encontra por aqui fanatismo, ideias preconcebidas e, pasme-se, muitos preconceitos.

E são todos primas donas e todos detentores da verdade; os cépticos não acreditam e nada os fará acreditar; os crentes, crêem em tudo o que lhes aparece à frente: mesmo o mais ridículo é credível!

No entanto, também por aqui se encontra, ideias, conceitos e filosofias minimamente credíveis e algumas até viáveis, basta ter um pouco de paciência e tempo, muito tempo para conseguir separar o trigo do joio.  

Não desesperes pois encontrarás de certeza resposta para os teus problemas como eu encontrei. Uma coisa é certa, fiquei muito mais céptica depois de frequentar este fórum.

Bom dia Salomé :)

Que bela mensagem!
Obrigado mesmo, sem dúvida que sou obrigada a concordar consigo!
Acho que acima de tudo existe o bom senso de cada um e a consciência de cada um.
Eu posso querer acreditar em tudo como posso duvidar de tudo o que me disserem ... Por muitas explicações e orientações que procure, apenas eu, no meu íntimo poderei tentar, separar o trigo do joio.

É bom saber que ainda existem opiniões assim
E sim, eu também me tornei muito mais resistente a explicações fáceis, doutrinas, filosofias, ideais e tudo o resto que não seja concreto. Acredito no que vejo, sinto, oiço e vivo. E que essas ainda não estejam toldadas pelo poder da imaginação e dos pré-conceitos hollywoodescos ;)

Obrigado mais uma vez*
"É violência impor a verdade a criaturas não preparadas(..)"

LANCELOT
Citação de: Salomé em 06 fevereiro, 2013, 12:26
Anark bom dia,

Encontrar respostas  para um qualquer problema do forum paranormal sem fanatismos ou ideias impostas, é muito dificil, senão impossível. Ao ler um pouco por aqui e por ali neste forum, nota-se que existe muita fraude, muito faz de conta e muita imaginação.
Também se encontra por aqui fanatismo, ideias preconcebidas e, pasme-se, muitos preconceitos.

E são todos primas donas e todos detentores da verdade; os cépticos não acreditam e nada os fará acreditar; os crentes, crêem em tudo o que lhes aparece à frente: mesmo o mais ridículo é credível!

No entanto, também por aqui se encontra, ideias, conceitos e filosofias minimamente credíveis e algumas até viáveis, basta ter um pouco de paciência e tempo, muito tempo para conseguir separar o trigo do joio.  

Não desesperes pois encontrarás de certeza resposta para os teus problemas como eu encontrei. Uma coisa é certa, fiquei muito mais céptica depois de frequentar este fórum.

Saudações.

A história se encarrega de nos mostrar, que todos este "atributos", se é que lhe podemos chamar assim, sempre existiram e sempre existirão. No entanto, estes mesmos "atributos", errados ou não, podem servir como aprendizagem base, de forma a definirmos a nossa caminhada.

As Soluções existem, mas se encontram em nosso interior, e acho errado pensar que o "remédio" utilizado para um individuo serve para outro, só porque os sintomas são semelhantes. Podem servir simplesmente como ponto de partida.

Citação de: Anark em 06 fevereiro, 2013, 12:37

......
Acredito no que vejo, sinto, oiço e vivo. E que essas ainda não estejam toldadas pelo poder da imaginação e dos pré-conceitos hollywoodescos ;)

Anark, eu até já deixei de acreditar nalgumas coisas que vivo ou sinto; ponho sempre em dúvida, não vá o meu próprio cérebro pregar-me uma partida. Só depois de bem avalizado, bem esmiuçado é que ponho a hipótese de poder ser viável a possibilidade de alguma coisa ser um bocadinho real.

Quanto aos obsessores, existe muita "escrita" no forum, uns melhores do que outros; a minha opinião é a de que não precisa estar morto para obsediar. Há muita gente viva completamente obcecada, que vive obcecando meio mundo. Por exemplo (e atenção que esta é uma opinião muito pessoal) as pessoas que rezam, acendem velas e pensam constantemente nos seus mortos, são obsessores: pois as suas acções prejudicam os desencarnados (os mortos), na medida em que os vai prender à matéria, dificultando assim a sua evolução.

Resumindo, a obsessão é uma influencia negativa de ordem externa, mas é de reparar que todos os seres sofrem influências do que nos rodeia: as marés sofrem influências da lua!

Eu já sei que vou "levar na cabeça" de muita gente ao expor desta forma as minhas opiniões, pciência   ;D
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Citação de: Salomé em 06 fevereiro, 2013, 12:59
Anark, eu até já deixei de acreditar nalgumas coisas que vivo ou sinto; ponho sempre em dúvida, não vá o meu próprio cérebro pregar-me uma partida. Só depois de bem avalizado, bem esmiuçado é que ponho a hipótese de poder ser viável a possibilidade de alguma coisa ser um bocadinho real.

Ora aí está!!
Sem dúvida Salomé!!

Quantas e quantas vezes não penso isso milhões de vezes? É tão fácil a nossa mente pregar-nos partidas, sentirmos-nos influenciados, por um filme, uma conversa, tanta coisa.. a nossa mente é o instrumento mais poderoso à face da terra! Disso não tenho duvida nenhuma!

Quanto ao levares na cabeça, faz parte. Somos livres de ter opiniões diferentes. ;)
"É violência impor a verdade a criaturas não preparadas(..)"

Jo_Ana
Citação de: LANCELOT em 06 fevereiro, 2013, 12:07

Em meu entender, e apesar dos sintomas serem mais que conhecidos, o individuo em questão não consegue distinguir uma da outra.


Ok, então nunca saberemos, simplesmente acreditamos que possa ser uma coisa ou outra.


Citação de: Salomé em 06 fevereiro, 2013, 12:59
Por exemplo (e atenção que esta é uma opinião muito pessoal) as pessoas que rezam, acendem velas e pensam constantemente nos seus mortos, são obsessores: pois as suas acções prejudicam os desencarnados (os mortos), na medida em que os vai prender à matéria, dificultando assim a sua evolução.


Já agora gostava de um pouco mais dessa opinião. Eu penso muitas vezes nos mortos, mas não numa de rezar, pedir ajudas nem nada que se pareça. Maior parte acontece do nada - por exemplo quando vou à varanda fumar um cigarro sozinha a olhar para o boneco. Simplesmente vem-me a imagem de um ou outro à cabeça. Não me parece que isso por si só os possa prejudicar, já que não é algo que eu faça de propósito nem com qualquer propósito.
Que lhe parece?

LANCELOT
#39
Citação de: Jo_Ana em 06 fevereiro, 2013, 16:21
Ok, então nunca saberemos, simplesmente acreditamos que possa ser uma coisa ou outra.


Me diga,

Se você estiver a passar por uma fase menos boa, consegue pensar com clareza?

Consegue distinguir o que quer que seja com equilíbrio?

Eu cá penso que não. Nestas alturas deixa-mo-nos levar pelo nosso emocional. E o mais normal será arranjar-mos explicações para essa fase. Daí eu achar muito difícil que, alguém que se encontre numa fase menos boa, consiga distinguir.

mas é somente uma opinião.


Citação de: Jo_Ana em 06 fevereiro, 2013, 16:21
Ok, então nunca saberemos, simplesmente acreditamos que possa ser uma coisa ou outra.

Já agora gostava de um pouco mais dessa opinião. Eu penso muitas vezes nos mortos, mas não numa de rezar, pedir ajudas nem nada que se pareça. Maior parte acontece do nada - por exemplo quando vou à varanda fumar um cigarro sozinha a olhar para o boneco. Simplesmente vem-me a imagem de um ou outro à cabeça. Não me parece que isso por si só os possa prejudicar, já que não é algo que eu faça de propósito nem com qualquer propósito.
Que lhe parece?

Segundo o que eu penso, pensar nos nossos mortos, com saudade, com carinho... não tem mal nenhum. Não estamos a pensar compulsivamente em como os queremos junto de nós, a agarrá-los à matéria, não estamos a acorrentá-los a este mundo material.

Quanto a mim devemos recordar os bons momentos, o quão importante foram para nós, o quanto nos ajudaram quando precisámos, ou vice versa!
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Jo_Ana
#41
Citação de: LANCELOT em 06 fevereiro, 2013, 18:03
Me diga,

Se você estiver a passar por uma fase menos boa, consegue pensar com clareza?

Consegue distinguir o que quer que seja com equilíbrio?

Eu cá penso que não. Nestas alturas deixa-mo-nos levar pelo nosso emocional. E o mais normal será arranjar-mos explicações para essa fase. Daí eu achar muito difícil que, alguém que se encontre numa fase menos boa, consiga distinguir.

mas é somente uma opinião.



Concordo consigo que não pensamos com clareza quando estamos "afectados". Aliás, se há coisa em que eu não penso quando estou mal é em espíritos.

Mas também tenho alturas em que por pior que a vida esteja, por mais desgraças que aconteçam, não me vou abaixo (normalmente eu sou aquela pessoa que segura as pontas para todos que só se vai abaixo depois de tudo já estar bem e de todos já se terem levantado), e presumo que haja muitas outras assim também.
Agora vamos partir do princípio que pelo menos uma das desgraças tinha sido por influência de um obsessor. E nesta situação eu conseguia, sim, pensar com clareza (até costuma ser melhor que numa altura normal). Não tinha como me aperceber disso?

Desculpem estar a insistir, mas custa-me muito aceitar respostas tão definitivas e, em certa medida, limitadoras.
Como o próprio Lancelot disse, os mesmos sintomas em pessoas diferentes podem precisar de remédios distintos. Pois também reage cada ser humano de forma distinta à mesma situação. Ainda que fosse uma mera constipação, pode um ficar com o nariz a pingar sem espirrar e outro espirrar muito sem deitar uma gota.

Citação de: Salomé em 06 fevereiro, 2013, 18:08
Segundo o que eu penso, pensar nos nossos mortos, com saudade, com carinho... não tem mal nenhum. Não estamos a pensar compulsivamente em como os queremos junto de nós, a agarrá-los à matéria, não estamos a acorrentá-los a este mundo material.

Quanto a mim devemos recordar os bons momentos, o quão importante foram para nós, o quanto nos ajudaram quando precisámos, ou vice versa!


Obrigada pela resposta. Eu também penso assim, mas é sempre bom saber outras opiniões.

fialves
#42
Tem razão, Lancelot.

Os sintomas que referi acima dizem respeito a casos de bruxaria, que felizmente são raros.

Se tivesse de adivinhar uma estatística, diria que 99,9 por cento dos casos são provocados por problemas de saúde que nada têm a ver com o paranormal. Quando se tem este tipo de sintomas deve-se consultar antes de mais um médico. E só pensar noutro tipo de explicações se a medicina dos homens não der resposta aos problemas.

Dito isto, parece-me natural que neste fórum se fale dos tais 0,01 por cento de casos que os médicos não conseguem resolver e que possam ter origem sobrenatural, mais concretamente causados por práticas de feitiçaria. Se fosse para falar dos outros 99,9 por cento, isto seria um fórum de saúde pública:))

Quanto ao resto, creio que ninguém, neste fórum ou fora dele, tem legitimidade para dizer que tem respostas absolutas sobre estes temas que, por definição, estão para lá da ciência humana. Podemos, evidentemente, estudar de forma ciêntífica os fenómenos ditos paranormais e avançar hipóteses que os expliquem. Mas a partir de certo ponto torna-se impossível provar algo por via empírica.

Sobra-nos o processo racional, pela lógica. E a fé. Por exemplo, sobre a existência de Deus: podemos chegar à conclusão de que Deus existe por via de um processo racional (o tomismo ajuda-nos nisso), mas não podemos provar através de um processo empírico que Deus existe e que quer que façamos isto ou aquilo. É aqui que entra a fé.

O mesmo se pode dizer sobre uma multidão de outros assuntos discutidos neste fórum, como a reencarnação, a bruxaria, os 'encostos', os espíritos obcessores, a magia, etc. Nenhum de nós tem provas científicas de que estas coisas existem, nem é suposto que tenhamos. Quem acredita em espíritos obcessores e nas restantes teorias de Allan Kardec fá-lo porque um francês escreveu há 150 anos um livro que disse ter sido ditado por espíritos (e mesmo que tenham sido espíritos a ditá-lo, como saber que disseram a verdade?). Quem acredita em bruxaria acredita porque foi vítima dessas coisas e houve um médium que lhe disse que a razão dos seus problemas era essa. Em suma, ninguém pode dizer, com certezas absolutas, que as coisas são assim ou assado.

Por isso acho curioso que algumas pessoas que, por exemplo, defendem a existência de espíritos obcessores e de reencarnação, façam troça de outros que acreditam na exigência de magia. Na verdade, ninguém tem provas do que quer que seja. Temos apenas fé (ou falta dela), conhecimento documental (nos casos em que este se aplica, por exemplo os escritos de Alan Kardec ou os relatos de exorcismos escritos por padres católicos) e uma determinada argumentação assente num processo lógico. Nada mais.

Creio, por isso, que neste fórum apenas se pode exigir duas coisas aos intervenientes: primeira, que respeitem os outros e as suas crenças. Segundo, que fundamentem as suas argumentações da melhor forma possível, a bem de uma discussão saudável e frutuosa.

abraço






Citação de: LANCELOT em 05 fevereiro, 2013, 21:45
Nem tudo o que parece ser o é.
Muitos desses sintomas somos nós próprios que os causamos.
O nosso mental é capaz do impossivel.
Mas é sempre mais fácil atribuir culpas e responsabilizar terceiros.

Mas peço que parem e pensem um pouco,....
Será que todos estes sintomas e sensações é obra dos obsessores?

Se eu fosse um obsessor e me estivesse a alimentar da energia de um ser humano, acham que eu me iria denunciar?

Meus caros os obsessores existem sim, mas passam despercebidos.



Peço desculpa pelo desabafo. Mas por estas bandas á mínima coisa estranha que acontece ou é bruxedo, ou é magias negras, ou obsessores,....

Mais uma vez peço desculpa por me expressar desta forma.

Lancelot

"Tenha consciencia que a vida é para vencer, não fique parada e lute." - Zé Pilintra.

"Um homem que não tem fé nele não tem fé em Deus." - Pai Tião.

"Todo homem cria seu labirinto, logo só ele sabe como sair dele." - Exú Pedra Negra.


chacalnegro
Citação de: Salomé em 06 fevereiro, 2013, 18:08
Segundo o que eu penso, pensar nos nossos mortos, com saudade, com carinho... não tem mal nenhum. Não estamos a pensar compulsivamente em como os queremos junto de nós, a agarrá-los à matéria, não estamos a acorrentá-los a este mundo material.

Quanto a mim devemos recordar os bons momentos, o quão importante foram para nós, o quanto nos ajudaram quando precisámos, ou vice versa!


Ora bem, nem mais. Aproveito para te dar os parabéns por este comentário e pelos anteriores neste tópico.

Ora por isso mesmo é que existe uma coisa que se chama morte, seja uma passagem, seja definitiva, seja transitória, o que seja. Se existe, é para que não vivamos neste mundo eternamente, portanto, quem atravessou essa "porta", não deve voltar, pelo menos sob a mesma forma. Assim, os mortos devem ser deixados em paz, na condição em que estão, de mortos.

Jo_Ana
Fialves, não sei se alguma parte do seu comentário se relaciona com os meus mas de qualquer modo vou responder.
No que a mim toca não são explicações científicas que procuro. Mas gosto de compreender bem as opiniões alheias. Com essas também se aprende, independentemente de se concordar ou não. E por isso questiono tanto.

No seu caso sinto necessidade de questionar o porquê de apresentar Kardec como conhecimento documental. A meu ver engloba-se na categoria da fé, pois que ninguém me garante que aquilo é mesmo produto de comunicação com espíritos. Eu também posso amanhã publicar um livro idêntico e quem quiser acredita e quem não quiser não leia!
Conhecimento documental é aquele que advém de uma lista de géneros produzidos em determinada propriedade no séc xii, que mesmo essa não me garantem  não ter sido aldrabada, mas ainda assim serve para confirmar o tipo de produtos que se produzia e consumia à época.