Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • 6 mitos derrubados sobre a prática de Wicca
    Iniciado por MissTiny
    Lido 7.924 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
 Em 1999, Christine O'Donnell (uma actual candidata a senadora nos EUA, considerada uma das musas do governo americano), então inciando na política, apareceu em um programa de TV fazendo duras críticas aos Wiccas. Ela afirmou que participou de um ritual dessa religião neo-pagã, e disse ter presenciado bruxaria e práticas satânicas. Como era política – e bonita, ainda por cima -, muita gente passou a acreditar nela. Mas os integrantes dessa seita foram a público para se defender, e esclarecer alguns pontos sobre o que os leigos chamam simplesmente de "bruxaria". Confira seis mitos sobre os Wiccas que não se aplicam à realidade:

1 – Wiccas são malignos

Total inverdade. Como em inglês a palavra "wicca" está directamente relacionada a "witches"(bruxos), muitos formam a imagem de Wiccas, na cabeça, como bruxos estereotipados das histórias infantis, com caldeirões, magias negras e rituais obscuros. Os adeptos da Wicca, conforme o livro "wicca para a vida", são contrários a qualquer forma de agressividade. Segundo uma de suas leis, eles devem retribuir qualquer ato bondoso três vezes mais à pessoa que os ajudou.

2 – Wicca é uma religião antiga

Quem pensa nessa religião, historicamente, deve achar que as origens dela remontam à idade média. Ledo engano. Embora sua filosofia esteja baseada em alguns ritos antigos, da Europa Oriental, que datam mais ou menos dessa época, a Wicca é uma religião muito recente. Apenas nos anos 1950 é que passaram a se organizar e ser reconhecidos.

3 – Wicca não é realmente uma religião

Principalmente entre os adeptos de algumas religiões populares e consolidadas, surgiu a crença de que os Wiccans não são uma religião que mereça ser levada a sério e receber esse nome. Pelo governo dos EUA, ao menos, são reconhecidos como um culto religioso oficial. No estado de New Jersey, por exemplo, oito feriados Wicca são reconhecidos ao longo do ano.

4 – Wiccans adoram o diabo

Por alguma razão que se perdeu ao longo do tempo, rituais de bruxaria são relacionados à figura do demónio, diabo, belzebu, o que seja. Se eles são realmente parte ou não da filosofia dos bruxos fictícios, não se sabe. Mas esse conceito sequer existe para os Wiccans. É o cristianismo que deu origem à figura do diabo e do inferno, estas concepções jamais foram aplicadas na doutrina dos Wiccans. E mais: não apenas eles não adoram o diabo, como também não concebem apenas um único deus. Wiccans são politeístas, assim como os hindus e os budistas.

5 – Wiccans sacrificam animais

Segundo as palavras do livro "manual dos wiccans", eles amam todos os animais: "Nós nunca os prejudicamos ou matamos em nossos ritos ou magias. Sacrifício de sangue de qualquer tipo é contra a nossa lei. Aquela história de 'olho de salamandra e pé de sapo' é uma baboseira que não faz o menor sentido". Logo, a ideia de rituais com sacrifício de bichos não encontra fundamento entre os eles. As únicas oferendas em seus rituais são pães, vinho, frutas ou flores.

6 – Wiccans têm uma "Bíblia negra"

Nem negra, nem branca, nem de qualquer outra cor. Wiccans não seguem nenhum livro sagrado em comum. A explicação é que cada adepto, após estudar as leis, pode criar seu próprio livro de referência. Este livro, chamado de BOS (Book of Shadows – livro das sombras), ajuda cada wiccan a praticar a fé a seu modo. [Live Science]

Fonte:hypescience

Excelente post. Para realmente verem que o Wicca não é uma prática que adora o diabo., como muita gente pensa.
Na inquisição passou-se isso mesmo. Cristãos queimavam bruxos na fogueira pois diziam que tinham pacto com o diabo, quando a "personagem" diabo foi criada por este mesmo, os cristãos.
Tanto no Wicca como mesmo na bruxaria arcaica, lá por haver rituais, não quer dizer que eles sejam maus, como muita gente os põe, infelizmente.

AndreiaLi
Sim, na sua generalidade interessam-se mais pelo Right Hand Path (Caminho da Mão direita, da Luz duma forma muito geral).

"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

#4
Desde já excelente tópico Nita.

Deixa-me fazer algumas correcções (embora não tenha a certeza se estão certas).

Não se pode dizer que a Wicca seja ou não antiga, visto que provem da altura dos Celtas, pelo que é impossível estabelecer onde e quando realmente se formou a Wicca.

Acrescentando algumas coisas, em relação aos rituais, todas as religiões (ou quase todas) as têm. A própria religião cristã os tem, basta pensare-se nas missas, na confissão, no uso da cruz ao pescoço, etc. Tal como na Wicca, outras religiões usam velas, adereços, simbolos, como um método de ajuda nos rituais.

Inclusive a própria religião cristã, bem como outras, "plagiaram" os ensimanentos Wicca... Basta comparar datas, simbolos, etc.

A origem do diabo é inclusivé uma personificação do deus pagão que os cristãos usaram contra a Wicca na epoca da caça as bruxas, visto que o deus tem chifres e é normalmente representado como metade homem, metade bode.

Em relação ao resto do post mais uma vez dou os meus parabens, está muito bom.

Quero no entanto deixar explicito que não sou contra qualquer tipo de religião, sendo que apesar de ter crescido envolto nos ensinamentos cristãos, a Wicca é o que mais se aproxima das minhas ideologias.
"Earth is another form of hell, and humans are it's demons!"

Citação de: Dark.Flame em 03 dezembro, 2010, 18:54
Deixa-me fazer algumas correcções (embora não tenha a certeza se estão certas).

Não se pode dizer que a Wicca seja ou não antiga, visto que provem da altura dos Celtas, pelo que é impossível estabelecer onde e quando realmente se formou a Wicca.

O Wicca é recente, data do início do séc. XX, que depois foi estabilizado por Gerald Gardner. Tem é influências daquilo que foi o que chamamos hoje de "bruxaria arcaica" ou "bruxaria tradicional" se quisermos. Mas não deixa de ser recente. Aliás, o Wicca tem práticas que não eram costume na bruxaria tradicional. Há conceitos diferentes, apesar de tudo, mas podemos incluir o Wicca na modernização daquilo que foi antigamente a Antiga Religião da Deusa e as práticas ritualistas dos Celtas e mesmo de uma boa parte da Europa, já que nós temos essas influências ainda hoje, em Portugal.

Boas Claudius.

Tens alguma razão em parte daquilo que dizes. A Wicca é recente em relação à sua oficialização. No entanto existe à muito mais tempo, embora tenha sido escondida por muitos com medos de retaliações na altura.
Em relação as suas alterações é muito habitual existir em qualquer religião com o passar do tempo, sobretudo numa religião como a Wicca, que por "não ter regras", sofre alterações consoante os seus praticantes.
Acima de tudo quem pratica Wicca não deve seguir os ensinamentos transmitidos à risca, mas sim apenas como uma base, pelo que cada Wiccano acaba por "construir" os seus próprios rituais ao longo das suas experiências de forma a adaptarem-se melhor a cada individuo. Daí que não exista nenhum tipo de livro sagrado especifico, embora alguns Book of Shadows se tenham tornado algo famosos pela influencia dos seus escritores.
"Earth is another form of hell, and humans are it's demons!"

Sim, também penso que é um pouco por aí. Vou ser sincero, não conheço o Wicca muito bem. Conheço principalmente as celebrações. Mas julgo que é um pouco por aí. Mesmo na tradição celta que se sentia há 2000 anos atrás, também as coisas não deviam ser muito bem formuladas, pois encontramos inscrições com nomes de Deuses, escrito de 10 formas diferentes, e daí já se nota a diversidade que havia de local para local. Depois o culto também seria diferente, penso eu, já que não havia comunicação em relação a isso.

Viktor
A Wicca é muito recente. Apareceu com Gardner. Logo, tem uns 60-70 anos. O senão é que alguns pressupostos assentam em bases tão antigas quanto o paleolítico.

Lunática
óptimo post para esclarecer as principais dúvidas que ainda existem em relação à wicca.  :)

o giro é que a maior parte dos wiccans "a modes" que se esquecem que Gardner foi influenciado por quem por quem? CRowley  ;D   ;D ;D ;D ;D
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

#11
queria fazer aqui uma correcção se me permitires primeiro aos pós, na verdade aquilo do pó de salamandra e olho de dragão não é baboseira não, na realidade esses conceitos realmente existem e são códigos para nomes de plantas e ingredientes, isto já não é em relação ao post mas sim a alguém que escreveu. a wicca é uma religião nova ponham isso na cabeça só que é e baseada em conceitos muito antigos.

Mensagem alterada devido à falta de utilização do Verificador ortográfico e à construção menos correcta de frases.

Muito bom, seu poder de sinteze é estraordinário.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Citação de: iluminatti123 em 27 agosto, 2011, 11:23
queria fazer aqui uma correcção se me permitires primeiro aos pós, na verdade aquilo do pó de salamandra e olho de dragão não é baboseira não, na realidade esses conceitos realmente existem e são códigos para nomes de plantas e ingredientes, isto já não é em relação ao post mas sim a alguém que escreveu. a wicca é uma religião nova ponham isso na cabeça só que é e baseada em conceitos muito antigos.

Mensagem alterada devido à falta de utilização do Verificador ortográfico e à construção menos correcta de frases.


Por favor, tem cuidado com isto.

Obrigado
ILYM

obrigado pelo comentário e desculpas .