Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Orações, Rezas e Magias Populares
    Iniciado por Castelo de Asgard
    Lido 29.588 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Caros Todos,

Ando a fazer uma recolha de orações, rezas, ladaínhas e feitiços tradicionais portugueses para publicar no meu "Livro das Sombras". A pesquisa em livros e internet já me ocupa há algum tempo, bem como a recolha junto de pessoas conhecidas e familiares. Infelizmente, não tenho possibilidades de ir fazer uma incursão pelas terreolas para descobrir mais, pelo que me lembrei de vir aqui pedir a vossa ajuda.

Tendo o fórum utilizadores de todo o país, lanço-vos o desafio de deixarem aqui o que souberem ou puderem descobrir junto dos vossos familiares, vizinhos e conhecidos. Talvez alguns de vós ainda tenham a companhia dos avós ou de outras pessoas idosas que, certamente, ficarão felizes por partilhar o que sabem...

Aguardando desenvolvimentos :)...

Bjs

Olá!

Para começar esse assunto, para mim têm apenas valor Antropologico e Etnologico,como já disse
prefiro uma abordagem Psicologica destes temas sem entrar nos esoterismo e por ai.
De qualquer maneira o esoterismo,religioes,etc.constitui um manancial digno de ser levado em consideração.

A mim não interessa esta ou aquela religião,esta ou aquela crença,mas aquilo que leva as pessoas
a acreditar e os mecanismos,que desencadeiam estas vivencias.

Isso quer dizer que embora não seja crente do ponto de vista religioso,também não sou ceptico e considerar tudo isto algo parcido a alucinaçoes.

Dai que te recomende a leitura de um grimorio Portugues bem conhecido,O livro de S.Cipriano,eu já o li
e é bem interresante para o tipo de abordagem que faço...quanto ao facto se vou com a "cara" dele ou não...fica o criterio de cada um.

Mas tem lá muito daquilo que falas.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

S.Cipriano
Também já li...e tem mesmo muita coisa...

Alëksei SK
oraçoes?

sei que a minha avó é uma enciclopedia ambulante delas  ;D, ela sabe mesmo muitas..

vou tentar "sacar-lhe" informaçoes, depois digo-te algo  ;)

S.Cipriano
Citação de: Alëksei SK em 06 julho, 2009, 15:02
oraçoes?

sei que a minha avó é uma enciclopedia ambulante delas  ;D, ela sabe mesmo muitas..

vou tentar "sacar-lhe" informaçoes, depois digo-te algo  ;)


lol

Bem, sei de uma ladainha que sempre ouvi uma senhora dizer cada vez que vinha a minha casa visitar a minha avó.
Nunca ouvi mais ninguém dizê-la da forma como ela dizia.
Passo então a ladainha:
"Credo em Cruz, Santo nome de Jesus!" (3xs)

Sei que dizia sempre isto seguido de três toques na madeira dizendo:
"Que o Diabo seja cego, surdo e mudo!"

Apesar de não partilhar das crenças judaico-cristãs tenho todo o gosto em contribuir.
Se entretanto me lembrar de mais partilharei :)



"Disce quasi semper victurus,vive quasi cras moriturus"

Lunática
Também se pode bater três vezes na madeira e dizer "Lagarto, lagarto, lagarto."

O porquê do lagarto não faço a mínima...

Citação de: Lunática em 06 julho, 2009, 23:15
Também se pode bater três vezes na madeira e dizer "Lagarto, lagarto, lagarto."

O porquê do lagarto não faço a mínima...

LOL
Eu por vezes digo isso!
A minha avó contou-me que vem de Angola (ela veio de lá)...
Agora o porquê, também não sei ;D
"Disce quasi semper victurus,vive quasi cras moriturus"

#8
Mysterium: Também conheço o famoso livro mas, se me interessasse, não teria colocado aqui este post. Como disse, ando a tentar descobrir os pequenos rituais que fazem parte da nossa herança enquanto portugueses, as rezas e ladaínhas que ainda subsistem através das pessoas mais antigas e que se podem encontrar por todo o país. Não se trata de fazer um compilado de bruxarias aleatórias mas sim de conhecer melhor a tradição mágico-religiosa do nosso povo.

Alëksei SK: Ficamos a aguardar ;)!

LunarSol: "Credo em Cruz, Santo nome de Jesus!"... nunca lhe perguntaste para que servia? Parece uma daquelas para afastar o mal, sobretudo por causa do final "Que o Diabo seja cego, surdo e mudo". Porque o dizia sempre que ia visitar a tua avó? Havia mais algum gesto ritual que acompanhasse as palavras?

Lunática: "Lagarto" é como quem diz "Dragão" ou "Serpente". Por um lado, tem a ver com a simbologia mais antiga onde a Serpe (serpente) é símbolo de sabedoria e conhecimento iniciático. Na simbologia mais tardia (de inspiração judaico-cristã) a serpente acabou por se tornar numa figura do mal, pelo menos a nível popular, já que as elites informadas continuam a conhecer o significado subjacente. Assim, o "lagarto, lagarto, lagarto" era um forma de esconjurar maus pensamentos e influências. Hás de reparar que, quando as pessoas dizem isto, o fazem quando alguém fala na possibilidade de uma desgraça. De facto, para fazer Magia, uma das coisas fundamentais é conseguir projectar o pensamento na realidade. Mesmo quando as pessoas não sabem como a Magia funciona, este facto fica guardado como impressão inconsciente. Assim, diziam-se destas fórmulas (e ainda se dizem) para evitar que um mau pensamento possa, de alguma maneira, tornar-se realidade. Outras fórmulas são o "Cruzes canhoto", o "Diabo seja cego, surdo e mudo" de que falou o LunarSol e creio que o "Chiça" também terá uma origem deste género, se bem que ainda não encontrei nada que o explicasse.

Bem... eu utilizo o "Chiça" com quem diz "~treta~".
Tipo, magoei-me e ora sai chiça ora sai ~treta~. Se me magoei muito sai outra coisa pior  :P ;D

Cumps
VS

Citação de: Castelo de Asgard em 11 julho, 2009, 17:30
LunarSol: "Credo em Cruz, Santo nome de Jesus!"... nunca lhe perguntaste para que servia? Parece uma daquelas para afastar o mal, sobretudo por causa do final "Que o Diabo seja cego, surdo e mudo". Porque o dizia sempre que ia visitar a tua avó? Havia mais algum gesto ritual que acompanhasse as palavras?

Bem, agora que me lembro realmente ela benzia-se normalmente quando terminava cada frase! Ao todo eram 3x.
Ela fazia isso quando se sentia mal e quando lhe contavam histórias com fim trágico, basicamente com o mesmo efeito que foi referido à explicação para a Lunática ( e para mim que também não sabia! Obrigado por isso :) ) sobre "Lagarto, lagarto, lagarto!".

Se eu souber de mais, contribuo! :D

"Disce quasi semper victurus,vive quasi cras moriturus"

Penso que a expressao Lagarto, lagarto, lagarto tambem provem da cultura de nuestros hermanos. Quando ouvem alguem dizer cobra, dizem Lagarto 3 vezes pois acreditam que cobra é sinal de grande azar e o Lagarto 3x serve para cortar o azar com a sorte a triplicar, lei triplice.
Li isto á uns bons anos numa enciclopedia infantil por isso ja nao sei precisar mais acerca da fonte.

Foxglove
#12
Sempre ouvi dizer que ter uma fita vermelha no carro (mas tem que ser oferecida por alguem) protege contra o mau-olhado  ;)

a minha mae tambem me disse que pôr essencia de lavanda na almofada faz com que tenhamos um sono descansado!

também ja ouvi dizer que por uma vassoura atrás da porta evita visitas indesejadas

e esta é uma coisa mais pessoal mas sinto que tudo que tenha que ver com preto tráz protecção! vestir algo preto, andar com uma pedra preta (onix ou obsidiana por exemplo) e eu acredito até que passar por um gato preto não é azar mas sim um sinal de protecção  ;)

existem muitas mais coisas deste genero mas as que referi sao as que me lembro mais pessoais e mais portuguesas!

tvneves
acho k é muito bom alguem escrever estas rezas ate porque estes velhotes k as sabem nao duram sempre e elas dao muito jeito..eu nao acreditava ate ver k resultam. tipo aquelas pa curar cobroes e o bucho virado nao sei se ja ouviram falar disto..ou akelas k se faz com azeite pa ver se se tem mau olhado...