Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.423
Total de mensagens
369.439
Total de tópicos
26.913
  • Projecto universitário interdisciplinar sobre o 'Esoterismo Científico'
    Iniciado por Damiano
    Lido 6.391 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Quando pesquisava na net encontrei - Heterodoxology - um blogue importante que poderá ter interesse para alguns dos frequentadores do fórum que se interessem por investigar, pesquisar e estudar dum ponto de vista interdisciplinar questões relacionadas com o «Esoterismo» e a «Ciência».

Este tema pertence a um projecto universitário - Esoterismo Científico e Naturalismo no Século 20: Diálogo e Polémicas - a ser desenvolvido pelo doutorando norueguês, Dr Egil Asprem, detentor de dois bacharelatos em Filosofia e Estudos Religiosos, na Universidade da Holanda.

Segundo afirma o Dr Asprem, no blogue criado em Março passado, «considera-se um céptico se bem que curioso»!. É curioso que afirme que não pretende desacreditar o seu blogue abordando o paranormal mas, «ocasionalmente» comentará pesquisas sobre o paranormal e outras questões sobre esta temática.

Não posso deixar de referir a prolífera actividade pelos artigos publicados que vão desde William McDougall (um dos pioneiros da Society for Psychical Research e responsável pela sua profissionalização), a "magia" ou o "iluminismo científico" de Crowley, o paganismo na Noruega, a Thelema ou ritual de magia, a Kabbalah 'post-moderna' ou ainda sobre a história da parapsicologia.

Independentemente dos pontos de vista expressos pelo autor, vale a pena conhecer o que se vai fazendo em termos de investigação académica e universitária sobre uma "área maldita"  (lembro-me aqui do livro de Pawells - Os Livros Malditos) que não deixa, contudo, de ser uma espécie de atracção fatal - não pode entrar na Universidade mas pode ser estudada.

A fim de se conhecer um pouco melhor o trabalho de Egil Asprem, deixo aqui o essencial da sua pesquisa como a descreve no seu blogue:


«A minha pesquisa

O projecto procura analisar as complexas relações entre o discurso esotérico e científico no final do período moderno - um período em que tais relações têm sido largamente negligenciadas pelos estudos académicos. Por um lado, a pesquisa procura encontrar pontos de diálogo, onde as ideias esotéricas informaram nascentes programas de investigação científica (por exemplo, a pesquisa psíquica, parapsicologia, vitalismo na biologia e alguns episódios à margem da física teórica do éter) e as ideias científicas foram apropriada pelos porta-vozes esotéricos (como um "cientificismo positivo", "retórica da racionalidade" ou outras tentativas tentativas genuínas de aproximar a ciência e esoterismo). Em simultâneo com o diálogo, a pesquisa também traça um desdobramento polémico do discurso, em que cientistas e filósofos definem e defendem as fronteiras da ciência contra a "superstição" e as "pseudociências", enquanto esoteristas demonizam a ciência como "materialista", "reducionista", "mecanicista" e/ou "dogmática". Eu vejo os confrontos polémicos no que tem sido chamado de "paracultura", entre "cientistas cépticos" e defensores dos vários tipos de "ciência da Nova Era" e as crenças paranormais, como o culminar deste processo.

O projecto é de um carácter fortemente interdisciplinar, e baseia-se em abordagens da história intelectual, história e filosofia da ciência, sociologia e estudos religiosos, além de pesquisas recentes esoterismo.»


Este Projecto merece a pena ser destacado por duas grandes razões: Ao longo dos anos cada vez mais as investigações e pesquisas na área da parapsicologia, paranormal e, num outro plano, o esoterismo estão afastados das universidades. E por outro, é cada maior a atracção, a 'curiosidade', para a investigação, a pesquisa e o estudo por parte de universitários e académicos e outros pesquisadores sem qualquer grau académico que desperta para áreas outrora confinadas a círculos restritos da intelectualidade ou do esoterismo.
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)

Muito interessante. Damiano,obrigado pela informação que me parece muito útil.


eu acho um tanto impossível isso ser oficializado, pois tudo o que é estudo no mundo académico tem que ser sempre algo físico. Ex: monstro Locness, nunca foi ainda comprovado científicamente (comprovação 100% sem polémicas, criatura em Zoo, etc). O mundo académico é assim: sem físico, no estude. É que não estou mesmo a ver isso andar para a frente!  ;D


P.S: só se estiverem é a quererem estudar para compreender melhor por exemplo a parapsicologia, mas isso é diferente...

Isto pode ser explicado e tambem existe teorias relaccionadas com a fisica, so que e de mais "Fina" do que a nossa.
E nao so teorias e ja factos (para mim)  aprovadas com experiencias minhas

Ate as Tecnicas para atingir o outro visao do mundo, precisa ter so iniciativa e inspiracao...

Daqui um tempo  isto vai ser official e disposto a todos, garanto vos =)

Citação de: Devotado em 16 março, 2011, 17:33
Isto pode ser explicado e tambem existe teorias relaccionadas com a fisica, so que e de mais "Fina" do que a nossa.
E nao so teorias e ja factos (para mim)  aprovadas com experiencias minhas

Gostaria de saber em que área (s) tem realizado as suas experiências. Que tipo de experiências realizou e, se possível, nos descrevesse o processo. Obrigado. Penso que seria de interesse para todos os elementos do fórum.

Isto tem de ser explicado gradualmente, so para aqueles que sintam mesmo que percisam disto e tenham boa perseccao de que vao fazer isto a vida toda.

Projecto muito interesssante sem duvida alguma.

Então mas sabes que existem muitas pessoas no fórum que fazem disto como vida e já a alguns anos por isso penso que podes contar algumas das tuas experiencias  ;)
"Eu já te disse o que temos em comum? Energia. E sabes o que faz a energia? Vibra. Nós os dois vibramos porém com frequências distintas." Alexandra Solnado


"Eu já te disse o que temos em comum? Energia. E sabes o que faz a energia? Vibra. Nós os dois vibramos porém com frequências distintas." Alexandra Solnado

Citação de: Devotado em 17 março, 2011, 13:56
Isto e totalmente outro do que muitos pensam.

Penso que o seu projecto, nada tem a ver com o projecto universitário colocado pelo Damiano. Também não entendo o que pretende dizer. Em suma, qual é o seu projecto e quais os objectivos?

Pois também gostava de saber até porque o fórum é mesmo para isso partilhar-mos uns com os outros as experiencias de vida e conhecimentos que temos uns com os outros.
"Eu já te disse o que temos em comum? Energia. E sabes o que faz a energia? Vibra. Nós os dois vibramos porém com frequências distintas." Alexandra Solnado

O Esoterismo Cientifico vai exitir, porque ainda chega a hora quando pessoas apercebem que "viver so" no mundo materialistico nao da prazeres, so causam maiores dores ou faca com que fazem de nos robos

Sim é mesmo nem sei como é que ainda existem pessoas a pensar assim mas pronto cada um tem a sua opiniao nao podemos fazer nada
"Eu já te disse o que temos em comum? Energia. E sabes o que faz a energia? Vibra. Nós os dois vibramos porém com frequências distintas." Alexandra Solnado