Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.449
Total de tópicos
26.915
  • 20 curiosidades assustadoras sobre 'O Exorcista'
    Iniciado por MissTiny
    Lido 6.516 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Em Dezembro o filme de terror "O Exorcista" completa 37 anos de seu lançamento. Considerado por muitos o filme mais assustador de todos os tempos, muitas lendas urbanas e alguns factos bem bizarros rodearam a produção. Recentemente, o site americano Movie Fone listou os 20 mais curiosos.






1. Uma história real? - O filme foi inspirado num livro de mesmo nome de William Peter Blatty, que também assumiu o roteiro.

O que pouca gente sabe é que Blatty se inspirou nos noticiários de 1949, quando jornais de Georgetown estamparam em suas capas o "terrível exorcismo" de Robbie Manheim, garoto de 14 anos cujo corpo teria sido invadido depois de ele ter brincado com uma tábua de Ouija para tentar se comunicar com sua tia.



2. Aterrorizando plateias antes de estrear - A estreia aconteceu só em Dezembro de 1973, mas a Warner Bros. foi obrigada a retirar o trailer original do longa dos cinemas por ele ser considerado "assustador demais" para plateias médias.

O vídeo mostrava trechos do filmes com inserções artísticas animadas do próprio demónio Pazuzu, que possui a garotinha na ecrân. Depois de muito tempo, o estúdio liberou o vídeo no You Tube para os curiosos (e corajosos) .



3. O poder da fé - Joseph Dyer, amigo do padre Karras no filme, é interpretado pelo padre William O´Malley, que até hoje lecciona na Universidade de Fordham, onde parte do filme foi rodada. Ele ainda mostra cenas do filme nas suas aulas admitindo que "80% dessa história é real".



4. Dedicação bizarra - A actriz Mercedes McCambridge foi quem dobrou a voz demoníaca de Linda Blair.

Para conseguir a proeza de ter a voz parecida com a de um "filhote do diabo", ela fumava cerca de seis maços de cigarro por dia e engolia ovos crus, além de colocar na sua dieta maçãs defumadas.



5. Linguagem obscena - Max Von Sydow, ator que interpretou o padre Merrin no filme, ficou tão impressionado com as "obscenidades" da menina possuída no set que esquecia constantemente suas falas.



6. Set amaldiçoado? - O set onde foi rodado a maior parte das cenas do longa pegou fogo no meio das filmagens.

O único lugar que ficou intacto foi o quarto da menina possuída, Regan. Além disso, a casa onde filmavam as externas do longa, bem próxima às famosas escadas de Georgetown, demorou mais de 30 anos para ser alugada, dado ao medo dos inquilinos. Hoje, pertence à Warner e é ponto turístico.



7. Audiências em choque - Por conta da repercussão do longa, vários espectadores nos Estados Unidos recebiam sacos para vómito antes de entrar nos cinemas.



8. Sofrimento literal - Durante uma exibição em 1974, um homem desmaiou e acabou quebrando as costelas. Posteriormente, ele processou a Warner Bros., mas fechou acordo fora do tribunal.



9. Fita do Mal - O pastor evangélico Billy Graham pregava, até pouco tempo, que todas as fitas VHS com o filme estavam possuídas pelo demónio.

Quem a comprasse corria sérios riscos de ser possuído. Mesmo assim, as vendas bateram recordes.



10. Controvérsia no lançamento - A actriz Mercedes McCambridge (a mesma senhora que fumou enlouquecidamente e comeu ovos crus) não gostou nadinha de não ter sido creditada no longa e contou para Deus e o mundo que tinha dobrado Linda Blair nas filmagens.

Esse é um dos motivos pelos quais os críticos afirmam que a actriz não levou o Óscar de actuação daquele ano.



11. Espectadores fora de controle - Após o lançamento do longa, a actriz Linda Blair foi ameaçada de morte por fanáticos religiosos, que afirmavam que ela "glorificava o Demónio" com o papel da menina possuída. Por conta disso, ela passou seis meses amparada por seguranças contratados pelo estúdio.



12. Um escândalo internacional - O filme foi banido na maior parte do Reino Unido, incluindo alguns cinemas de Londres.

Por conta disso, o estúdio disponibilizou o "The Exorcist Bus", que levava a espectadores para as cidades da Europa que exibiam o longa por um preço "camarada".



13. Acreditando na maldição - As cenas no quarto do padre Karras foram rodadas na residência de um famoso frei americano. Por conta de alguns acidentes - entre eles a morte de alguns nomes envolvidos na produção -, o roteirista William Petter Blatty chamou um padre para abençoar o set principal, em Washington.



14. Direcção intensa - O director William Fridkin não poupou esforços para assustar seus actores, chegando a dar tiros no ar sem avisar ninguém no meio das filmagens.

Ele ainda encomendou um congelador gigante para "esfriar" o set. Linda Blair, no entanto, só usava sua camisola nas cenas e acabou apanhando pneumonia.



15. Injúrias - Ellen Burstyn e Linda Blair saíram das filmagens contando alguns hematomas. Ellen, aliás, ganhou uma lesão na espinha que deixou marcas até hoje, depois de rodar a cena em que é agredida pela própria filha possuída.



16. Coincidência bizarra - A pós-produção do filme foi feita num estúdio na Fifth Avenue, em Nova York. O número da casa? 666.



17. Efeitos estranhos - Para reproduzir os terríveis gemidos de Regan, William Friedkin gravou os ruídos estridentes de porcos sendo levados para o abate em uma fazenda próxima ao set.



18. Epílogo Macabro - Na época do lançamento, lendas urbanas garantiam que todo mundo que participou da produção estaria amaldiçoado pela eternidade.

Foram nove mortes no total. O actor Jack MacGowran, que interpretou Burke, e a atriz Vasiliki Maliaros, que viveu a mãe do Padre Karras, nem chegaram a ver o filme nos cinemas.



19. Aclamado pela crítica - 'O Exorcista' foi o primeiro filme de terror da história a ser indicado ao Óscar.

Foram dez nominações, incluindo melhor actriz coadjuvante para Linda Blair, e duas estatuetas: melhor roteiro adaptado e melhores efeitos sonoros.



20. E tudo por causa do dinheiro - Controverso ou não, até o lançamento de Tubarão, dois anos depois, O Exorcista foi o filme mais lucrativo da história.

Se não considerada a inflação, o longa aparece até hoje entre os dez mais vistos de todos os tempos.



Fonte:arquivos do insólito


www.spa-automovel.com
www.mercpecas.c4.fr


well
eu nao achei o filme assim TAO assustador ;D
mas que eh um bom filme isso eh ;D

#4
não considero de facto muito assustador, mas nojento é que chegue... existe muitos tipos de terror, e para mim este é um terror nojento... não precisamos de vómitos, e ver pessoas a rodar a cabeça para ter ser um filme interessante de terror... aliás até dá vontade de rir quando ela começa a espetar um crucifixo num sítio que nós cá sabemos a dizer "~f**k~ me ~f**k~ me"  ;D

já ia sair sem dar os parabéns pelo  tópico e pela informação disponibilizada... artigo interessante sem dúvida...

#5
Por isso que eu nem consigo ver estas imagens, pois foi um dos filmes que mais marcou a minha vida. E so de olhar para estas imagens horriveis, me dao calafrios. E as pessoas que colocam certos videos no youtube, em que aparentemente parece um video normal, e ao estarmos compenetrados ao ver esses videos, esses engraçadinhos, ao fim metem a cara dessa miuda do exorcista quando esta possuida, uma vez quase morri mesmo do coraçao, e ate cheguei mesmo a desmaiar, porque esse rosto aparece sem contarmos, e essas pessoas que metem a cara desta miuda possuida, deveriam mesmo ser processadas, porque pessoas cardiacas, podem mesmo morrer de susto.

Citação de: gitana em 03 dezembro, 2011, 21:42
Por isso que eu nem consigo ver estas imagens, pois foi um dos filmes que mais marcou a minha vida. E so de olhar para estas imagens horriveis, me dao calafrios. E as pessoas que colocam certos videos no youtube, em que aparentemente parece um video normal, e ao estarmos compenetrados ao ver esses videos, esses engraçadinhos, ao fim metem a cara dessa miuda do exorcista quando esta possuida, uma vez quase morri mesmo do coraçao, e ate cheguei mesmo a desmaiar, porque esse rosto aparece sem contarmos, e essas pessoas que metem a cara desta miuda possuida, deveriam mesmo ser processadas, porque pessoas cardiacas, podem mesmo morrer de susto.
tens razão,amiga.

#7
Todos que dizem que este filme "não é assim tão aterrorizante" deviam experimentar vê-lo pela primeira vez de madrugada sózinhos. Acreditem que mudavam de ideias! Têm de se lembrar que um filme destes depende imenso do ambiente para se sentir intensamente ou não. Numa sala apinhada de pessoal a falarem uns com os outros ou a comentarem o filme enquanto comem pipocas a meio da tarde, concerteza que não se impressionarão muito  ::)
"Fiquei magoado, não por me teres mentido, mas por não poder voltar a acreditar-te." - Friedrich Nietzsche
"There's one thing i couldnt do: sacrifice myself to you"

Este filme por de ser baseado em factos reais, por si só, já é aterrador! Eu quando o vi pela primeira vez devia ter uns 14 anos e vi sozinha porque estava tudo (em casa) a dormir. Nem consegui sair do sofá para ir para o quarto! Claro que tem ficção e toda a gente tem consciência disso, mas é um filme tão bem feito que acreditamos mesmo que "aquilo" acontece mesmo assim! Lembro-me de a LINDA BLAIR dizer numa entrevista que na cena em que ela está em cima da cama ser puxada para cima e para baixo e ela diz "make it stop, make it stop" estavam por trás a puxar a cama e os gritos dela eram mesmo de dor, coitadinha  :o
Continua a ser dos meus filmes de Terror preferidos  ;)

Anos depois a menininha fez já adulta uma paródia desse filme com Leslie Nielsen como o padre.

A mulher que fazia a voz também vomitava várias vezes por dia para conseguir a façanha.