Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Medo da Garagem
    Iniciado por vida73
    Lido 3.528 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Moro numa casa em banda, garagem, r/c e 1º andar que comprei nova nunca lá ninguém  morou a não ser a eu a esposa e os dois filhos, não penso que tenha espíritos.
Acontece que o meu filho de 10 anos, que é normal líder com os amigos extrovertido , agora deu-lhe para ter medo da garagem. Não desce lá sozinho de maneira nenhuma nem de noite nem de dia, está na sala vai para o andar de cima ver televisão se a mãe ao fim de semana diz que vai as compras fica em casa sozinho, mas não desce a garagem depois quando a mãe chega diz que ouve barulhos na garagem.
no outro dia tentei obrigar, eu fiquei no inicio das escadas e digo vai já a garagem que eu fico aqui então ele começou a entrar em pânico e eu não obriguei.
já lhe tentei explicar que não há nada na garagem mas não consigo.
Como acham que devo lidar com a situação?


     

Entra na garagem com ele e pergunta-lhe do que ele tem medo.
Pode ser normal, como o medo do escuro, os monstros debaixo da cama...;D
Provavelmente ele viu algum filme e ficou com medo.

Tenho uma sobrinha com sete anos que agora anda na fase dos medos. Quando se lhe pergunta do que tem medo, diz que não sabe explicar. Também tem pavor de passar em pontes. Eu começo a ficar preocupada porque ela já teve um encosto...
Templa - Membro nº 708

Citação de: vida73 em 08 novembro, 2010, 17:03
Moro numa casa em banda, garagem, r/c e 1º andar que comprei nova nunca lá ninguém  morou a não ser a eu a esposa e os dois filhos, não penso que tenha espíritos.
Acontece que o meu filho de 10 anos, que é normal líder com os amigos extrovertido , agora deu-lhe para ter medo da garagem. Não desce lá sozinho de maneira nenhuma nem de noite nem de dia, está na sala vai para o andar de cima ver televisão se a mãe ao fim de semana diz que vai as compras fica em casa sozinho, mas não desce a garagem depois quando a mãe chega diz que ouve barulhos na garagem.
no outro dia tentei obrigar, eu fiquei no inicio das escadas e digo vai já a garagem que eu fico aqui então ele começou a entrar em pânico e eu não obriguei.
já lhe tentei explicar que não há nada na garagem mas não consigo.
Como acham que devo lidar com a situação?


     

Olá,

Acho que nao deves obrigar o menino a ir lá sozinho. Em vez disso, vai com ele, e pergunta-lhe porque que tem medo e do que tem medo.
Mas fazes mal em força-lo, isso só vai fazer com que tenha mais medo.
O mais certo é ter visto alguma coisa na tv e nessas idades ainda nao sabem bem distinguir o que é real do que é imaginario.

hoopsy

Mephisto
#4
Boa noite.
Ao ler a sua mensagem, apercebo-me que já tentou confrontar o medo do seu filho ao fazê-lo descer à garagem com o senhor ao cimo das escadas. De facto esse é o melhor remédio para um adulto superar as suas fobias mas devidamente acompanhado. Numa criança é um erro que pode custar mais tarde muito tempo e dinheiro em psicólogos. Os processos cognitivos de uma criança servem-se de uma construtividade de métodos bem distintos dos de um adulto. Requerem muita confiança que é adquirida inevitavelmente na relação com os seus pais.
Com isto, concordando com tudo o que foi dito pelos participantes, chamo-lhe apenas a atenção para o facto de desacreditar totalmente o seu filho ao afirmar-lhe que nada existe na garagem logo, coloca uma barreira entre si e ele que tendo dez anos já sabe discernir essa distância. Ou seja, ele afirma que ouve coisas na garagem e o senhor tenta por tudo fazê-lo acreditar que não e, este então, se de facto ouve, sabe que o senhor não acredita nele logo, quebra essa confiança sagrada Pai-filho e fá-lo-á distanciar-se de si no que a esse assunto respeita.
Aquilo que sugiro, porque é bastante provável ser fruto de alguma coisa que ouviu de um colega ou imagem na televisão, é que estabeleça um diálogo aproximativo com o seu filho colocando-se à altura de uma criança de dez anos. Não pressione as respostas! Fale naturalmente e explore-lhe os medos naturais levando em mente que também já teve a idade dele e os medos dele. Quando achar que não há muito mais a desvendar mude suavemente o diálogo para outro tema do interesse dele. Quando tiver reflectido bem no assunto e achar que descobriu a causa da fobia estabeleça as questões que gostaria então de ver respondidas e coloque-lhas sem imposições. Envolva-se no mundo dele e escusado será dizer que deverá envolver também a sua esposa para evitar criar essas distâncias tão naturais e previsiveis num agregado familiar como o seu. Pai= autoridade. Mãe= compreensão e carinho.
Se eventualmente, ficar convicto que o miudo ouve mesmo alguma coisa não o leve logo para um psicologo porque vai ser pior a emenda que o soneto dado que, ele aperceber-se-á que tem qualquer coisa de "mal" que preocupa os pais. Isto claro, depende da personalidade do miudo e aqui ninguém melhor que os senhores para avaliarem isso mas se assim for cultive-se bastante a esse respeito porque é a melhor forma de compreender e ajudar o seu filho.
Esta é pelo menos a fórmula que uso para lidar com a minha filha com resultados bastante positivos
Com os melhores cumprimentos. Se puder ser útil em algo mais disponha. Abraço.

Já agora gostaria de acrescentar que, o facto da casa ser nova não inviabiliza a possibilidade da existência de espirítos. Se o miudo eventualmente tiver capacidades mediunicas até poderia andar no deserto que iria ouvir na mesma ou ver ou qualquer coisa consoante a natureza das suas faculdades. Mas deixemos isto para ultima hipótese.
Agora sim, despeço-me! Qualquer coisa não exite.



Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.



Muito obrigado pelos conselhos especialmente ao Mephisto concordo com todos eu não obrigo o meu filho a nada muito menos sentindo que pode estar em panico, e falo muito com ele, a este respeito vou tentar não ligar muito acho que é o melhor,
Ele tem uma personalidade muito forte e é extrovertido por isso penso que ele já é um adulto e por isso é que eu estranhei o medo à garagem ele está no andar de cima e vem a cozinha ou a sala fica sozinho em casa sem problema.
Estive a falar com ele e parece-me que foi o facto de ele ter visto uma reportagem sobre o estripador de Lisboa que passou na Tv algum  tempo atrás que ficou com medo da garagem. só acho estranho não ter medo a mais nada em casa.
Já lhe disse que na idade dele também tinha medo mas apesar de ficar com os cabelos em pé enfrentava os meus medos mas não quero pressionar ele é que deve saber quando está preparado para enfrentar os deles sabendo que os Pais estão lá para o apoiar.
Outra coisa estranha, eu tenho mais um filho com 2 anos e se ele levar o mano de dois anos já vai á garagem!

Mephisto
Não tem de agradecer.
Quanto ao último parágrafo não tem nada de estranho! É uma evidência clara da sua forte personalidade. Ele reconhece que tem um papel activo na protecção do irmão e sacrifica os seus "medos" neste caso em concreto em prol do conforto do irmão. Quantas vezes os senhores já lhe disseram nas mais diversas ocasiões, toma conta do mano? Neste pequeno gesto ele compreende a responsabilidade secundária que tem, por enquanto secundária na protecção e desenvolvimento do irmão e por isso ele pode descer à garagem perdidinho de medo mas como leva o mano não deixa que ele sinta esse medo através dos seus comportamentos. Sabe que tem essa responsabilidade (saudável) e como é óbvio, é mais "velho" logo, o mais forte! :D
É a vantagem de se ter dois filhos. O trabalhinho que têm a dobrar em criá-los no presente, poupar-vos-á a triplicar futuramente.
Abraço.

As crianças têm uma sensibilidade muito desenvolvida para o paranormal. Ele pode ter visto de facto algo que o assustou, e muito mais medo terá por mais ninguém ver o que ele vê, principalmente se desvalorizarem o que ele diz.
Não o confronte com a garagem, isso só iria piorar a situação e fazer com que o seu filho tivesse sempre dificuldade em lidar com essas situações.
Ouvi-lo e ter a mente aberta para a possibilidade do que ele viu ser mesmo verdade, é um bom passo para ele se sentir mais confiante e começar a lidar com esse medo.
Agora uma pergunta, morreu alguém nessa casa ou propriedade? Se não, morreu alguém proximo a voçês?
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Citação de: Susy em 11 novembro, 2010, 16:17
As crianças têm uma sensibilidade muito desenvolvida para o paranormal. Ele pode ter visto de facto algo que o assustou, e muito mais medo terá por mais ninguém ver o que ele vê, principalmente se desvalorizarem o que ele diz.
Não o confronte com a garagem, isso só iria piorar a situação e fazer com que o seu filho tivesse sempre dificuldade em lidar com essas situações.
Ouvi-lo e ter a mente aberta para a possibilidade do que ele viu ser mesmo verdade, é um bom passo para ele se sentir mais confiante e começar a lidar com esse medo.
Agora uma pergunta, morreu alguém nessa casa ou propriedade? Se não, morreu alguém proximo a voçês?

A casa é nova não morreu lá ninguém e sim morreu um primo mais velho com 20 e poucos anos que eu e ele fomos visitar ao hospital uma semana antes dele morrer, como o meu puto joga futebol dedicou-lhe o primeiro golo que marcou.