Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • A casa assombrada de Santiago do Cacém no Cerro da Inês
    Iniciado por Paraphenomenal
    Lido 22.337 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: Tell em 20 novembro, 2011, 14:23
Obrigado pela localização. Vou lá dar uma olhadela e ver se encontro mais qualquer coisa relacionada com os proprietários.

Caso aches algo da história da casa, avisa aqui se for possível.  :)

Cumprimentos
ILYM

Olá Paraphenomenal.
Lá fui ver o monte do Cerro da Inês (é de facto fácil de lá chegar apesar do caminho estar um pouco degradado). A primeira visita foi de dia e as tuas últimas fotografias (também tirei algumas que irei postar mais tarde) são, de facto, exemplificativas do lugar e do estado em que está a casa, ou seja em ruínas. Contudo não me pareceu nada de anormal.
Trata-se de um monte tradicional (com uma vista fantástica), com a orientação tradicional dos montes alentejanos (com as portas para Nascente), com registo de ocupação de várias épocas (a construção primitiva é em taipa e depois foram surgindo reparações com cimento o que indica uma ocupação de pelo menos 4 ou mais gerações – talvez seja construção de 1900/1920 ou anterior) e em muito mau estado de conservação (parte da cobertura já ruiu e a restante está em vias disso) o que indica o abandono de vários anos (talvez mais de 50 anos).
No interior (com acesso perigoso devido ao estado do telhado e aos detritos no chão) estão alguns grafitis nas paredes (sem interesse) algumas prateleiras e nichos, uma lareira tradicional, umas portadas, algumas ferragens, e pouco mais. No exterior para além da vista magnífica, existe uma vegetação invasora (principalmente silvas) resultante do abandono, e algum lixo (não vi nenhum poço ou algo do género mas deve haver um ponto de água perto, como era normal nos montes).
Na segunda visita, que foi de noite (por volta das 00h30), não consegui grande coisa pois quando cheguei perto do local estava lá um carro, que não me pareceu ocupado por pessoal preocupado com actividades paranormais mas sim mais do âmbito sexuais, ou adeptos de fumitos... como não quis incomodar dei a volta (vou voltar outra noite para umas fotos, se se justificar).
Entretanto ando a ver se consigo saber quem são os proprietários, ou algo sobre o nome do lugar (o restaurante no deposito de água que existe perto do monte, e com o mesmo nome, pareceu-me fechado e tudo aquilo meio abandonado).
Assim, e para já, parece-me que o que te aconteceu estará mais ligado aos objectos que encontraste na casa e não com a casa, apesar de existir a estranha coincidência do nome Inês (nas cartas e designação do local). Já agora lembraste em que divisão da casa estava o baú...e em que sitio da divisão? Isto para uma investigação mais direccionada.
Inté.

Ola Tell, eu sou de santiago, apesar de agora estar la poucas vezes, por causa da universidade. É muito provável que todas as vezes que lá vás encontres pessoas que usam o local para a prática sexual.
Paraphenomenal sou de lá e nunca tinha ouvido falar de nada relacionado com o Cerro da Inês, vou ver se alguns amigos sabem ou familiares.
O mais importante da vida não é saberes onde estás, mas sim para onde vais. (Goethe)

Olá SPlife
Não tenho conseguido grande coisa com as minhas investigações paralelas. Só sei que a casa faz parte de uma propriedade maior e que parte foi adquirida pela Autarquia. Até agora nada de anormal...só não consigo saber quem são os propiretários actuais, mas penso que serão vários devido a partilhas. Vou continuar...se encontrares alguma coisa informa, ok.

Citação de: Tell em 24 novembro, 2011, 11:33

Entretanto ando a ver se consigo saber quem são os proprietários, ou algo sobre o nome do lugar (o restaurante no deposito de água que existe perto do monte, e com o mesmo nome, pareceu-me fechado e tudo aquilo meio abandonado).
Assim, e para já, parece-me que o que te aconteceu estará mais ligado aos objectos que encontraste na casa e não com a casa, apesar de existir a estranha coincidência do nome Inês (nas cartas e designação do local). Já agora lembraste em que divisão da casa estava o baú...e em que sitio da divisão? Isto para uma investigação mais direccionada.
Inté.


Boas!

Estava na primeira divisão, portanto penso que seria a sala.

Citação de: SPLife em 27 novembro, 2011, 21:35
Ola Tell, eu sou de santiago, apesar de agora estar la poucas vezes, por causa da universidade. É muito provável que todas as vezes que lá vás encontres pessoas que usam o local para a prática sexual.
Paraphenomenal sou de lá e nunca tinha ouvido falar de nada relacionado com o Cerro da Inês, vou ver se alguns amigos sabem ou familiares.


Boas SPlife, eu sou daí também. Se souberes de algo avisa.

Obrigado
ILYM

#20
Tive a falar com a minha avó, ela diz que dessa não ouviu dizer nada. Ela diz que ouvia era muitas histórias acerca daquela casa cor de rosa que fica ao pé do Intermarche. Sabes qual é? eu tambem cheguei a ouvir, mas nada em concreto...
Vou este fim-de-semana falar com uma amiga minha que também se interessa por estas coisas, para ver se conseguimos arranjar algumas informações acerca do Cerro da inês.
O mais importante da vida não é saberes onde estás, mas sim para onde vais. (Goethe)

Citação de: SPLife em 02 dezembro, 2011, 15:37
Tive a falar com a minha avó, ela diz que dessa não ouviu dizer nada. Ela diz que ouvia era muitas histórias acerca daquela casa cor de rosa que fica ao pé do Intermarche. Sabes qual é? eu tambem cheguei a ouvir, mas nada em concreto...
Vou este fim-de-semana falar com uma amiga minha que também se interessa por estas coisas, para ver se conseguimos arranjar algumas informações acerca do Cerro da inês.

Sei sim, aquela que está lá em cima não é? em Ruínas? também ouvi algumas coisas mas nada de concreto sim... penso que seja boatos daí...
Se conseguires alguma coisa avisa ok?
Obrigado
ILYM

ontem tive a falar com a minha amiga e andamos a tentar saber o que deu origem ao nome do Cerro, se está relacionado ou não com as cartas. Mas é dificil, parece que ninguem sabe de nada, nas ferias do natal (a unica altura em que estamos la as duas) vamos dar la uma volta so para ver.
O mais importante da vida não é saberes onde estás, mas sim para onde vais. (Goethe)

Olá SPLife
diz qualquer coisa quando pensares ir ao Cerro...pode ser que tenha possibilidade de lá ir novamente. A casa está mesmo em ruinas (é pena pelo bonito local) e é dificil ver qualquer coisa nas divisões tirando entulho, mas "bora lá".

O mais importante da vida não é saberes onde estás, mas sim para onde vais. (Goethe)

Ora bem Paraphenomenal... as minhas investigações deram pouco mas penso que estão na direcção certa, sendo esta que a casa nada tem de estranho. É um monte (casa e terreno) de uma familia em processo de partilhas. O nome está ligado a essa mesma familia em que a proprietária teria o nome Inês, e como era normal antigamente, os toponimos dos lugares eram frequentemente ligados aos nomes ou características dos proprietários. Até aqui tudo bem...se existe alguma história paralela, não sei, mas parece tudo muito normal ou mais pessoas já teriam ouvido/comentado algo.
Assim, parece-me, para além do facto das cartas que encontraste terem a o nome "Inês" (era talvez importante que te lembrasses de mais alguma coisa que lá estava escrito), nada mais as ligam ao local.
Penso que a tua experiencia talvez estaja mais ligada aos objectos do que ao local, mas isto é só uma teoria.
Já agora, e considerando que és da zona, sabes alguma coisa sobre o Castelo/Pousada de Alcaçer do Sal... parece que existe por lá um quarto, na parte antiga, em que se "sente" algo do tipo uma "presença" que observa quem lá está. Achas que é motivo para um novo tópico?

Boas Tell!

Agradeço desde já a partilha de informação :), estou certo, perante isso, que o "problema" estava realmente no objecto, mas infelizmente não me recordo do conteúdo das cartas  :-\.
Relativamente á pousada de alcácer, já lá tive mas foi a almoçar, como pousada não conheço, mas penso que será interessante como tópico sim, explora isso :)
ILYM

Já agora só uma questão, ao teu colega nunca aconteceu nada ??????????

Quando leio relatos assim fico sem ação! Este faz lembrar um pelo qual passei. Em breve falarei nele. Obrigada pela partilha.

Citação de: taniadias em 13 maio, 2014, 00:55
Quando leio relatos assim fico sem ação! Este faz lembrar um pelo qual passei. Em breve falarei nele. Obrigada pela partilha.

De nada, assim que puderes faz a tua partilha num tópico.  ;)
ILYM