Bem vindo(a) ao Portugal Paranormal! Para aceder a todo o conteúdo do fórum registe-se ou, caso já seja membro, faça o login. Obrigado!
[x]

  Páginas:   Ir para o fundo
  Tópico: Cidades abandonadas (4959 visualizações) Julho 17, 2009, 19:55:42
Mestre
****
Membro do Mês - Junho 2009


Mensagens: 2407
Apreciações: 282
Referidos: 6

Believe to see...
Masculino
» em: Julho 17, 2009, 19:55:42

Palco principal da curiosidade humana, as cidades abandonadas (ou cidades fantasmas) mexem com nossa imaginação constantemente. Presentes em filmes, jogos e livros, estas cidades, e até mesmo um único local, nos fascinam.
Mas… Porquê?
Bom… Eu não sou expert em analisar as pessoas e tal, mas, ao meu ver, uma “adoradora” de cidades abandonadas (Ah, um dia eu ainda vou pra cada uma delas!), acredito que seja para atiçarmos nossa imaginação, tentar entender como um lugar que outrora fora tão bonito ter se tornado literalmente uma selva de pedra, ao ter árvores crescendo no meio da rua, ou estar habitada apenas por animais. O “assustador” realmente chama nossa atenção, querendo ou não.
Olhamos para uma escola abandonada, e pensamos “Onde estarão as crianças que estudavam aqui?”. Uma prisão, um hospital… Onde estarão todos?
É algo que realmente chama nossa atenção, pois é “assustador” para o que chamamos de mundo moderno. Chega a parecer filmes pós-apocalíptcos. Imagina: Uma cidade agitada, cheia da vida, alegre… De repente sendo abandonada, aos poucos, até não sobrar mais ninguém ou apenas um grupo de pessoas que insistiu em ficar.
Em resumo: Dá medo!
Neste post, vou mostrar algumas cidades abandonadas, no mínimo interessantes por causa de sua história ou seu aspecto, algumas podem parecer até familiares, pois muitos desses locais foram usados como inspiração para autores e criadores.
Ao mesmo tempo, vamos relembrar o que se passou por esses locais, muitos podem abrir nossos olhos para o que diversas pessoas querem esquecer.
Comecemos, então!


“Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável” - Augusto Cury


O Memorial de um Massacre – Oradour-sur-Glane, França:

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.



Essa pequena cidade foi palco de um massacre durante a 2ª Guerra Mundial, quando soldados alemães ocuparam a cidade e mataram um total de 624 moradores, uma espécie de “punição” por causa da resistência Francesa perante as tropas nazis.
Homens foram levados para um celeiro, onde levaram tiros nas pernas para “morrerem mais lentamente”, enquanto que mulheres e crianças foram queimadas vivas dentro de uma igreja que lhes servia de abrigo. Depois de tal massacre, a cidade ainda foi toda saqueada e destruída. Hoje, as ruínas do local permanecem como um memorial para as vítimas do massacre e como uma lembrança do horror que foi aquele evento.
Aqueles que sobreviveram fundaram uma nova Oradour, que fica próxima à cidade original.

A Cidade Proibida – Varosha, Chipre

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


A placa diz “Zona Proibida” em várias línguas.

Outrora um importante ponto turístico da cidade de Famagusta, Chipre, a área de Varosha agora não passa de um local abandonado e proibido.
O bairro costeiro fora invadido pelo exército turco em 1974, obrigando todos que estavam presentes no local a fugirem. Actualmente, Varosha é zona proibida, nenhum cipriota pode adentrar no local.
Manifestações são feitas para que Varosha retorne aos gregos cipriotas, mas os turcos cipriotas não entram em acordo. E mesmo que entre, a cidade está há mais de 30 anos sem qualquer intervenção humana (A não ser por um ou outro militar turco que mora/morou por ali com familiares), o que a torna inabitável para o homem.

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.



Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


O estado dos prédios actualmente.

Com a cidade vazia, os prédios e casas vão se decompondo aos poucos, a natureza toma conta de tudo, e a única movimentação que se vê nas praias – pelo outro lado da cerca que divide Famagusta agora (Foto da placa) – é a de tartarugas marinhas, que fizeram dali o seu lar.

Uma Cidade sem Lei – Kowloom, China

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.



Conhecida como uma “anomalia urbanística”, Kowloon, na área da Hong-Kong, possuía aproximadamente 50.000 habitantes distribuídos numa área de 0,026km² (1.900.000 pessoas por km²). E era, oficialmente, o local mais densamente populacional do mundo.
A cidade nascera no séc XIX, durante a ocupação inglesa na China, funcionando como uma base militar, com então 700 habitantes. Num acordo que cedia Hong-Kong para os ingleses, Kowloon foi excluída da área e ficou sob domínio chinês. Mas quando a Inglaterra quebrou o acordo e invadiu a cidadela para ter toda área de Hong-Kong sob seu poder, encontrou-a completamente abandonada e deixou-a em segundo plano.
Foi só em 1940 que Kowloon voltou a ser habitada. Contando então com uma população alta, a cidadela virou ponto turístico para aqueles que queriam rever a China antiga em suas vielas, já que o comunismo avançava sobre o país. Mas durante a 2ª Guerra o Japão destruíu as muralhas e parte da cidadela, deixando-a novamente abandonada e desolada. Voltando a ser reocupada só depois da rendição dos nipônicos perante à batalha, mas agora sem suas muralhas, o que a transformou em um refúgio para bandidos e viciados. Resistiram às investidas inglesas, à polícia de Hong-Kong, que nem sequer podia entrar lá, e foram completamente ignorados pela China continental. Kowloon agora se tornava uma Cidadela Proíbida.

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Alguns prédios de Kowloon (Foto maior),um dos corredores (Foto menor, acima) e uma “visão do céu” vista do solo da cidade (Foto menor, abaixo)

Kowloon começou a crescer de forma descontrolada. Prédios, ruas e becos começaram a se fundir, transformando-se em um enorme labirinto, totalmente sem lei. Curiosamente, a estatística de crimes era abaixo da de Hong-Kong, por não haver repressão sobre os moradores.
Finalmente, nos anos 80, a Inglaterra e a China finalmente concordaram que Kowloon não podia mais existir, por causa da falta de leis, ordem e as péssimas condições de seus habitantes. A cidade fora demolida em 1993 e seus habitantes foram movidos para outras áreas próximas. Hoje um parque ocupa o local da extinta “Cidade das Sombras”.

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.



A Verdadeira Silent Hill – Centralia, Estados Unidos

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.



Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.



Uma cidade enevoada, praticamente vazia, ruas fechadas e interditadas… Parece algum jogo? Algum filme? Não, está é a realidade.
Falamos de Centralia, localizada no estado da Pensilvânia – EUA.
A cidade, até então com 2.000 habitantes lá pelos anos 70, agora não passa de uma vila fantasma, habitada por nada mais do que 9 pessoas. Em 1962, uma queimada num depósito de lixo acabou resultando num colapso que condenou a cidade toda.

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Centralia vista de cima, em 2006. Parte das casas foram demolidas ou destruídas por rachaduras no solo.

O fogo atingiu uma antiga mina de carvão localizada em quase todo o subsolo de Centralia, que praticamente explodiu, levando gases tóxicos e chamas para a superfície. O controle do incêndio não durou muito, buracos foram abrindo no chão (Um deles em questão engoliu um garoto de 12 anos, que depois fora resgatado), e fumaça e gases começaram a ser expelidos desenfreadamente, obrigando a cidade a ser evacuada. Apenas alguns corajosos insistiram em ficar.

Hoje, Centralia ainda queima. Calcula-se que o carvão contido na mina – de aproximadamente 10km de extensão – queimará por 250 anos, senão mais. Casas foram demolidas, parte do acesso à cidade está interditado, o CEP e todos os imóveis de lá foram “desapropriados” (Não sei se usei o termo certo, mas, enfim…), e ruas cheias de placas avisando o “Perigo Mortal” que ronda agora as ruas de Centralia.

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Uma das placas da cidade: “Aviso – Perigo. Incêndio em mina subterrânea. Andar ou dirigir nesta área pode resultar em sérios ferimentos ou morte. Presença de gases perigosos. O chão pode ceder sem aviso.”

A cidade ganhou o apelido de “The Real Silent Hill” (A Verdadeira Silent Hill) em meados de 2006, quando o realizador do filme, Roger Avary, disse que havia se baseado nesta cidade para criar a cidade do jogo reproduzido para o cinema.
Centralia também é conhecida como “A Boca do Inferno”…

O Lar do 4º Reactor – Pripyat, Ucrânia.

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.




Esta pequena cidade na Ucrânia era, nada mais, nada menos, do que o local onde ficava o 4º Reator da usina nuclear de Chernobyl. Exacto!O mesmo reactor que deu início ao pior acidente nuclear da história, em 1986.

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Grafitti feito num dos prédios de Pripyat, ao fundo, a torre do 4º Reactor de Chernobyl

Desde aquele dia a cidade foi abandonada, e hoje objectos se encontram do mesmo modo como foram largados pelos seus donos, assim como casas, prédios e escolas. Algumas pessoas se negaram a fugir, colocando em risco a sua saúde sobre uma radiação que demorará mais ou menos 900 anos para se dissipar completamente dali.

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.



Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado

Believe to see...
pub

  Tópico: Cidades abandonadas Resposta #1Julho 17, 2009, 21:17:03
Administrador
*****


Mensagens: 2391
Apreciações: 852
Referidos: 208

portugalparanormal ptparanormal
Masculino WWW
» Resposta #1 em: Julho 17, 2009, 21:17:03

Fantástico!  Shocked

Realmente estas cidades mexem connosco. A mim dá-me uma vontade enorme de visitar algumas...

Já menos interessante, mas igualmente intrigante foi esta frase:
Citar
Eu não sou expert em analisar as pessoas e tal, mas, ao meu ver, uma “adoradora” de cidades abandonadas




« Última modificação: Julho 17, 2009, 21:17:27 por IceBurn »


Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

"Quando já eliminaste o impossível, o que sobra, por mais improvável que pareça, só pode ser a verdade." (Arthur Conan Doyle)

  Tópico: Cidades abandonadas Resposta #2Agosto 09, 2009, 15:33:09
Guru
***


Mensagens: 328
Apreciações: 33
Referidos: 0

VISITORS
Masculino
» Resposta #2 em: Agosto 09, 2009, 15:33:09

Essas imagens sao brutais, nao tinha consciencia que havia tantas cidades inteiras abandonadas.
Conhecia a de chernobyl apenas.
Sao muito misteriosas...diria mesmo, apelativamente misteriosas...
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

Trebalig

  Tópico: Cidades abandonadas Resposta #3Agosto 09, 2009, 17:05:07
Mestre
****


Mensagens: 2195
Apreciações: 584
Referidos: 1

» Resposta #3 em: Agosto 09, 2009, 17:05:07

eu vi um Doc sobre Chernobyl e ha ainda um ou dois resistentes  a viver la...  RollEyes nos ca em Portugal nao temos cidade, mas temos aldeias fantasmas...
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

  Tópico: Cidades abandonadas Resposta #4Agosto 09, 2009, 18:01:07
Mestre
****
Membro do Mês - Junho 2009


Mensagens: 2407
Apreciações: 282
Referidos: 6

Believe to see...
Masculino
» Resposta #4 em: Agosto 09, 2009, 18:01:07

Nos EUA existem às dezenas,para não dizer centenas.
Que aldeias existem em Portugal?
Agora fiquei curioso  RollEyes
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

Believe to see...

  Tópico: Cidades abandonadas Resposta #5Agosto 09, 2009, 18:42:07
Visitante
» Resposta #5 em: Agosto 09, 2009, 18:42:07

Espectacular!!!

Adoraria ir a todas elas!!!
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

  Tópico: Cidades abandonadas Resposta #6Agosto 09, 2009, 19:17:04
Mestre
****


Mensagens: 2195
Apreciações: 584
Referidos: 1

» Resposta #6 em: Agosto 09, 2009, 19:17:04

Nos EUA existem às dezenas,para não dizer centenas.
Que aldeias existem em Portugal?
Agora fiquei curioso  RollEyes

aquelas aldeias no meio do nada, no meio de serras e colinas... RollEyes
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

  Tópico: Cidades abandonadas Resposta #7Julho 01, 2011, 15:54:00
Visitante
» Resposta #7 em: Julho 01, 2011, 15:54:00

Gostava de visitar a Verdadeira Silent Hill, tem um "ar" muito misterioso... Smiley
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

  Tópico: Cidades abandonadas Resposta #8Julho 01, 2011, 17:03:44
Guru
***


Mensagens: 267
Apreciações: 4
Referidos: 0

Feminino
» Resposta #8 em: Julho 01, 2011, 17:03:44

Estas imagens são impressionantes e realmente dá vontade de visitar algumas dessas cidades
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

Assinatura removida. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 5. Obrigado.

  Tópico: Cidades abandonadas Resposta #9Fevereiro 20, 2012, 03:12:04
Guru
***


Mensagens: 1465
Apreciações: 24
Referidos: 0

Membro nº 10316
Feminino
» Resposta #9 em: Fevereiro 20, 2012, 03:12:04

Adorei este tópico sobre cidades abandonadas. Está “fabulástico”, se é que me permitem a expressão. laugh
Curiosamente também penso o mesmo que o Zühl quando vejo locais abandonados “Onde estarão todos? O que terá acontecido para se terem ido embora?”
Concordo completamente quando dizem que estes locais são realmente assustadores, com a sua aura intrigante, muito misteriosa, cativa mesmo a nossa atenção, pois é nesse aspecto que reside o seu “charme” e que nos dá uma grande vontade de as visitar. E adorava visitar uma ou outra... Wink

Fiquei bastante curiosa em saber se cá em Portugal, existirá alguma situação semelhante (fora o cenário de catástrofe, massacre, etc.), com uma cidadezinha/local abandonado? Excluindo claro, as aldeias do interior que estão (na maioria) quase desertas.
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

"Everybody Lies." House M.D.
There’s no such thing as too late! That's why they invented death!

  Tópico: Cidades abandonadas Resposta #10Junho 11, 2012, 21:31:04
Guru
***


Mensagens: 253
Apreciações: 54
Referidos: 0

As verdadeiras verdades não são as escritas e nem
Feminino
» Resposta #10 em: Junho 11, 2012, 21:31:04

quando foi para luxanburgo em Espanha vi muitas vilas abandonadas bem gotava de saber mais
 laugh
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

: Vejo nos seus olhos seu jeito de amar, vejo no seu jeito o prazer de te amar!!!
Esquecer você seria: perder a minha identidade, mudar a minha personalidade, apagar a melhor parte da minha vida… Tudo isso porque te amo!

  Tópico: Cidades abandonadas Resposta #11Setembro 28, 2013, 17:46:51
Avançado
**


Mensagens: 171
Apreciações: 61
Referidos: 1

Masculino
» Resposta #11 em: Setembro 28, 2013, 17:46:51

Se alguém souber, gostava de saber se existe em Portugal cidades/aldeias/vilas abandonadas/fantasmas. Não locais que ainda morem pessoas, tipo aldeias que outroura foram muito habitadas e actualmente só têm 2/3 habitantes.

Obrigado!
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

  Tópico: Cidades abandonadas Resposta #12Setembro 28, 2013, 17:56:28
Visitante
» Resposta #12 em: Setembro 28, 2013, 17:56:28

No interior do país existem várias aldeias quase "fantasmas", com casas em ruínas, pouca iluminação de noite... contudo algumas têm javalis à solta de noite, tem cuidado  Grin
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado
  Páginas:   Ir para o topo
Novo Tópico Nova Votação
Ir para:  


Tópicos Relacionados
Assunto Iniciado por Respostas Visualizações Última mensagem
Praga, República Checa - Uma das cidades mais assombradas do mundo? « 1 2 3 »
Locais Assombrados Fora de Portugal
Zanahoria 30 10278 Última mensagem Abril 09, 2015, 11:45:12
por ANA18
A propósito de casas abandonadas... Apelo de um fantasma
Prosa
Templa 4 1697 Última mensagem Julho 02, 2011, 00:49:13
por Templa
[Dicas]Países e Cidades do Mundo
Discussão Off-Topic & Chat Geral
Dougas 2 791 Última mensagem Fevereiro 15, 2011, 01:03:52
por hoopsy
Luzes em casas abandonadas
Relatos e Experiências
sharkwingz 10 1681 Última mensagem Dezembro 14, 2011, 03:53:02
por @robson@
Grutas abandonadas
Mitos Urbanos, Lendas & Superstições
praiadaluz 5 2232 Última mensagem Julho 03, 2013, 01:33:05
por Anastasia
[Outro] Cidades Fantasma - A Farsa do Crescimento Chinês
Discussão Off-Topic & Chat Geral
Intrigada7 3 523 Última mensagem Abril 15, 2012, 06:20:21
por estaladaoseco
Lista de casas abandonadas em Lisboa
Discussão Off-Topic & Chat Geral
Pompety 5 1321 Última mensagem Agosto 11, 2013, 12:27:42
por schnookieBoo
As 7 cidades submersas mais incríveis do mundo
Discussão Off-Topic & Chat Geral
Helena 1 456 Última mensagem Janeiro 29, 2014, 06:16:48
por oculto


Anúncios & Parcerias

A Terra vista de outra pespectiva    |    Um Raio de Luz    |    Tenha Medo


Mundo Místico