Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • 10 dicas para poupar dinheiro
    Iniciado por MissTiny
    Lido 6.575 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
É muito comum ouvir-se a expressão "O dinheiro está caro", por isso o melhor que tem a fazer é mesmo poupar ao máximo. Obviamente que todos estão cientes que isso é necessário para conseguir sobreviver dada a situação económica em que nos encontra-mos, mas é sempre bom ter algumas dicas extra para poupar ainda mais.


Aponte todas as despesas
Pode parecer exagerado e até cansativo mas é a melhor forma para descobrir onde é que está a gastar o dinheiro de forma desnecessária, por outras palavras, onde pode poupar mais ainda. Escolha um espaço de tempo antecipadamente, por exemplo um mês, e aponte tudo aquilo que gasta  para no final desse mês conseguir perceber para onde foi o seu dinheiro. Obviamente que quem já poupa ao máximo vai ter algumas dúvidas por onde começar, mas há sempre alguma compra desnecessária que se fez por impulso e que se podia ter evitado.


Faça as suas refeições em casa
Esta dica nem sempre é possível de realizar pois há muitas situações onde é impossível ir a casa fazer as suas principais refeições, mas aplique-as por exemplo no pequeno almoço e nos fins de semana. Se pensar na despesa diária que tem ao tomar o pequeno almoço fora, multiplicando-o pelos dias em que o faz, facilmente percebe que podia gastar muito menos em casa e a diferença pode dar para pagar outras contas (electricidade, internet, etc)


Não deite comida fora
Muitas vezes depois das refeições repara que sobrou alguma comida, não deite essa comida fora! Existem soluções muito práticas, rápidas e baratas que servem exactamente para aproveitar os restos do almoço ou jantar. Restos de frango podem ser adicionadas a legumes e culminar numa deliciosa quiche que todos vão adorar. Se quiser poupar ainda mais, evite comprar pão e pizzas fora, e faça os seus próprios em casa. Existem dezenas de receitas na Internet para a sua confecção e são relativamente fáceis, por isso se tiver tempo suficiente poderá poupar imenso dinheiro no final da semana.


Poupe na água

Existem muitas famílias que bebem imensa água por dia, o que é óptimo para a sua saúde, mas actualmente até a água engarrafada se encontra muito cara nos supermercados. Troque a água engarrafada pela aquisição de um filtro para a torneira, o investimento inicial é relativamente alto, no entanto rapidamente recuperará esse investimento e depois é sempre a poupar mais e mais.


Evite os sacos plásticos
Actualmente na maioria dos hipermercados tem que pagar pelos sacos plásticos para trazer as compras. Tenha sempre consigo alguns sacos em tecido que além de serem reutilizáveis são muito mais resistentes e evitam que parta algumas compras quando os plásticos se rompem. Para o lixo evite também comprar sacos e aproveite todos aqueles que forem oferecidos (das padarias, das pequenas superfícies, etc).


Prefira os genéricos
Quando tiver que adquirir produtos farmacêuticos, sempre que possível prefira os genéricos. A diferença de preços para os outros podem atingir valores astronómicos e a diferença entre eles é praticamente nula. Obviamente que isto nem sempre é possível, mas fale com o seu farmacêutico e peça a opinião de um profissional.


Aproveite os saldos

Quando começam as novas épocas é normal encontrar restos das colecções anteriores a preços realmente convidativos, geralmente não aproveita pois pensa que está demasiado calor/frio para usar tal peça, mas se pensar no futuro certamente que irá usar daqui a uns meses. Pode aproveitar essas ofertas e vestir a próxima época com roupa a metade do preço a que amigas suas compraram. Poderá ainda falar com as suas melhores amigas e trocar algumas peças de roupa por outras, assim terá roupa nova sem gastar um único cêntimo.


Aposte no exercício físico gratuito
Quantas de vós não têm inscrição no ginásio e vão lá poucas vezes por mês ? Já pensou no quanto podia poupar com a eliminação dessa mensalidade? Troque essa mensalidade por exercício físico com amigas no parque da cidade. Faça uma espécie de plano de exercícios e aplique-o sozinha ou com alguma amiga. Caminhadas, pequenas corridas ou mesmo exercícios de fitness e yoga que se encontram em muitos sites da Internet de forma gratuita é uma excelente oportunidade de poupar uma boa quantia mensal e ainda manter-se saudável.


Jantaradas mais baratas

As jantaradas semanais/mensais com as suas amigas estão a estragar-lhe as economias, mas não quer abdicar delas? O melhor que tem a fazer é começar a fazer essas mesmas jantaradas em casa. Combina com as suas amigas e cada uma leva uma bebida ou sobremesa e vão rodando a casa onde são feitas entre vocês. Depois podem pôr a conversa em dia, ver um DVD, jogar um jogo ou simplesmente aproveitar a companhia umas das outras. Diversão garantida e ainda a custo zero, ou quase.


Poupanças visíveis
Esta dica certamente que terá opiniões muito diferentes consoante o tipo de poupança que gosta mais de fazer. O melhor de tudo quando está a poupar é ver o resultado final, por isso estipule um valor diário/semanal/mensal para colocar de lado e faça-o mesmo. Abra uma conta poupança ou faça-o mesmo em casa dentro de uma lata. Evite estar constantemente a ver quanto já tem lá, e faça-o apenas semestralmente e apenas use esse dinheiro em caso de necessidade extrema.


Fonte:Sítio da Mulher

E para poupar em pasta de dentes e cremes, abra sempre as embalagens com a ajuda de uma tesoura pois a quantidade que fica lá no fundo ainda dá para mais umas utilizações

Misturar uma parte de sabão líquido com um pouco de água num doseador também faz com que dure mais e as mãos ficam na mesma limpas

Misturar sempre água nas garrafas de gel de banho e champô quando estão no fim, para aproveitar os restinhos que estão no fundo ou aderidos às paredes dos recipientes

Quem tem cilindro em casa sabe que a água demora um pouco aquecer, enquanto esperamos aproveitamos a água fria para encher baldes e bacias e está poderá ser utilizada para cozinhar, lavar louça, etc.

Se não lhe dá jeito ir para o trabalho de transportes públicos porque é muito longe ou demora muito, partilhe o automóvel com colegas ou familiares que vão para os seus lados e dividam as despesas (gasolina/gasóleo, SCUT's, etc.) além de ficar muito mais económico também ajudam na preservação do meio ambiente ;)

Não sair de casa,é uma delas   :-\

Uma última recomendação a não esquecer:

Se tem filhos pequenos não vá com eles ao Supermercado ou acaba por trazer aquilo que não quer.

Citação de: oculto em 12 novembro, 2010, 11:04
Uma última recomendação a não esquecer:

Se tem filhos pequenos não vá com eles ao Supermercado ou acaba por trazer aquilo que não quer.


Olha aqui está uma óptima sugestão! ;)

Já agora nunca vá as compras com fome,acaba por comprar muito mais! ;D

Citação de: ANJOPERDIDO em 12 novembro, 2010, 13:21

aí acho que a culpa não é dos miudos, mas sim dos pais que hoje em dia compram sempre uma prenda sempre que vão ao supermercado...vem da educação
Eu, eu e eu, mai nada! :P

Às vezes não é bem assim. Muitas vezes sem que os pais se apercebam colocam coisas no carrinho. Só quando vão pagar se apercebem e têm vergonha de as retirar. Outras vezes, uma valente birra faz com que os pais com pressa acabem por deixar a criança trazer o que pretende.

Citação de: oculto em 15 novembro, 2010, 07:21
Às vezes não é bem assim. Muitas vezes sem que os pais se apercebam colocam coisas no carrinho. Só quando vão pagar se apercebem e têm vergonha de as retirar. Outras vezes, uma valente birra faz com que os pais com pressa acabem por deixar a criança trazer o que pretende.

lá está "oculto", tudo vem da educação que se dá á criança....
Eu, eu e eu, mai nada! :P

Citação de: maryn em 15 novembro, 2010, 15:11
lá está "oculto", tudo vem da educação que se dá á criança....

E... não só! Pois as crianças pequenas são capazes das coisas mais estranhas. Um bebé de 12 ou 18 meses movido pelas cores é capaz de pegar em coisas inacreditáveis sem que os pais dêem sequer por isso. Uma cunhada minha, há muitos anos , ia a passear com a filhota no carrinho numa das avenidas novas. Nesse tempo, não havia fruta importada em qualquer local. Também não haviam supermercados. Existiam frutarias finas que em exposição tinham frutos importados. A minha cunhada parou para ver. Enquanto estava distraída a minha sobrinha com cerca de 20 meses, pegou numa manga- na época caríssima pela raridade - e puxou-a para o carrinho. Quando ia  de novo a andar, o empregado - a medo e respeitosamente - veio atrás dele para lhe dizer: A senhora faria o favor de pagar a manga que a menina tirou?.
A minha cunhada reparou então que a bebé tinha no colo a manga. Muito envergonhada, pediu desculpa ao senhor e pagou.
Moral da História: a menina foi atraída pela cor, pensando que talvez fosse uma bola e a minha cunhada teve de pagar. Não foi uma questão de educação.

eu continuo na minha....quando se diz "não mexe" a criança aprende.....
pode ser q quando tenha filhos te dê razão
Eu, eu e eu, mai nada! :P


Há uns dias fui a um supermercado, e assim que entrei ouvi logo uma gritaria enorme de um miúdo, com os seus 4/5 anos, que queria levar um carro xpto e a mãe e a avó não quiseram levar. Sempre que a mãe ou a avó pegavam-lhe num braço para se ir embora, o puto gritava mais alto e elas largavam e continuava o fandango.

Sei que estive lá mais de meia hora, fiz as compras todas, paguei e elas lá continuavam e o puto sentado no chão a fazer birrinhas! Se fosse eu quando era puto tinha levado uma valente chapada na cara nem 1 minuto ficava lá a fazer birra  ;D

Enfim, como já disseram, vai da educação que dão aos miúdos, e hoje em dia, parece-me que há uma enorme dificuldade em dizer que não.
"Dormir? Só dorme o frio cadáver, que não sente; A alma voa e se abriga aos pés do omnipotente" - Alexandre Herculano

Também não percebo qual o mal de dar um puxão de orelhas ou uma palmada no rabo! Isso não é o mesmo que espancar uma criança, é dar educação! Só com conversa não se vai lá... tivesse um pai como o meu e andava sempre em sentido :laugh:

Citação de: desant em 25 novembro, 2010, 13:11
Há uns dias fui a um supermercado, e assim que entrei ouvi logo uma gritaria enorme de um miúdo, com os seus 4/5 anos, que queria levar um carro xpto e a mãe e a avó não quiseram levar. Sempre que a mãe ou a avó pegavam-lhe num braço para se ir embora, o puto gritava mais alto e elas largavam e continuava o fandango.

Sei que estive lá mais de meia hora, fiz as compras todas, paguei e elas lá continuavam e o puto sentado no chão a fazer birrinhas! Se fosse eu quando era puto tinha levado uma valente chapada na cara nem 1 minuto ficava lá a fazer birra  ;D

Enfim, como já disseram, vai da educação que dão aos miúdos, e hoje em dia, parece-me que há uma enorme dificuldade em dizer que não.

Pergunta àqueles pais que de vez em quando surgem nas notícias por irem bater nos professores dos filhotes  ::) Enfim, os tempos são outros... ;)
"Dormir? Só dorme o frio cadáver, que não sente; A alma voa e se abriga aos pés do omnipotente" - Alexandre Herculano

Citação de: desant em 25 novembro, 2010, 14:01
Pergunta àqueles pais que de vez em quando surgem nas notícias por irem bater nos professores dos filhotes  ::) Enfim, os tempos são outros... ;)

Esses estão a "deseducar" ainda mais, a dar um mau exemplo ao "retirarem" a autoridade aos professores. No meu tempo de primária (e eu só tenho 24 anos por isso não foi há muito tempo atrás), tinhamos um respeito enorme pela professora, e ela até era das boazinhas! Mas quando eramos desobedientes, dáva-nos com a "Rita"... e os pais apoiavam! Só levei uma vez por ter subido ao telhado e quando cheguei a casa ainda apanhei mais!


Não tive o 'prazer' de conhecer a rita, só mesmo a famosa reguada  :angel:
"Dormir? Só dorme o frio cadáver, que não sente; A alma voa e se abriga aos pés do omnipotente" - Alexandre Herculano

Citação de: Marlene em 25 novembro, 2010, 14:44
Esses estão a "deseducar" ainda mais, a dar um mau exemplo ao "retirarem" a autoridade aos professores. No meu tempo de primária (e eu só tenho 24 anos por isso não foi há muito tempo atrás), tinhamos um respeito enorme pela professora, e ela até era das boazinhas! Mas quando eramos desobedientes, dáva-nos com a "Rita"... e os pais apoiavam! Só levei uma vez por ter subido ao telhado e quando cheguei a casa ainda apanhei mais!



No meu tempo chamava-se: Menina de 5 olhos

Sim, também já ouvi chamarem-lhe isso, mas a "nossa" menina dos 5 olhos foi baptizada como Rita  :laugh: agora o porquê, não sei...

carol-k-ama-sobrenatural
Porque é que a vida gira tanto à volta do dinheiro?  :'( :-\