Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.446
Total de tópicos
26.915
  • Esferas gigantes da Costa Rica
    Iniciado por Iridium flare
    Lido 1.608 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
"Na década de quarenta, o desmatamento do delta de Diquis, sul da Costa Rica, para plantação de bananeiras, acabou revelando fabulosas esferas de pedra de diferentes tamanhos e impressionante perfeição na forma...

Na década de quarenta, o desmatamento do delta de Diquis, sul da Costa Rica, para plantação de bananeiras, acabou revelando fabulosas esferas de pedra de diferentes tamanhos e impressionante perfeição na forma.

As investigações da arqueóloga Doris Stone em 1940 e posteriormente de Samuel K. Lothrop não conseguiram solucionar os mistérios de quem teria confeccionado tais monumentos nem a técnica para tanta exatidão...

Mesmo estando as esferas associadas a sítios arqueológicos de povos pré-colombianos não temos como saber se foram feitas por eles ou por alguma cultura anterior.

A maior esfera de pedra tem o tamanho de dois metros, outras, apenas poucos centímetros. Boa parte desse material foi removido dos seus sítios originais para adornar os jardins de prédios públicos, privados e algumas
residências de luxo.

As teorias e especulações sobre seu uso e significado vão desde símbolos de poder político até representações de naves extraterrestres, passando por objetos de culto, acumuladores de energia telúrica ou elos astronômicos.

Certamente passará muito tempo até que se saiba algo definitivo sobre essas esferas que continuam tão enigmáticas quanto os monolitos de Stonehenge ou os Moais da Ilha de Páscoa.Fica o esforço de muitas pessoas e instituições que tentam estudar e proteger as esferas de pedra da Costa Rica, dentre elas Edwin Quesada que disponibiliza na Web uma galeria de imagens e suas teorias 'arqueoastronômicas' sobre o assunto."



Fonte:Sobrenatural.org


Já foram feitos testes posteriormente a este artigo, que revelaram que as esferas não são assim tão perfeitas na forma como parecem.
Apesar de defenderem que os povos daquela época poderias pê-las produzido, há quem defenda que a sua origem continua a ser um mistério.[/size][/size][/size]


"As misteriosas esferas da Costa Rica ficaram conhecidas mundialmente após terem sido "homenageadas" em um famoso filme de Hollywood – elas quase esmagaram Indiana Jones no filme "Os caçadores da Arca Perdida".

Pesquisadores da Universidade do Kansas querem conceder às pedras o World Heritage Status (algo como status de herança mundial). Eles estão realizando um estudo que irá determinar se os sítios arqueológicos no qual as esferas foram encontradas deverão ser preservados.

Apesar da descoberta das pedras ter sido há vários anos atrás, o interesse nelas continua crescente. Elas foram analisadas cientificamente pela primeira vez em 1930 e, atualmente, sabe-se que existem cerca de 300 bolas de pedra. Algumas ainda permanecem no local em que foram descobertas, mas grande parte foi removida devida à erosão ou, até mesmo, ao vandalismo.

As maiores esferas pesam cerca de 16 toneladas e os cientistas acreditam que elas foram esculpidas aproximadamente em 600 d.C e as mais recentes datariam de aproximadamente 1000 d.C. A única certeza dos cientistas é que elas foram esculpidas antes da conquista espanhola da Costa Rica.

Alguns livros foram publicados associando as esferas com o continente perdido, Atlântida, ou com possíveis visitantes extraterrestres, mas a técnica utilizada é similar a da cerâmica de culturas pré-colombianas.

De acordo com os pesquisadores, as pedras, provavelmente, adquiriram esse formato depois que foram "marteladas" com outras pedras. Mas ninguém ainda tem uma idéia exata sobre o motivo pelo qual elas foram feitas."

Fonte: Science Daily