Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Provas Científicas que Atestam a Existência de Espíritos
    Iniciado por Lunática
    Lido 56.473 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Bom,

Tentei por um tempo que as pessoas aqui pudessem entender uma coisa simples: o que quer que você vá provar ou negar terá que ter um conceito. É o caso do Espírito. O que se entende por espírito não é universal e, portanto, sujeito ao problema do conceito. Dependendo do conceito utilizado será ou não provável cientificamente.

Mas vejo que as pessoas não entenderam. Carece-se aqui de uma base científica para discussão.

Vou dar a definição científica mais comum para espírito: espírito é o ser inteligente, mas não tem massa, que é o contra ponto para a matéria, que é o ser que tem massa, mas não é inteligente. É uma boa definição e a partir dela dá para se provar ou não a sua existência.

Em quase todos os fenômenos naturais é possível se distinguir o espírito e a matéria no fenômeno. Por exemplo, o crescimento de cristais é estudada e perfeitamente compreendida, e não há interferência inteligente no fenômeno. Em uma comunicação via satélite, há uma diminuição da entropia em pacotes específicos da onda portadora e um acréscimo da informação no sistema, claramente mostrando que o fenômeno tem um componente inteligente (a informação) sobre um arcabouça material (a onda portadora).

Alguns outros fenômenos:

Prova 1: fenômenos psíquicos: os fenômenos psíquicos mostram que há no homem algo mais que puramente matéria, ou seja, temos uma vida mental além da vida biológica. Logo, espírito, segundo a definição de trabalho, existe e pode / é / deve ser estudado cientificamente.

Prova 2: fenômenos espíritas (note que não são dito espirituais, aqui há uma definição clara do que sejam fenômenos espíritas): fenômenos externos ao ser humano (isto é, provocados por inteligências que lhe são externas), e muitas vezes contra a sua vontade, mostram que há inteligências na natureza que não estão sob nosso controle ou vontade e que mostram a existência de espíritos, em nossa definição. Esses fenômenos, em geral, possuem repercussões físicas que podem / são / devem ser estudados pela ciência (e.g. há uma diminuição da entropia em um sistema onde não se espera que isto aconteça).

Prova 3: fenômeno biológico da vida intrauterina: aqui é o fenômeno mais corriqueiro: há no ser humano algo que lhe agrega organização (entropia negativa) antes do seu nascimento físico (e mesmo depois do seu nascimento, durante a sua infância e adolescência) em que o corpo (a matéria) ganha massa  (pois é um sistema aberto) mas igualmente ganha organização, o que não ocorre naturalmente na matéria (p.ex. crescimento de cristais), exceto sob ação de uma força externa (e inteligente, pois lhe é agregada informação). Isto prova que há no ser humano (e em outros animais) o espírito, segundo a nossa definição. Então ele existe e pode / é / deve ser estudado cientificamente.

As provas são tantas que já vou ficar repetitivo aqui. Mas creio que já vislumbraram o conceito e as provas.

Note que não disse nada sobre a origem e destino dos espíritos. Sobre isso há duas correntes principais:

a corrente materialista sugere que o espírito é efeito, isto é, é o resultado da agregação da matéria orgânica em uma certa complexidade;

a corrente espiritualista sugere que o espírito é causa, isto é, a agregação e complexidade crescente da matéria se deve a ação de um ser a parte dela mesma.

A corrente materialista só tem dificuldade de explicar certos fenômenos espirituais (e.g. negação). A corrente espiritualista tem explicado todos os fenômenos, mas carece de sistematização.

Não confundir crença, religiosidade e religião com espiritualismo. Espiritualismo é-lhes a base, mas crença, religiosidade e religião estão fora da discussão acima.

Abraços

Citação de: apollinnaire em 06 outubro, 2011, 08:48
discordo. acredito em fenómenos da mente que lhe são intrínsecos, psiquiatricos ou espirituais. a ser, um deus será um deles, é um exemplo espiritual. mas não creio que nenhum destes fenómenos nos seja exterior ou possua uma vontade e uma autonomia. nós damo-nos ao fenómenos, emprestamo-nos a ele, incubamo-lo na nossa consciência como quem cria uma segunda personalidade e depois se convence que é habitado por dois eus.

atenção que ciência não é o forçosamente o oposto de espiritualidade. dizer que eu sofro de uma perturbação de múltipla personalidade não quer dizer que eu não seja habitada por dois eus. a questão é que nenhum deles veio do exterior.

o argumento da prova é uma falsidade em método científico. só por nunca se ter descoberto um unicórnio, isso não quer dizer que ele não exista. mas isso também não constitui qualquer passo no sentido de defender a sua existência.

Isso parece a outra situação: "até prova em contrário é inocente".
Uma pessoa inventa uma "personagem" e diz que pode existir porque não há provas que não tenha existido... não pode ser tudo assim....

Segundo o que percebi do seu comentário, diz-me que tudo vem do nosso psique, nós criamos isto, estes fenómenos? É isso?

Diga-me que não?  :P
ILYM

#77
Citação de: Paraphenomenal em 06 outubro, 2011, 11:29
Isso parece a outra situação: "até prova em contrário é inocente".
Uma pessoa inventa uma "personagem" e diz que pode existir porque não há provas que não tenha existido... não pode ser tudo assim....

Segundo o que percebi do seu comentário, diz-me que tudo vem do nosso psique, nós criamos isto, estes fenómenos? É isso?

Diga-me que não?  :P

Precisamente, Paraphenomenal. Lamento soar tão politicamente incorrecta, mas acredito que todos os conteúdos descritos nos relatos deste fórum, sem excepção, são produtos da mente dos seus narradores, de fenómenos científicos, psiquiátricos, neurológicos, emocionais ou coincidentes que se apresentaram e que, por alguma razão (talvez por se enquadrarem nas categorias definidas pelo folclore regional) foram considerados paranormais, termo que eu me recuso inclusive a aceitar no vocabulário.

Desculpa-me se isto faz de mim uma mente tremendamente fechada, como sabes só podemos falar pelas nossas vivências. Se amanhã me acontecer algo de verdadeiramente paranormal, é normal que mude radicalmente de ideias.

Citação de: apollinnaire em 06 outubro, 2011, 13:19
Precisamente, paraphenomenal. Lamento soar tão politicamente incorrecta, mas acredito que todos os conteúdos descritos nos relatos deste forum, sem excepção, são produtos da mente dos seus narradores, de fenómenos científicos, psiquiátricos, neurológicos, emocionais ou coincidentes que se apresentaram e que, por alguma razão (talvez por se enquadrarem nas categorias definidas pelo folklore regional) foram considerados paranormais, termo que eu me recuso inclusivé a aceitar no vocabulário.

Desculpa-me se isto faz de mim uma mente tremendamente fechada, como sabes só podemos falar pelas nossas vivências. Se amanhã me acontecer algo de verdadeiramente paranormal, é normal que mude radicalmente de ideias.

Pois, não consigo aceitar essa opinião, respeito-a :)... mas como disse, é muito "mente fechada". Existem demasiados relatos para ser "obra" da nossa mente, peço desculpa, mas não acho que seja uma opção...
ILYM

Citação de: apollinnaire em 06 outubro, 2011, 13:19
Precisamente, Paraphenomenal. Lamento soar tão politicamente incorrecta, mas acredito que todos os conteúdos descritos nos relatos deste fórum, sem excepção, são produtos da mente dos seus narradores, de fenómenos científicos, psiquiátricos, neurológicos, emocionais ou coincidentes que se apresentaram e que, por alguma razão (talvez por se enquadrarem nas categorias definidas pelo folclore regional) foram considerados paranormais, termo que eu me recuso inclusive a aceitar no vocabulário.

Somente dois comentários a respeito:

1o) o fato de o fenômeno ser criação da mente não significa que ele não seja verdadeiro. De fato a psicologia trabalha exaustivamente considerando o fenômeno como real, a despeito de ser uma fantasia da mente, mas que, para a pessoa é real.

2o) agora, quando o fenômeno tem repercussões físicas aí não dá para dizer que seja criação mental. Por exemplo (1): uma mesa começa a rodar, levanta-se sem ponto de apoio visível até mais ou menos 2m de altura, em plena luz do dia, depois para, cai e estatela-se no chão quebrando-se em vários pedaços. Exemplo (2): em uma reunião de umbanda, uma pessoa pega um punhado de farinha de mandioca, atira-a ao ar e nenhum grão chega a atingir o chão, sumindo, como por encanto, no ar.

Queria eu ter a mente capaz disso.

Abraços

Citação de: andredcavalcante em 06 outubro, 2011, 15:41
Somente dois comentários a respeito:

1o) o fato de o fenômeno ser criação da mente não significa que ele não seja verdadeiro. De fato a psicologia trabalha exaustivamente considerando o fenômeno como real, a despeito de ser uma fantasia da mente, mas que, para a pessoa é real.

2o) agora, quando o fenômeno tem repercussões físicas aí não dá para dizer que seja criação mental. Por exemplo (1): uma mesa começa a rodar, levanta-se sem ponto de apoio visível até mais ou menos 2m de altura, em plena luz do dia, depois para, cai e estatela-se no chão quebrando-se em vários pedaços. Exemplo (2): em uma reunião de umbanda, uma pessoa pega um punhado de farinha de mandioca, atira-a ao ar e nenhum grão chega a atingir o chão, sumindo, como por encanto, no ar.

Queria eu ter a mente capaz disso.

Abraços


Ora nem mais...:)
ILYM

#81
Citação de: andredcavalcante em 06 outubro, 2011, 15:41
Somente dois comentários a respeito:

1o) o fato de o fenômeno ser criação da mente não significa que ele não seja verdadeiro. De fato a psicologia trabalha exaustivamente considerando o fenômeno como real, a despeito de ser uma fantasia da mente, mas que, para a pessoa é real.

2o) agora, quando o fenômeno tem repercussões físicas aí não dá para dizer que seja criação mental. Por exemplo (1): uma mesa começa a rodar, levanta-se sem ponto de apoio visível até mais ou menos 2m de altura, em plena luz do dia, depois para, cai e estatela-se no chão quebrando-se em vários pedaços. Exemplo (2): em uma reunião de umbanda, uma pessoa pega um punhado de farinha de mandioca, atira-a ao ar e nenhum grão chega a atingir o chão, sumindo, como por encanto, no ar.

Queria eu ter a mente capaz disso.

Abraços


é interessante o que disseste, mas é um pouco o argumento circular. concordo a 100% com o teu primeiro ponto. isso nem se põe em questão. entre muitos que mentem por inúmeras razões e muitos que foram vítimas de ilusões sensoriais, há uma percentagem que na realidade está a contar a verdade. mas daí a crer que os fenómenos relatados "realmente" aconteceram? vejamos. uma alucinação não é propriamente um espirro. não acontece todos os dias. mas o que é certo é que podem acontecer. e não é preciso estar sob o efeito de drogas nem ser "maluco" crónico e diagnosticado. há inúmeros outros factores que causam a alucinação, desde o choque emocional à sugestão. é raro haver casos de alucinação tão vívidos como a vizualização de um "fantasma" em "carne e osso". na sua maioria, as alucinações em indivíduos sóbrios e mentalmente saudáveis não passam de "sensações". viu-se um vulto, ouviu-se um ruído, sentiu-se uma "presença"... eu quando estou com muito calor (e quando o cansaço pesa) dá-me a bizarra sensação de que estou a ser abraçada por trás por braços quentes e suaves. é relativamente agradável e já várias vezes comentei com outras pessoas. que a mistura calor/sono/cansaço são para mim uns braços em meu redor. convenhamos, se eu tivesse tido uma educação religiosa ou espiritual, diria que era o meu anjo da guarda. como tive uma educação científica, o conceito que criei é apenas metafórico.

os fenómenos que descreveste no ponto dois também são muito interessantes. mas vejamos, nunca me aconteceu nenhum. se me apresentares provas deles, adoraria. embora toda a prova seja circular para o céptico. quando alguém publica supostas provas paranormais, a primeira preocupação de quem as vê é procurar uma explicação racional. assumindo até que me mostravas um vídeo de uma dessas ocorrências, sabes que eu diria que estava forjado. mesmo que ele fosse hipoteticamente verdadeiro. de todo o modo, seria uma ajuda. se quiseres contar alguma experiência que tiveste, eu teria todo o gosto em ler. sim, sabes o que vou pensar. mas gostaria na mesma de ler. por alguma razão estou aqui neste forum e não num qualquer outro.

Citação de: Paraphenomenal em 06 outubro, 2011, 15:07
Pois, não consigo aceitar essa opinião, respeito-a :)... mas como disse, é muito "mente fechada". Existem demasiados relatos para ser "obra" da nossa mente, peço desculpa, mas não acho que seja uma opção...

Paraphenomenal, eu também respeito. Como já disse acima, acredito que entre mentirosos e malucos há relatos de pessoas que realmente não sabem como explicar o que lhes aconteceu e que atribuem isso ao para-além-do-normal. Como te disse, se me acontecesse a mim, eu também viria contar aqui na esperança de encontrar alguém que me dissesse que esse fenómeno também já lhes aconteceu. Mas daí a dizer que esses fenómenos são atribuíveis a uma entidade exterior com vontade própria... tenho dificuldades em conceber tal coisa logicamente. Assim apenas por curiosidade, os fenómenos aqui que mais me interessam, querendo dizer que quase-acredito na sua existência (embora não os atribua às ditas entidades) são o fenómeno Poltergeist, OVNI e criptozoologia. Acredito, com base nas investigações que fiz, que há casos em que se presenciou uma inexistência de gravidade num espaço até à altura normal (atribuído folcloricamente a um poltergeist), objectos no céu não identificados (que o povo considera vindos de outros mundos) e críptidos (que por não se conhecerem se chamam de criaturas diabólicas e sobrenaturais).

De todo o modo, acho-te um interlocutor interessante. Evidentemente estás mais dentro deste assunto que eu. Se quiseres, envia-me uma mensagem e explica-me o porquê da tua crença no para-normal. Experiências, crenças filosóficas... o que quiseres. Como disse, não te vou chamar mentiroso nem louco, não é essa a minha abordagem. É provável que vá formular na minha cabeça possibilidades científicas, o que não quer dizer que não tente ser neutra e aprender alguma coisa. A mente abre-se. Quero abrir a minha, estou aqui à procura de boas razões para o fazer. :)



Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.


#82
apollinnaire, em 1º lugar acho que o facto de seres céptica não invalida que mais cedo ou mais tarde (ou até talvez nunca), venhas a descobrir na 1ª pessoa fenómenos como : Poltergeist, OVNI e Criptozoologia.

Confesso que pessoalmente, tirando o fenómeno OVNI(com testemunhas), nunca presenciei nada de extraordinário na 1ª pessoa, e quando digo extraordinário refiro-me a algo que possa trazer no bolso ou nas mãos, para que o mundo inteiro veja.

Mas também não sei o que se poderá dizer, de coisas do género ... Uma mulher, ter que ser segurada por 5 a 6 homens, quando tinha tendências suicidas, sendo esses homens, além de bastante fortes, altos, fisicamente essa mulher (entre outras), não teria mais força que uma senhora normal, ou então o género de essa pessoa estar amarrada à cama, por precaução, e a voz que falava dela, ser uma voz totalmente diferente, e dizer coisas deste tipo :

- " Soltem-me, que eu não lhe faço mal ...", "ponham velas nas mãos e nos pés e eu largo-as....", entre outras coisas, e então após soltarem as cordas e colocarem as velas, essa pessoa de braços abertos tal qual uma cruz, eleva-se no ar, qualquer coisa como 1mt acima da cama, e é literalmente atirada contra as paredes do quarto, e ao mesmo tempo, saem-lhe postas de sangue pela boca, onde tudo e todos os que tentam segurar-lhe ficam sujos de sangue, até que dominam esse corpo ... e ela fica inerte na cama, sem movimentos nenhuns .. e o sangue...nem vê-lo, simplesmente não estava lá... mas a nódoas negras os arranhões entre frases isso ficou durante o tempo em que o fenómeno durou.

É claro que estive por diversas vezes para contar esta e outras historias aqui no forum, mas são coisas que demoram a sarar, e a esquecer, e também, não sei todos os pormenores dos dias e meses que isto sucedeu e durou ... mas há mais ...

Apenas serve esta breve descrição para que tenhas a ideia, que nem sempre é bom que se tenha experiências em 1ª mão, para que se acredite em determinadas coisas ..., mas sim..também há mentirosos e malucos em todo o lado !!

Fica bem ...  ;)
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Citação de: Seth em 07 outubro, 2011, 07:50
apollinnaire, em 1º lugar acho que o facto de seres céptica não invalida que mais cedo ou mais tarde (ou até talvez nunca), venhas a descobrir na 1ª pessoa fenómenos como : Poltergeist, OVNI e Criptozoologia.

Confesso que pessoalmente, tirando o fenómeno OVNI(com testemunhas), nunca presenciei nada de extraordinário na 1ª pessoa, e quando digo extraordinário refiro-me a algo que possa trazer no bolso ou nas mãos, para que o mundo inteiro veja.

Mas também não sei o que se poderá dizer, de coisas do género ... Uma mulher, ter que ser segurada por 5 a 6 homens, quando tinha tendências suicidas, sendo esses homens, além de bastante fortes, altos, fisicamente essa mulher (entre outras), não teria mais força que uma senhora normal, ou então o género de essa pessoa estar amarrada à cama, por precaução, e a voz que falava dela, ser uma voz totalmente diferente, e dizer coisas deste tipo :

- " Soltem-me, que eu não lhe faço mal ...", "ponham velas nas mãos e nos pés e eu largo-as....", entre outras coisas, e então após soltarem as cordas e colocarem as velas, essa pessoa de braços abertos tal qual uma cruz, eleva-se no ar, qualquer coisa como 1mt acima da cama, e é literalmente atirada contra as paredes do quarto, e ao mesmo tempo, saem-lhe postas de sangue pela boca, onde tudo e todos os que tentam segurar-lhe ficam sujos de sangue, até que dominam esse corpo ... e ela fica inerte na cama, sem movimentos nenhuns .. e o sangue...nem vê-lo, simplesmente não estava lá... mas a nódoas negras os arranhões entre frases isso ficou durante o tempo em que o fenómeno durou.

É claro que estive por diversas vezes para contar esta e outras historias aqui no forum, mas são coisas que demoram a sarar, e a esquecer, e também, não sei todos os pormenores dos dias e meses que isto sucedeu e durou ... mas há mais ...

Apenas serve esta breve descrição para que tenhas a ideia, que nem sempre é bom que se tenha experiências em 1ª mão, para que se acredite em determinadas coisas ..., mas sim..também há mentirosos e malucos em todo o lado !!

Fica bem ...  ;)

Seth, obrigada por partilhares a tua opinião. Esse caso com a senhora, presenciaste? Era pessoa que conhecias? Eu já li muitos relatos desses. O que penso sobre as possessões são que se trata de ataques epiléticos ou psicóticos que o folclore medieval atribuiu a "demónios". Agora se essa situação realmente aconteceu, não posso oferecer explicação. Mas lá está, para mim é apenas um relato, pode ter sido deturpado... por isso te peço que me especifiques como sabes desse ocorrencia.

Essa senhora é a minha Mãe, e isto passou-se com ela e as irmãs, os homens que falo são os meus tios e o meu avô.

Na altura eram no total de 15 irmãos, a " epilepsia" que mencionas pôs Padres a correr, o meu avô na miséria,(culpa de supostos Médiuns, Videntes, Padres e afins), não foi uma situação breve, mas sim uma situação que se arrastou alguns meses, e que depois de "curada", nunca mais se manifestou, a não ser casos esporádicos de premonições que essas pessoas ficaram...talvez, já tivessem esse dom ..

Por nao poder dar outras provas do que se passou, esta foi a 1ª vez, (vá-se lá saber o porque), que falei aqui do assunto ...

Não espero que acreditem, eu só posso falar por mim .. ;)
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Citação de: apollinnaire em 06 outubro, 2011, 22:41

Paraphenomenal, eu também respeito. Como já disse acima, acredito que entre mentirosos e malucos há relatos de pessoas que realmente não sabem como explicar o que lhes aconteceu e que atribuem isso ao para-além-do-normal. Como te disse, se me acontecesse a mim, eu também viria contar aqui na esperança de encontrar alguém que me dissesse que esse fenómeno também já lhes aconteceu. Mas daí a dizer que esses fenómenos são atribuíveis a uma entidade exterior com vontade própria... tenho dificuldades em conceber tal coisa logicamente. Assim apenas por curiosidade, os fenómenos aqui que mais me interessam, querendo dizer que quase-acredito na sua existência (embora não os atribua às ditas entidades) são o fenómeno Poltergeist, OVNI e criptozoologia. Acredito, com base nas investigações que fiz, que há casos em que se presenciou uma inexistência de gravidade num espaço até à altura normal (atribuído folcloricamente a um poltergeist), objectos no céu não identificados (que o povo considera vindos de outros mundos) e críptidos (que por não se conhecerem se chamam de criaturas diabólicas e sobrenaturais).

De todo o modo, acho-te um interlocutor interessante. Evidentemente estás mais dentro deste assunto que eu. Se quiseres, envia-me uma mensagem e explica-me o porquê da tua crença no para-normal. Experiências, crenças filosóficas... o que quiseres. Como disse, não te vou chamar mentiroso nem louco, não é essa a minha abordagem. É provável que vá formular na minha cabeça possibilidades científicas, o que não quer dizer que não tente ser neutra e aprender alguma coisa. A mente abre-se. Quero abrir a minha, estou aqui à procura de boas razões para o fazer. :)



Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.



Boas!

Para começar, se quiseres, podes ler o meu tópico e aquilo que me levou a estar aqui. :)

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,9742.0.html

ILYM

Citação de: Seth em 07 outubro, 2011, 08:24
Essa senhora é a minha Mãe, e isto passou-se com ela e as irmãs, os homens que falo são os meus tios e o meu avô.

Na altura eram no total de 15 irmãos, a " epilepsia" que mencionas pôs Padres a correr, o meu avô na miséria,(culpa de supostos Médiuns, Videntes, Padres e afins), não foi uma situação breve, mas sim uma situação que se arrastou alguns meses, e que depois de "curada", nunca mais se manifestou, a não ser casos esporádicos de premonições que essas pessoas ficaram...talvez, já tivessem esse dom ..

Por nao poder dar outras provas do que se passou, esta foi a 1ª vez, (vá-se lá saber o porque), que falei aqui do assunto ...

Não espero que acreditem, eu só posso falar por mim .. ;)

Seth, não me cabe a mim acreditar nem desacreditar. Seria muito idiota da minha parte ter uma posição de tal forma extrema. Lamento muito a situação, o que quer que se tenha passado certamente foi traumático e muito complicado para ti. Aliás, nem precisamos de falar de sobrenatural. Ter uma mãe doente e acamada já é suficientemente mau para nos causar momentos de muita dor na nossa infância.

Vou colocar-te uma pergunta talvez muito desadequada. Mas diz-me, quando esses "episódios" começaram, por acaso recorreram a ajuda médica? Houve alguma vez um médico presente ou algum diagnóstico?

Paraphenomenal, obrigada, vou ler, depois falamos. :)

Citação de: apollinnaire em 07 outubro, 2011, 11:48
Seth, não me cabe a mim acreditar nem desacreditar. Seria muito idiota da minha parte ter uma posição de tal forma extrema. Lamento muito a situação, o que quer que se tenha passado certamente foi traumático e muito complicado para ti. Aliás, nem precisamos de falar de sobrenatural. Ter uma mãe doente e acamada já é suficientemente mau para nos causar momentos de muita dor na nossa infância.

Vou colocar-te uma pergunta talvez muito desadequada. Mas diz-me, quando esses "episódios" começaram, por acaso recorreram a ajuda médica? Houve alguma vez um médico presente ou algum diagnóstico?

Paraphenomenal, obrigada, vou ler, depois falamos. :)

Talvez me tenha explicado mal, a minha mãe é doente, mas de coisas típicas da idade, e nunca foi acamada, foi é forçada a estar amarrada, para que não se magoasse, e sim, como disse antes, foram feitos todos os esforços para resolver a questão na altura´.

Os episódios começaram de repente, mas os "queridos" Médicos e o "queridos" Padres (claro que não é regra, mas com aqueles foi..) , corriam casa a fora, mais rápido do que coelhos, e não voltavam ...

Deixa-me dizer, que isto passou em África, e como referi antes não presenciei na 1ª pessoa, pois não era nascido na altura, mas é lógico que não posso dizer que, entre 14 irmãos (alguns casados), os meus Avós, e até um medico de família, (que nunca fugiu, embora não soubesse resolver a questão), que era o recentemente falecido Dr. M. Palha ( Mem Martins- Sintra), sejam mentirosos e que ninguém diria o contrario, caso houvesse mentiras pelo meio.
Apenas evitam e não falam nesses assuntos , pois marcou a família e tornou-se em Tabu !!

O meu Avô, só não perdeu as terras que tinha, pois tudo o resto, foi para pagar, a quem nada fez, porque quem ajudou e resolveu nada cobrou ... (paradoxo), mas é verdade !!

Claro que não chamo "idiota " a quem não acredita, apenas digo, que por não acreditarem , não anseiem por sentir por experiência própria, pode não ter o fim ou o resultado desejado ...
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Citação de: Seth em 09 outubro, 2011, 08:28
Talvez me tenha explicado mal, a minha mãe é doente, mas de coisas típicas da idade, e nunca foi acamada, foi é forçada a estar amarrada, para que não se magoasse, e sim, como disse antes, foram feitos todos os esforços para resolver a questão na altura´.

Os episódios começaram de repente, mas os "queridos" Médicos e o "queridos" Padres (claro que não é regra, mas com aqueles foi..) , corriam casa a fora, mais rápido do que coelhos, e não voltavam ...

Deixa-me dizer, que isto passou em África, e como referi antes não presenciei na 1ª pessoa, pois não era nascido na altura, mas é lógico que não posso dizer que, entre 14 irmãos (alguns casados), os meus Avós, e até um medico de família, (que nunca fugiu, embora não soubesse resolver a questão), que era o recentemente falecido Dr. M. Palha ( Mem Martins- Sintra), sejam mentirosos e que ninguém diria o contrario, caso houvesse mentiras pelo meio.
Apenas evitam e não falam nesses assuntos , pois marcou a família e tornou-se em Tabu !!

O meu Avô, só não perdeu as terras que tinha, pois tudo o resto, foi para pagar, a quem nada fez, porque quem ajudou e resolveu nada cobrou ... (paradoxo), mas é verdade !!

Claro que não chamo "idiota " a quem não acredita, apenas digo, que por não acreditarem , não anseiem por sentir por experiência própria, pode não ter o fim ou o resultado desejado ...

muito interessante, Seth. bom, não, eu não disse que queria que "algo" me acontecesse. antes pelo contrário. feliz sou eu desde que nada me aconteça. apenas estava a usar o ditado popular; inocente até que prova se encontre. isto é. inocente até que EU encontre prova. talvez nunca, talvez já amanhã.

o teu relato é interessante por uma razão. porque comporta muitas testemunhas e, a ser fidedigno, relata um situação cientificamente impossível. ou seja, quando me descreveste que ela se "elevava" da cama cerca de um metro. eu consigo encontrar explicações científicas para muita coisa. espasmos, convulsões, psicose, epilepsia... o cuspir/vomitar sangue é coesivo com uma hemorragia interna ou tuberculose. e ambos poderiam explicar um febre altíssima, delírio (que poderia explicar as alterações de voz, dizer coisas bizarras), convulsões, alteração do rosto devido à temperatura muito elevada... a "força" desumana que descreveste não é forçosamente inexplicável. não sei se já viste um epilético em convulsão mas posso-te dizer que não precisa de ser uma frágil menina para precisar de uma equipe de médicos a segurá-lo. se isso se passou em África, isso também pode explicar parte da interpretação que foi feita. em África é muito comum pois os populares são muito supersticiosos e tendem a não estar tão sensibilizados para a medicina moderna como nós. a minha avó viveu em África e posso-te dizer que conta coisas estranhíssimas ditas por médicos locais.

é uma explicação, mas não explica tudo o que contaste. se me permites, vou colocar-te algumas questões nos pontos que penso serem relevantes;

Em que ano isso se passou?
Em que país africano?
Que idade tinha a tua mãe?
Quais as doenças, ao certo, de que a tua mãe sofre/sofria?
Como foi a conclusão do caso? Quem a "curou" e como?
A tua mãe é praticante ou crente nalguma religião?
Ela foi criada num seio religioso?
Algum médico apresentou um possível diagnótico?
Ela chegou a ser levada a algum hospital/consultório médico? Ou os médicos vinham a casa?
Ela alguma vez relatou esse episódio a um médico, posteriormente?
Há história de epilepsia ou psicose na família?
Há alguma testemunha ocular viva que eu pudesse contactar?


#89
Amigos,

Párem, informem-se e estudem para que não escrevam tanto disparate. Nós não somos todos iguais, contrariamente ao que dizem por aí. Não tentem desacreditar quem vos informa, porque perdem o vosso tempo e confundem quem se quer informar sobre a matéria.Não desclassifiquem e desvalorizem o que não conhecem.
Aos cientistas só é permitido conhecerem o que convém na época à sociedade.

Todos nós somos espíritos temporariamente usufruindo de um corpo feito de matéria terrena. Portanto, antes dos corpos já os espíritos existiam. Não percam o pouco tempo de vida terrena que têm vendo futebol, política e telenovelas e procurem os locais certos para se instruírem e compreenderem como funciona a natureza; a natureza que o homem está destruindo ganânciosamente!

Para terminar: jamais aceitarei tal semântica desprestigiante do mundo espiritual, porque: sou espírita, médium, doutrinador e todos os dias contacto com os espíritos.

Vivam e aprendam a viver a vida terrena, com: caridade, tolerância, altruísmo, sinceridade, alterismo, humildade e amor.


Recebam um abraço cheio de Luz.


Espíritus


Mensagem alterada devido à falta de utilização do Verificador Ortográfico
Espíritus. Sou Médium Curador. Faço tratamentos espirituais presenciais e por PSICOCINÉSIA.