Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Provas Científicas que Atestam a Existência de Espíritos
    Iniciado por Lunática
    Lido 56.470 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Deixem-me tentar colocar as coisas em foco:

1. O que é o Espírito? Qual o seu conceito? De que estamos a falar? O que é este objeto de estudo?

Essa é a questão pela qual devemos primeiro nos entender.

Note-se que qualquer ciência parte de um problema (ou um fenômeno) a partir do qual se fará o estudo. As "provas" são apenas uma das etapas do processo e somente acontece bem após a definição do problema...

2. Provas científicas da existência do espírito é IMPOSSÍVEL.

Esta frase está cheia de pré-conceitos, justamente a 1a questão aqui levantada. Dependendo do que você entende por Espírito é provável ou não. É observável ou não. É questão de crença ou não.

Gostaria de propor então que definíssemos um problema para estudo. O que você entende que seja o Espírito?

Abraços

M.M
Quem são os Espíritos do Espiritismo?

O Espiritismo moderno nasceu em 1848, nos Estados Unidos, onde John D. Fox e sua família presenciaram barulhos sobrenaturais em sua casa, em Hydesville, Nova Iorque.

O movimento tomou rapidamente uma grande extensão, passou á Europa, e encontrou na França um zeloso defensor na pessoa de Hippolyte Rivail, nome de Allan Kardec.

Em resumo, o Espiritismo é uma crença que admite a existência de espíritos desencarnados (os mortos) e a possibilidade de comunicação com eles. Nasce assim, um conceito particular do ser humano. Com efeito, os espíritas acreditam que o homem compõe-se de três elementos: o corpo material, a alma espiritual que, por natureza, não pode perecer e, entre estes dois elementos, uma terceira realidade chamada corpo astral.   

Na realidade o espiritismo não é senão uma hábil adaptação de doutrinas e práticas muito antigas (Gênesis 3:1-5) ás exigências da vida e pensamentos modernos.

Ainda que seja difícil estabelecer uma classificação dos fenômenos pelos quais se manifestam os chamados "espíritos desencarnados", distingue-se um conjunto de:

    Fenômenos Físicos (mesas rodantes, levitação, rapsodomancia[1], movimentos á distância, fenômenos luminosos, magnéticos e elétricos, barulhos, gritos, vozes, etc.).

    Fenômenos Fisiológicos (sono magnético, isensibilidade, materializações e desmaterializações, etc.).

    Fenômenos Psicológicos ou Fisiológico-psicológicos (clarividência, lucidez, predições, tipologia, aparições, fantasmas, linguagem e escrita automáticas, etc.).

Quanto á proveniência desses fenômenos, deve-se distinguir aqueles que são fraudes (mais ou menos a metade), os que são de ordem natural e os que são verdadeiramente sobrenaturais. 

Quem são os Espíritos do Espiritismo?


Neste momento surge a pergunta: "Se os mortos estão inconscientes e não podem comunicar-se conosco, quem são os espíritos do espiritismo?" A resposta pode ser dura, mas como servo de Deus, e alguém que se preocupa com seu bem-estar e felicidade eterna, tenho de lhe informar.

De acordo com a Bíblia, os espíritos que se comunicam com as pessoas nas sessões espíritas, não são de pessoas mortas, mas sim de demônios. "Porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo- Poderoso" (Apocalipse 16:14) Estes seres são anjos caídos que acompanharam lúcifer (satanás ou diabo) na rebelião contra Deus.

Deus nos adverte: "Não vos voltareis para os necromantes (quem consulta os "mortos"), nem para os adivinhos; não os procureis para serdes contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus" (Levítico 19:31) 

E continua: "Quando alguém se virar para os necromantes e feiticeiros, para se prostituir com eles, eu (o próprio Deus é quem está dizendo isto!) me voltarei contra ele e o eliminarei do meio do seu povo..." (Levítico 20:6)

O objectivo de satanás, através do espiritismo, é enganar as pessoas. Ele sabe que, se conseguir fazer com que uma pessoa acredite que está conversando com um ente que faleceu, facilmente introduzirá na pessoa a falsa crença de que podemos consultar mortos, fazendo assim que o praticante aceite as falsas doutrinas por ele ensinadas e se afaste de Deus. (a pessoa que consulta espíritos normalmente não tem tempo para Deus. Leia Isaías 8:19,20)

Como Deus considera a prática de consultar "mortos"?

Leia com atenção o verso abaixo:

"Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador , nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor... (Deuteronômio 18:10-14)

Podemos ver, com esta declaração do criador, que Ele abomina (repugna, detesta) o consultar aos mortos, pois quem está falando nos centros espíritas não são espíritos de pessoas, mas sim anjos maus.

Se o espiritismo fosse algo bom, será que Deus iria proibir? Claro que não, pois o Senhor "nenhum bem sonega aos que andam retamente" (Salmo 84:11)

Deus odeia o espiritismo, mas ama muito os espíritas. Ele está disposto a ajudar-lhes a se libertarem do inimigo. É só pedir, e ele dará o socorro.

Se estas vozes não são das pessoas que morreram, como é que ouço exatamente a voz de meu parente ou amigo que morreu quando estou numa sessão espírita ?

Os anjos são uma ordem de seres sobre-humanos que têm o poder da "personificação", isto é, conseguem assumir a forma e a aparência de seres humanos, e podem usar homens como médiuns, por meio dos quais falam (leia Gênesis 18:1-35; Juízes 6:22; 13:21; Hebreus 13:2). O anjo de Deus que obstruiu a passagem de Balaão lhe falou por intermédio de uma jumenta (Números 22:21-25) e satanás falou a Eva por intermédio de uma serpente (Gênesis 3:1-4). Podemos ver que, além de imitar a forma humana, os anjos podem falar através de outras criaturas, inclusive por meio de seres humanos.

Como os demônios estão sempre acompanhando a vida das pessoas para as destruir (não o fazem porque Deus não deixa), eles facilmente aprendem o tom de voz das pessoas e inclusive sabem até onde elas guardam objetos de uso pessoais. É por isso que, ao conversar com um a pessoa em uma sessão, eles sabem até o local onde o falecido guardou algum pertence ou coisa parecida. Esses anjos maus têm o poder até de imitar o "cheiro do perfume" usado pelo morto enquanto estava vivo, e muitas coisas mais.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o esposo de uma senhora escocesa foi considerado como "desaparecido" durante um ação militar. A esposa esperou e orou pelo regresso do marido, mas parecia certo que ele havia morrido. Amigos bem intencionados convidaram-na a assistir uma sessão espírita, na qual ela procuraria estabelecer contato com "ele". 

Ela foi e ficou assombrada ao ver um aparição que muito se assemelhava ao marido. Conversaram, e "sua" voz revelava o mesmo timbre familiar. Ela emocionou-se enquanto "ele" trouxe à tona na conversa muitos assuntos íntimos. Qual não foi, entretanto, a surpresa e a confusão desta senhora quando, após alguns meses, o marido apareceu repentinamente em casa, gozando de perfeita saúde. Nem mesmo havia sido ferido em batalha !!!

Muito em breve, não apenas umas poucas pessoas, como esta mulher, mas o mundo inteiro – todos os que confiaram na falsidade – dar-se-ão conta de que foram enganados pelo príncipe do mal. Será, então, demasiado tarde para aceitar a graça de Deus.

Se você ainda não se encontra ao lado de Deus, receba sua Graça AGORA. "eis agora o dia da salvação" (II Coríntios 6:20). Tudo o que você necessita, é dizer: "Senhor, aceito a Jesus Cristo como meu Salvador pessoal. Concede-me força para crer em sua Palavra e para andar corretamente no caminho". Você não pode comprar a salvação, mas pode recebe-la como um Dom gratuito de Deus. A partir daí, não importa o que lhe reserve o futuro, você será sempre um filho ou filha de Deus. 

Fonte: Escola Bíblica
Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou.
(Albert Einstein)

Olá André

Os fenómenos espirituais e a mediunidade existem de sempre. Allan Kardec, que era um pedadogo, do séc. XIX. Foi ele o primeiro a observar, estudar e a registar os fenómenos espirituais, de um forma sistemática, próxima do método cientifico. Ele fez uma série enorme de perguntas aos espíritos, que lhe responderam directamente, por intermédio de vários médiuns, e através de outros centros de investigação espalhados pelo mundo, com que ele se correspondiam, para conferir, tanto quanto possível, as respostas.   

Segundo os próprios espiritos:

O universo é constituído pelas seguintes componentes essenciais:

- Espirito;
- Matéria;
- Uma espécie de matéria mais subtil de uma natureza intermédia entre o espirito e a matéria;
- Acima de tudo, Deus: inteligência Suprema, Causa Primeira de todas as coisas.

Nós humanos somos constituídos por:

- Um espirito individual e eterno (Parte inteligente, essencial e imortal do ser humano);
- Um Corpo de carne - provisório, óbviamente;
- Um Corpo espiritual ou perispirito (corpo intermédio, imortal entre o espirito e a carne, que acompanha sempre o espirito);

Quando morremos (desencarnamos) somos constituídos por:

- Um espirito individual e eterno (Parte inteligente, essencial e imortal do ser humano);
- Um Corpo espiritual ou perispirito (corpo intermédio entre o espirito e a carne, que acompanha sempre o espirito);

Usa-se o termo "espirito" tanto para designar o "espirito" atrás definido, como para designar o conjunto: espirito+corpo espiritual.

Portanto aquilo que procurámos é o que nós mesmos somos.

Aquilo que eventualmente podemos detectar nos desencarnados é o corpo espiritual ou perispirito, que tem uma forma que pode variar segundo a vontade do espírito. Normalmente apresenta-se com uma forma semelhante à do seu corpo de carne na última encarnação.

Os médiuns são pessoas mais sensíveis às impressões do perispirito do desencarnado ou do encarnado. O médium de efeitos físicos têm uma constituição física que permite aos desencarnados estabelecer uma cooperação entre o seu perispirito e o do médium, de modo a interagir com a matéria. Assim, os espíritos podem tornar-se visíveis ou até palpáveis. O médium vidente vê o perispirito do desencarnado, mas as outras pessoas não o vêem.     

Se aceitarem como hipótese e objecto de estudo, as definições anteriores (podem fazer download dos livros de Kardec em www.adeportugal.org, e também entrevistas dadas à comunicação social sobre este assunto), podemos partir dessa base de trabalho.               

bem hajam

#63
Obrigado M.M. por sua participação.

Mas por favor, faça um resumo do que dizer: afinal o que é o Espírito?
Tente resumir em um único parágrafo: e importante no método científico definir-se claramente o problema.

Abraços e no aguardo.

Obrigado _vitor_ por sua participação.

Talvez você quisesse responder à M.M. Mas, por favor, faça um resumo do que dizer: afinal o que é o Espírito?
Tente resumir em um único parágrafo: é importante no método científico definir-se claramente o problema.

Abraços e no aguardo.



Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.



Olá

As definições não têm de ter a dimensão de um paragrafo, para serem válidas. Para além disso não existe definição cientifica de espírito, que seja aceite pela maioria da comunidade cientifica mundial. Sendo assim, do ponto de vista cientifico, são entidades hipotéticas.

Para mim os espíritos existem, pois tenho evidências pessoais disso. Simplesmente não são evidências que eu possa dar a ninguém, que não dependam da minha própria palavra e interpretação. Conheço muitas pessoas que têm evidências pessoais dos espíritos, e sei de cientistas que dizem ter evidências cientificas experimentais. Como a veracidade das evidências cientificas cabe aos cientistas demonstrar, não a mim, e como a maior parte da comunidade cientifica mundial não afirmou nem negou essas evidências, parece-me que é necessário que a ciência investigue melhor antes de se poder pronunciar.       

Mas mesmo assim, vou tentar definir o que são espíritos e espírito:

- Os espíritos são os seres inteligentes da Criação, para além de Deus (A Inteligência Suprema, Causa primeira de Todas as Coisas). São imortais, constituídos pela essência inteligente (a que usualmente chamamos tb espírito - é pena não se usar outra palavra) e pelo corpo espiritual ou perispirito, tb imortal.
- Podem associar-se provisoriamente a corpos de carne, nesse caso dizemos que se trata de um espírito encarnado, como é o caso dos seres humanos da Terra. Nos restantes casos dizem-se espíritos desencarnados, ou simplesmente espíritos.
- Os espíritos desencarnados podem comunicar com os encarnados, em condições espaciais. Em estado normal de consciência e em vigília, nós, espíritos encarnados da Terra, estamos limitados ao uso do cérebro do corpo de carne para percepcionar a realidade exterior e manifestarmos a inteligência que é característica do espírito, por meio do cérebro. A nossa memória está normalmente limitada à memória cerebral. Em estados alterados de consciência a nossa percepção da realidade exterior pode alterar-se e podemos ter acesso à memória do espírito, que inclui vivências para além desta encarnação.     

bem hajam

#65
Vítor o que dizes para mim não tem grande lógica, estas a dar uma definição de uma coisa que não tens a certeza do que é ou realmente existe. O ponto de partida será analisar os fenomenos e ver o que os causa, o que me parece que acontece e que muitos ( criam na cabeça o tal "espírito " e depois associam todos os fenómenos inexplicáveis a eles, e quando esses fenómenos são cientificamente testados e provados deixam de ser fonte dos espíritos. E na minha opinião enquanto as pessoas acreditarem cegamente que os espíritos existem e tentem relacionar os fenomenos com eles nunca chegaremos a lado nenhum ! Afinal o que são espíritos ? Eu acho que sei, são a explicação que nos "inventamos" sim foi inventada para explicar o inexplicável. Já vieram para aqui falar em Deus e essas coisas todas, mas estão a basear-se em que para afirmarem isso ? Ainda nem sequer se sabe o que é um espírito, mas no entanto já se fala em espíritos maus em espíritos bons. Acredito que sim esses fenómenos existem, mas não me venham com historieta da bíblia

ps: digo que foram inventados porque as pessoas testemunharam esses fenómenos como não conseguiram chegar a uma conclusão dizem que são "fantasmas", e eu pergunto-me como posso eu dizer que foi um fantasma se eu nem sequer sei o que é um, dai eu dizer que foram inventados. E nem sequer se sabia se realmente esse fantasmas eram os responsáveis pelos fenómenos já se estava a falar de demónios, e anjos e essas coisas todas, mas estão a bazerar-se em que ? Nada mais que a imaginação.

Dai a grande diferença da igreja para a ciência, enquanto a ciência procura, estuda e analisa esses fenómenos  a igreja cria historias para os explicar. a ciência faz referencia a factos a igreja cria factos sem sequer pensar que podem não fazer sentido algum



Eu acredito que mesmo que a ciencia prove a existencia de fantasmas, nao vao gritar isso pro mundo saber. Ja imaginaram quantas polemicas ia desencadear? desde como surgiu a existencia do universo ate a verdade sobre o que acontece apos a morte. Por isso preferem o misterio, do que a verdade polemica.  :)
B.S

Sim isso é sempre uma possibilidade, e não a podemos excluir.. Afinal de contas nos não fazemos a mínima ideia do que eles já descobriram e mantém em segredo. Alias existem áreas secretas espalhadas por todo mundo e esconde la segredos agora o que

Citação de: BrunaBr em 27 setembro, 2011, 20:01
Eu acredito que mesmo que a ciencia prove a existencia de fantasmas, nao vao gritar isso pro mundo saber. Ja imaginaram quantas polemicas ia desencadear? desde como surgiu a existencia do universo ate a verdade sobre o que acontece apos a morte. Por isso preferem o misterio, do que a verdade polemica.  :)


Tens razão... depois apareciam os fantasmas das amibas, dos dinossauros e afins e ia ser uma carga de trabalhos....

Citação de: jonrok em 27 setembro, 2011, 18:20
(...)O ponto de partida será analisar os fenomenos e ver o que os causa, o que me parece que acontece e que muitos ( criam na cabeça o tal "espírito " e depois associam todos os fenómenos inexplicáveis a eles, e quando esses fenómenos são cientificamente testados e provados deixam de ser fonte dos espíritos.

Bem, bem... O problema é que o Espírito não foi inventado. Desde que a linguagem humana existe, provavelmente, há uma referência ao Espírito, o problema volto a dizer é o que você quer dizer quando fala a palavra Espírito. Dependendo o contexto significa coisas muito diferentes. Por exemplo: o Espírito é a mente. Isso é uma definição válida. Para o materialismo então, o Espírito é efeito (a mente é efeito) das segregações cerebrais (logo o cérebro é a causa).
Outra definição: o Espírito é tudo aquilo que não é material (p.ex. inteligência, amor etc.). Novamente, para o materialismo, o Espírito, nessa concepção, é efeito das segregações hormonais (o amor nada mais seria que uma reação química que gera uma descarga de adrenalina e outra de serotonina no sangue), etc.

Citação
Afinal o que são espíritos ? Eu acho que sei, são a explicação que nos "inventamos" sim foi inventada para explicar o inexplicável.

Veja que esta sua definição é tão boa quanto qualquer outra. O Espírito será então a explicação "temporária" de um fenômeno qualquer que ainda não está devidamente esclarecido. Do ponto de vista da ciência é uma ótima explicação.

Citação
Já vieram para aqui falar em Deus e essas coisas todas, mas estão a basear-se em que para afirmarem isso ?

Aqui você se contradisse: se basearam no fato de não haver uma explicação melhor, na altura, para um fenômeno. Por exemplo: não se sabia da existência da gravidade e, na Grécia antiga, então criaram o Deus Atlas que carregava a Terra. Ora, essa explicação é tão boa quanto a gravidade de Newton ou de Einstein, apenas uma maneira diferente de ver o problema. Note que hoje não nos satisfaz e preferimos a lei de gravitação de Newton ou a da Relatividade geral de Einstein.

Citação
Ainda nem sequer se sabe o que é um espírito, mas no entanto já se fala em espíritos maus em espíritos bons. Acredito que sim esses fenómenos existem, mas não me venham com historieta da bíblia

Por isso eu questionei anteriormente qual a definição que iríamos discutir de Espírito!

Abraços

So o fato de discutir sobre a existencia ou nao de espiritos causa uma certa polemica, imaginem se fosse comprovado que eles realmente existem?   ::)
B.S

Citação de: amon293 em 28 setembro, 2011, 22:54
vai-me desculpar mas aqui é uma questão de falta de informação ou informação errada.
enquanto que os gregos inventaram e criaram um deus para segurar a terra (a ironia de inventar um deus...) o que isaac newton e einstein fizeram foi desvendar mistérios que nos assolavam há imensos anos, descodificando fenómenos na terra e no universo através de fórmulas matemáticas com previsões exactas e precisas, ou seja, eles conseguiram de facto explicar o que é a força da gravidade e como ela funciona.
e a forma como fizeram, satisfaz a esmagadora maioria da comunidade científica e por isso é ensinada nas escolas e universidades.
a questão não passa pela preferência, mas sim porque até prova contrária, estas são as teorias mais sólidas que têm resistido ao tempo.

Acho melhor você ver algum texto sobre mitos e mitologia na filosofia, aí a gente pode chegar a algum lugar sobre o porque de os gregos terem criado deuses e a mitologia para explicar o mundo. Não vou discutir isso porque em qualquer livro de filosofia do secundário você encontra essa informação.
Sobre Newton, belo trabalho, mas veja bem, ele inventou a gravidade! Não existe força da gravidade, o que existe é a aceleração no tecido espaço tempo devido a massa. Explicando melhor: se você estiver "parado" em algum referencial próximo a uma grande massa (a Terra por exemplo), a curvatura do espaço-tempo faz uma "mágica", como o tempo flui, você está automaticamente em movimento em relação aquela curvatura, então diz-se que você cai no poço de potencial, dando a impressão, devido a aceleração, da existência de uma força que "empurra" para baixo (para o centro da massa).

Note que essa última definição é de Einstein. Como eu disse, e parece que você não entendeu, hoje preferimos a explicação de Einstein que a de Newton e esta em relação aos dos gregos, isso porque nos satisfaz a racionalidade de nossa época.

Sobre a duração dessas "verdades inquestionáveis" da ciência (contradição porque não há verdade inquestionável na ciência), as explicações dos gregos duraram uns 1000 anos, de Newton, 400, de Einstein não conta100 (e já há gente o questionando!). Antiguidade ou duração não fazem de uma teoria uma verdade na ciência.

É assim mesmo que a ciência evoluiu!

Abraços

Olá amigo jonrok

CitaçãoVítor o que dizes para mim não tem grande lógica, estas a dar uma definição de uma coisa que não tens a certeza do que é ou realmente existe.

Amigo, se queres dizer que eu não consigo provar-te que os espíritos existem, concordo. Não só não consigo, como não é meu objectivo conseguir. Contudo, cá para mim, tenho a certeza de que eles existem. Sendo uma realidade cujo conhecimento modificou muito positivamente a minha forma de ver a vida, tenho gosto em a divulgar. Mas nunca tentando impingir nada. Sou a favor da livre expressão e aconselho toda a gente a pensar pela própria cabeça. Infelizmente nem sempre é assim...

Uma definição é um conceito abstracto. Não implica uma realidade objectiva. Facilmente consegues explicar a qualquer pessoa o que significa "dragão cor de rosa", não tendo os dragões cor de rosa que existir para as pessoas compreenderem o que isso significa. Se tivesses definido dragões azuis, contudo, esses já teriam realidade física (adeptos do FCP - risos).

CitaçãoO ponto de partida será analisar os fenómenos e ver o que os causa, o que me parece que acontece e que muitos ( criam na cabeça o tal "espírito " e depois associam todos os fenómenos inexplicáveis a eles, e quando esses fenómenos são cientificamente testados e provados deixam de ser fonte dos espíritos. E na minha opinião enquanto as pessoas acreditarem cegamente que os espíritos existem e tentem relacionar os fenomenos com eles nunca chegaremos a lado nenhum !

Existem muitos factos que apontam para a existência de espiritos. Lá por tu não teres conhecimento de um facto ele não deixa de existir. A ciência tem desmascarado muitas superstições infundadas e fraudes, felizmente. Mas isso não significa que tudo sejam fraudes ou superstições. Se os tribunais condenam homens por homicídio, não vamos pensar que todos os homens são homicidas...As generalizações infundadas também conduzem a mitos.

A obra de Allan Kardec, por exemplo, fundamenta-se em factos. Kardec partiu do facto para a explicação e não o oposto.

Há evidências cientificas que são coerentes com o conceito de reencarnação, como os casos confirmados de crianças que alegam lembrar-se de uma vida anterior que não tinham como conhecer. Há os casos de quase-morte. Casos de pessoas em paragem cardíaca, sem actividade cerebral detectada pelos equipamentos, que, mais tarde descrevem o que se passou na sala de operações.         

CitaçãoAfinal o que são espíritos ? Eu acho que sei, são a explicação que nos "inventamos" sim foi inventada para explicar o inexplicável. Já vieram para aqui falar em Deus e essas coisas todas, mas estão a basear-se em que para afirmarem isso ? Ainda nem sequer se sabe o que é um espírito, mas no entanto já se fala em espíritos maus em espíritos bons. Acredito que sim esses fenómenos existem, mas não me venham com historieta da bíblia

ps: digo que foram inventados porque as pessoas testemunharam esses fenómenos como não conseguiram chegar a uma conclusão dizem que são "fantasmas", e eu pergunto-me como posso eu dizer que foi um fantasma se eu nem sequer sei o que é um, dai eu dizer que foram inventados. E nem sequer se sabia se realmente esse fantasmas eram os responsáveis pelos fenómenos já se estava a falar de demónios, e anjos e essas coisas todas, mas estão a bazerar-se em que ? Nada mais que a imaginação.

Dai a grande diferença da igreja para a ciência, enquanto a ciência procura, estuda e analisa esses fenómenos  a igreja cria historias para os explicar. a ciência faz referencia a factos a igreja cria factos sem sequer pensar que podem não fazer sentido algum

Tens toda a razão em não crer no Deus antropomórfico que as religiões nos apresentam. Trata-se de um Deus com características humanas, incluindo os defeitos e qualidades, vingativo, julgador.

Os espiritos, que tu dizes que não existem, inquiridos sobre o que significa Deus, responderam a Allan Kardec:

- Deus é a inteligência Suprema, Causa Primeira de todas as coisas.

A Bilbia é um livro escrito por homens, que viveram há milénios, ainda mais atrasados do que nós. Contudo há uma grande diferença entre o antigo testamento e o novo testamento.

Jesus de Nazaré foi um homem muito especial. Mesmo que não se seja crente, temos de reconhecer nas palavras que lhe são atribuídas uma sabedoria notável. Acontece que, a maioria das pessoas conhece Jesus pela boca da igreja católica e afins, e não pela leitura directa dos livros.   

Se queres encontrar factos, tens de os procurar e investigar, já que a ciência investiga muito pouco nessa área. A ciência não afirma nem desmente a existência dos espiritos, embora alguns eminentes cientistas interpretem assim os factos. A ciência não inventa factos, mas engana-se frequentemente na explicação dos mesmos. As teorias da ciência estão em evolução constante. A maioria de nós, cidadãos comuns, não tem qualquer possibilidade de confirmar minimamente grande parte das teorias da ciência. Também aí temos de ser crentes no que as pessoas nos dizem. O ser humano tem de saber conviver com a dúvida, caso contrário enlouquece, porque a certeza absoluta não é alcançável em nada, na vida.

bem hajas

Citação de: jonrok em 27 setembro, 2011, 18:20
Vítor o que dizes para mim não tem grande lógica, estas a dar uma definição de uma coisa que não tens a certeza do que é ou realmente existe. O ponto de partida será analisar os fenomenos e ver o que os causa, o que me parece que acontece e que muitos ( criam na cabeça o tal "espírito " e depois associam todos os fenómenos inexplicáveis a eles, e quando esses fenómenos são cientificamente testados e provados deixam de ser fonte dos espíritos. E na minha opinião enquanto as pessoas acreditarem cegamente que os espíritos existem e tentem relacionar os fenomenos com eles nunca chegaremos a lado nenhum ! Afinal o que são espíritos ? Eu acho que sei, são a explicação que nos "inventamos" sim foi inventada para explicar o inexplicável. Já vieram para aqui falar em Deus e essas coisas todas, mas estão a basear-se em que para afirmarem isso ? Ainda nem sequer se sabe o que é um espírito, mas no entanto já se fala em espíritos maus em espíritos bons. Acredito que sim esses fenómenos existem, mas não me venham com historieta da bíblia

ps: digo que foram inventados porque as pessoas testemunharam esses fenómenos como não conseguiram chegar a uma conclusão dizem que são "fantasmas", e eu pergunto-me como posso eu dizer que foi um fantasma se eu nem sequer sei o que é um, dai eu dizer que foram inventados. E nem sequer se sabia se realmente esse fantasmas eram os responsáveis pelos fenómenos já se estava a falar de demónios, e anjos e essas coisas todas, mas estão a basear-se em que ? Nada mais que a imaginação.

Dai a grande diferença da igreja para a ciência, enquanto a ciência procura, estuda e analisa esses fenómenos  a igreja cria historias para os explicar. a ciência faz referencia a factos a igreja cria factos sem sequer pensar que podem não fazer sentido algum




Esta resposta, na minha opinião, tem pouca lógica dado que tem como base a ausência de informação ou investigação sobre um tema... como deve saber, existem diversos relatos de pessoas que viram "coisas", podemos chamar-lhe de fantasmas ou espíritos, mas o que é um facto é que existe algo que ainda não foi explicado... penso que a solução não passa por dizer que todos nós inventamos isso só para explicar o inexplicável.... a ciência procura? penso que a ciência não se preocupa o suficiente com isso, infelizmente. Atenção, não tenho qualquer religião e não defendo nenhuma, mas também digo que espíritos ou fantasmas não têm algo a ver com isso directamente, porque é que haveriam de ter?!

Tenho apenas a mente aberta para algo que possa ser descoberto e nunca a fecho a dizer que não é e que não é possível algo. :)
ILYM

discordo. acredito em fenómenos da mente que lhe são intrínsecos, psiquiatricos ou espirituais. a ser, um deus será um deles, é um exemplo espiritual. mas não creio que nenhum destes fenómenos nos seja exterior ou possua uma vontade e uma autonomia. nós damo-nos ao fenómenos, emprestamo-nos a ele, incubamo-lo na nossa consciência como quem cria uma segunda personalidade e depois se convence que é habitado por dois eus.

atenção que ciência não é o forçosamente o oposto de espiritualidade. dizer que eu sofro de uma perturbação de múltipla personalidade não quer dizer que eu não seja habitada por dois eus. a questão é que nenhum deles veio do exterior.

o argumento da prova é uma falsidade em método científico. só por nunca se ter descoberto um unicórnio, isso não quer dizer que ele não exista. mas isso também não constitui qualquer passo no sentido de defender a sua existência.