Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.448
Total de tópicos
26.915
  • Provas Científicas que Atestam a Existência de Espíritos
    Iniciado por Lunática
    Lido 56.557 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Olá a todos.

Esse é a minha primeira postagem.

Quero parabenizar o site. É interessante ter um lugar para se discutir com mente aberta a paranormalidade.

Sobre as provas científicas da existência do espírito, somente queria comentar que já está provado a muito tempo. Mas o que há hoje é um problema de definição. Se você achar que espírito é igual a fantasma então cai no ridículo da ciência, mas se considerar o espírito como a mente do homem que sobrevive ao corpo após a morte, esse sim é matéria séria e pode sim ser estudado em laboratório, tanto quanto se estuda o próprio ser humano psicológico.

Abraços

André Cavalcante

Citação de: Alex em 18 agosto, 2009, 00:11
Exactamente.. porque é que é tão fácil mostrar que o ar existe, enquanto que mostrar que  fantasmas existem é tão difícil que provavelmente ainda estamos no mesmo ponto que há 100 anos atrás?


Porque se calhar...não existem da forma que se quer que existam.
Alguém falou no teste de Randi, e bem.
Porque é que NUNCA mas NUNCA conseguiram prová-lo?

Eu já assisti a coisas que me fazem ter mente aberta. Mas não é a tudo. Nem a fotos manipuladas, nem vídeos feitos em casa, nem sujidades em lentes a que chamam orbes etc etc.
Exorcismos acredito e tenho bons motivos para o fazer.
Mas num exorcismo ou na presença de alguém que manifesta estar possuido, não vês orbes nenhumas, não vez "fantasmas" nenhuns. Só vês e ouves fisicamente o que lá está.

Não podemos esquecer que o factor "quero acreditar" é 99% do responsável por isto

Citação de: Commendatore em 26 abril, 2011, 11:58
Não podemos esquecer que o factor "quero acreditar" é 99% do responsável por isto

Discordo disso, e posso mostrar. Se tu dizes que tens mente aberta, então será fácil entender isso:

Como você prova a existência do átomo? Não há maneira de "ver" o átomo, nem de sentí-lo de qualquer forma (nossos sentidos simplesmente não se prestam para isso). Ele só é estudado pelos seus efeitos sobre outros fenômenos. A mesma coisa acontece com o espírito. Não há como "ver" diretamente porque o nosso aparelho visual é simplesmente limitado, mas há um número significativos de fenômenos que só conseguem sua explicação satisfatória usando como argumento o espírito.

O problema aqui é que os "cientistas" de hoje são doutrinados (olha só a religião aí) a não usar o termo espírito, e aí aparece toda sorte de nomes e explicações absurdas, bem como a sensação de que estamos parados a 100 anos no que concerne a existência dos espíritos, mas não estamos.

Algumas observações absolutamente provadas:

- como resolver o problema das EQM em que as pessoas retornam e contam histórias fascinantes (mesmo que fossem puramente imaginação, não seria possível atribuir a causa desta imaginação a atividade cerebral, logo a mente, ou melhor o espírito que produziu o fenômeno lhe é independente do corpo);
- projeções da consciência e TODOS os outros fenômenos chamados "para" e estudados por cientistas sérios até hoje tem confirmado passo a passo a independência da inteligência (da mente, do espírito, qualquer que seja o nome que lhes dê) em relação ao corpo.
- as mais recentes observações vem da computação: a IA é, naturalmente independente do substrato que se utiliza para a sua execução (o computador, o corpo do software) e se consegue simular o cérebro de um inseto em um computador, indica que o "software" da rede neural que lhe forma, lhe é independente do substrato (o cérebro do inseto). Em breve farão isso com animais superiores (mamíferos).

Conclusão: então, não é UMA experiência que vai te mostrar se os espíritos existem ou não, mas o conjunto delas e, mais ainda, partindo-se do princípio que ele existe, dá para se pensar em experimentos mais elaborados, assim como hoje ninguém vai perder tempo em provar a existência do átomo, deveríamos é passar esta etapa e passar para a seguinte (a propósito hoje sabemos que o átomo do século XIX simplesmente não existe!, mas foi uma teoria de trabalho extremamente importante para o desenvolvimento da ciência durante o século XX).

Abraços

André Cavalcante

Uma coisa é falar de coisas que podem ser estudadas em laboratórios... também não vês um campo magnético, mas no entanto está lá, consegues calculá-lo, usá-lo, influenciá-lo etc.

Espiritos é outra coisa.
O que o tópico fala é de PROVAS CIENTIFICAS e quanto a isso, ainda não vi nenhuma.

Já para o resto encontras muitas...

Citação de: Commendatore em 29 abril, 2011, 00:02
Uma coisa é falar de coisas que podem ser estudadas em laboratórios... também não vês um campo magnético, mas no entanto está lá, consegues calculá-lo, usá-lo, influenciá-lo etc.

Espiritos é outra coisa.
O que o tópico fala é de PROVAS CIENTIFICAS e quanto a isso, ainda não vi nenhuma.

Já para o resto encontras muitas...

Engraçado, para eu poder ver ou manipular campos magnéticos, preciso de materiais especiais, pois o cientista mesmo não os consegue produzir ou senti-los. Se ele os usa então isso é PROVA CIENTÍFICA, entretanto quando se fala em Espírito, que influencia a toda gente, não é PROVA CIENTÍFICA.

Alhos e bugalhos...

Depois eu que sou mente fechada!!!!

Ok. Digamos que o Espírito não exista, que esse negócio de controlar mentes é besteira e visões de espírito são coisas malucas da cabeça de histéricos. De qualquer forma você vai ter que dar um nome a entidade que opera estes fenômenos (mente, inteléquia, consciência, inconsciência, alma etc.) só para estudá-los. Isso É ciência. Agora, dizer que espírito não existe, só por causa do nome, é dogma e dogma É religião!

Abraços

#50
? não consegue produzir??

Um fluxo de corrente continua a passar em qualquer fio eléctrico cria um campo magnético. Pode precisar de auxiliares para vê-los sim. Mas onde estão os auxiliares para ver os Espíritos? É também limalha de ferro, ou é preciso tirar fotos com ruido e sujidade nas lentes para se verem?

Eu acredito em espíritos, no entanto, não tenho, nem vi nunca, uma única prova científica da sua existência. É uma questão de querer ou não acreditar.
Este tópico como já disse antes, não é para discutir se acreditamos ou não. É para mostrar ou discutir provas cientfícas da sua existência, e em não sei quantos replys, ainda não há uma...nem vai haver.

Eu se sou algo, não é religioso.
Porque as religiões guardam o conhecimento e fizeram-no durante mt tempo para evitar que outros pudessem saber o mesmo, sob pena de deixarem de serem tementes.
Por muitos outros motivos que não se adequam a este tópico.

Não é por sermos capazes de criar Inteligência Artificial que estamos a dar alma, ou espírito seja ao que for.
Aí é que está o centro da questão.
Uma cópia, seja do que for, não é o original, por mais perfeito que seja.
POdemos evoluir muito a tecnologia, que "alma" ou "espírito" não conseguimos criar.
Ou então deixamos de "definir" alma e espírito como o fazemos agora



Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.



#51
Citação de: Commendatore em 29 abril, 2011, 11:09
? não consegue produzir??

Um fluxo de corrente continua a passar em qualquer fio eléctrico cria um campo magnético.

Pode precisar de auxiliares para vê-los sim. Mas onde estão os auxiliares para ver os Espíritos?

Eu te podia citar vários, mas te deixo ao menos o trabalho de buscar na internet sobre mediunidade e comunicações por meio de instrumentos... Agora se quiser mesmo pesquisar, procura experiências de quase morte e informações sobre o instituo brasileiro de pesquisas pisicobiofísicas. Se não quiser fazer pesquisas em sites brasileiros, podes pesquisar em sites americanos e russos. Estes últimos levam muito a sério o problema.

Citação
É também limalha de ferro, ou é preciso tirar fotos com ruido e sujidade nas lentes para se verem?

Eu acredito em espíritos, no entanto, não tenho, nem vi nunca, uma única prova científica da sua existência. É uma questão de querer ou não acreditar.
Este tópico como já disse antes, não é para discutir se acreditamos ou não. É para mostrar ou discutir provas cientfícas da sua existência, e em não sei quantos replys, ainda não há uma...nem vai haver.

Volto a dizer, se você considerar espírito como fantasma estás no ridículo, mas se consideras algo definido, vais encontrar muito material. Se continuar a discussão e houver espaço aqui no site, posso colocar vários textos sobre o assunto...

Citação
Eu se sou algo, não é religioso.
Porque as religiões guardam o conhecimento e fizeram-no durante mt tempo para evitar que outros pudessem saber o mesmo, sob pena de deixarem de serem tementes.
Por muitos outros motivos que não se adequam a este tópico.

Incrível como em uma discussão sobre espíritos as pessoas gostam de sempre dizer que é algo "religioso" que é preciso crença etc. Falta de observação e leitura de tudo o que já foi escrito sobre o tema.

Citação de: Commendatore em 29 abril, 2011, 11:09

Não é por sermos capazes de criar Inteligência Artificial que estamos a dar alma, ou espírito seja ao que for.
Aí é que está o centro da questão.
Uma cópia, seja do que for, não é o original, por mais perfeito que seja.
POdemos evoluir muito a tecnologia, que "alma" ou "espírito" não conseguimos criar.
Ou então deixamos de "definir" alma e espírito como o fazemos agora


Não é questão se estamos a criar mente ou alma, mas de um atributo que até a pouco era exclusivo da "alma" ou "espírito" humano. Se for replicado em uma máquina é sim prova de que tal atributo existe fora do contexto humano, do seu "hardware" e a independência da inteligência em relação a matéria.

Veja SCIENTIFIC AMERICAN January 1990, p. 32-37, by Paul M. Churchland and Patricia Smith Churchland uma discussão com o título Could a Machine Think? E a réplica no mesmo número da mesma revista por: John Searle (Is the brain's mind a Computer Program?). Em especial estude a experiência do cérebro numa cuba (a la Matrix) para entender o que quis dizer.

Abraços



Não é permitida a colocação de mensagens seguidas no mesmo tópico, em vez disso deve editar-se a anterior. Ver também Regras Gerais do Fórum, alínea 20. Obrigado.


Olá

A ciência actual não afirma nem desmente a existência de espíritos. A ciência não se baseia em opiniões pessoais, seja de crentes, seja de descrentes ou cépticos. A ciência baseia-se no resultado de investigações, com metodologia cientifica adequada aos casos em estudo, para afirmar ou desmentir um facto ou uma explicação desse facto.

Há investigação recente, nesta área, como por exemplo a equipa do Dr. Gary Schwartz, sobre mediunidade, a equipa que prossegue os trabalhos do Dr. Ian Stevenson, desencarnado ainda há poucos anos, sobre crianças que se lembravam da vida anterior, e muitos outros. Mas esses estudos nunca foram aceites como válidos pela maioria da comunidade cientifica mundial.

Não tem havido interesse dos investidores que investem a sério em ciência, no sentido de investigar a fundo e com os devidos meios os fenómenos ditos espirituais, nem no sentido de os validar como factos, nem no sentido contrário. A nossa sociedade é contraditória: ora considera a espiritualidade uma fantasia, ora dá honras de estado aos religiosos. É tudo uma questão de votos.

Quem quer procurar espíritos, terá de encontrar factos que evidenciem manifestações inteligentes. Caso contrário estará provavelmente a observar factos físicos ou químicos que se explicam através da ciência convencional. Para além disso, para existir um fenómeno de efeitos físicos detectáveis, é precisa a presença de um médium com características para isso. Se essa pessoa se retirar, o fenómeno cessa. 

Saudações fraternas

M.M
Aconselho vivamente o livro : "Forças Misteriosas Que Actuam Sobre A Mente Humana."
Tenho este livro há mais de 10 anos e só então reparei nele.
Depois da morte do meu pai, vasculhei os livros que ele lia sempre e encontrei este.
Por favor, leiam e encontrarão todas as respostas e muito mais.
Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou.
(Albert Einstein)

AS respostas que se procura neste tópico...são PROVAS CIENTÍFICAS.

E essas... ainda não vi aqui uma. Sò isso.

Que os há, pode haver. Eu já disse que acredito que hajam.
Mas acreditar, ou ter fé em algo... não serve como prova científica.

Olá Commendatore

Provas da existência de entidades incorpóreas inteligentes, existem. Eu estou convicto de que já vi factos, que se passaram comigo, para os quais não me ocorre outra explicação. Mas provas cientificas, aceites pela maioria da comunidade cientifica mundial, se existem, eu não as conheço.

Tratando-se de entidades inteligentes, com vontade própria, depende das mesmas manifestarem-se ou não, onde e quando bem entenderem. É possível obter provas, se os próprios espíritos para isso colaborarem e não quando os cientistas bem entenderem.

Uma importante fonte de estudo, somos nós mesmos. Sendo o homem um espírito individual e imortal, a ciência chegará a um ponto em que constatará que a sua inteligência ultrapassa o cérebro, embora o use para se manifestar fisicamente.

As pessoas como o ilusionista Randi, que se diz dito céptico, por exemplo, jamais encontrarão, pois o objectivo delas é não encontrar os espíritos, mas negar a sua existência à partida.

O cientista sério não nega nem afirma nada à partida. Tanto para afirmar como para negar é preciso apresentar as tais provas cientificas.

Claro. `Foi exactamente o que tentei explicar.

Aqui não está em causa o EU acreditar ou não. Já disse que sim que acredito.

O que se pretendem são provas. E provas ora de existência ora de não existencia ;)

Citação de: desant em 06 outubro, 2009, 18:25
Não leves a mal, mas também o zézé camarinha diz que engatar mulheres é uma ciência...é preciso analisar as coisas como elas são efectivamente, e imparcialmente. O que é facto é que nunca se comprovou que existem espíritos. Até mesmo coisas mais simples, como as chamadas 'viagens astrais' ou fenómenos que ocorrem durante a meditação, podem ser só o nosso cérebro a 'funcionar'.

Já foram feitas algumas experiências em que a pessoa que fez viagem astral soube dizer qual era o número ou o objecto colocado no quarto enquanto dormia. Eu já participei em artigos científicos, a ciência tem uma método próprio, e provar a existência de espíritos ou de viagens astrais através do método científico é IMPOSSÌVEL, portanto esta discussão é do mais fútil que há. O sobrenatural é uma experiência íntima e subjectiva. Mas se têm duvides, podem fazer coisas como participar numa sessão espírita com alguém experiente, quando ouvirem os barulhos na mesa a dar as respostas ficarão esclarecidos, também poderão fazer viagens astrais ou praticar Goetia e comunicar com demónios. Nãp estranham que as elites intelectuais ao longo de toda a História e no presente se interessem pelo oculto e muitos pertençam a sociedades secretas ocultistas? Curioso, as pessoas associam sempre o oculto a gente mal formada, analfabeta, sem literacia... Que eu saiba que anda na Maçonaria, na OTO, na Fraternidade Rosa-Cruz não é o zé povinho...
C'est dans l'air.

#58
Sem dúvida que não.

Mas vamos lá a ver uma coisa: Se acreditas na matéria, tens de acreditar e aceitar a anti-matéria.
Se acreditas em Jesus Cristo, tens de acreditar no Diabo.

O ser subjectivo e pessoal... é assim que funciona, é uma questão de fé.

Eu já assisti a muita coisa para a qual não tenho explicação, e não foram orbes nem manchas em fotos. Foram cenas dignas de filmes e é só voltar onde presenciei isto e ficar à escuta. Não há explicação. Não há prova.
Se há provas concretas do ritual de exorcismo é por alguma razão...

Mas tu deste a resposta que mais ninguém quis dar: É IMPOSSÍVEL (pelo menos nos dias de hoje) PROVAR.
Logo o tópico fica arrumado na minha opinião.

Sempre podes iniciar um caminho de ascensão espiritual... ou de descida a um plano inferior... a escolha é tua, as consequências virão mais tarde... mas é a via que terás para provar a ti próprio se há algo mais para além desta realidade física.
C'est dans l'air.