Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • Explicação cientifica para o jogo do copo
    Iniciado por TuBa_InA
    Lido 20.283 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O jogo do copo, é o mais conhecido e comum entre as pessoas que tem experiências com aparições.
Sera que tem uma explicação para essas aparições?

Não que eu nao acredite em aparições, mas tento buscar um resposta para isso.

Esses dias eu estava pesquisando sobre explicações cientificas para o jogo do copo depois de minha primeira experiencia. EU n acreditava q o copo se mexia ate ver com meus proprios olhos. Mas n quero acreditar q isso seja verdade. Fiko pensando com migo, se n foi uns de meus amigos que mecheu o copo. Mas se foi, tambem pensei que seria impossivel q de todas as pessoas q fiseram a brincadeira, teve um ingraçadinho q mexeu o copo.

Intão eu achei um site que tinha uma explicação para isso. De todos os sites em q pesquisei, essa foi a explicação mais provavel q li. Falava de um efeito ideomotor, que seria a movimentação inconsequente e impersepitivel do musculo. Por exemplo, quando seu amigo esta dirigindo um carro e vc no banco ao lado, ele faz uma curva onde parece q vai bater, entao seu pé meche sosinho procurando o pedal do freio.

Bom, eu fiz um experimento com meu amigo q ja tinha brincado com a brincadeira do copo:
eu peguei um espelho de mao, e falei para meu amigo q tinha comprado o espelho em uma loja especializada com coisas sobrenaturais. Entao eu retirei um anel q uso em meu dedo e expliquei para ele que se ele enrrolasse um fio de seu cabelo no anel se sigurasse na outra ponta do cabelo, deixandu o anel pindurado um pouco acima do espelho, poderia ocorrer uma aparição igual acontece no jogo do copo. Entao eu fiz tudo certinho, coloquei as letras, os numeros tudo em volta do espelho fazendo um circulo, e o sim e não dentro do circulo. Daí entao ele começou a fazer perguntas, e o anel foi apontado para as letras. Entao eu pensei q isso estava acontecendo porque ele acreditava q o anel iria mexer, entao haveria o efeito ideomotor em sua mao fazendo o anel mecher sem nois perseber-mos. Entao eu falei para ele q se eu tirasse o espelho do centro do circulo, o espirito iria embora, e o anel pararia de mecher. Entao eu retirei o espelho e o anel realmente parou. Entao eu pensei q o anel parou , porque meu amigo acreditara q o anel iria para, entao o efeito ideomotor pararia. MAS SO PARA TER CERTEZA DE QUE O ESPELHO N ERA ESPECIAL SEM Q EU SOUBESSE, eu vendei meu amigo, e coloquei o espelho novamente no centro do circulo sem q ele soubesse, E O ANEL N SE MOVEU NEM UM POUQUINHO.

Isso provaria q a brincadeira do copo n passa de uma farsa. Claro q o efeito ideomotor n explica tudo, pois ja vi relatos de pessoas q foram possuidos por espiritos, quando fazia o jogo do copo.

Então voltei a pesquisar novamente na internet, e vi um outra forma de fazer o jogo do copo, onde se colocava o dedo no topo do copo mas sem relar nele. Entao queria testar isso, para ver se dava certo, porque se der, o efeito ideomotor n teria nada a ver com o jogo do copo. Mas depois da ultima experiencia, meus amigos n querem mais fazer o jogo do copo, e n tem como eu testar :'( :'( :'(


EU QUERIA Q ALGUEM FIZE-SE ESSE TESTE PARA MIM, E FILMA-SE PARA QUE EU POSSA VER VER.


VLW.

para mim nao passa de uma farsa o jogo do copo  ...  só acredito que de resultado com pessoas médiuns nao com um zé ninguem qualquer , se nao fosse assim podiam provar com a tecnologia que há hoje como filmar , gravar  etc . até so vi cenas falso,  comigo isso nao pega

Existem várias explicações mas até hoje não há uma que se possa dizer: " sim, esta explica tudo!" por isso continua a ser feito. penso que deve ser explorado e concordo que não é qualquer pessoa que faz um jogo desses com sucesso. É preciso ter o "dom" de algo que ninguém sabe explicar.
ILYM

Olá!

É claro que o sistema Neurosensor que permite ao cerbero aperceber-se da realidade exterior,e o sistema Neuromotor que executa as decisões do cerbero dependem em termos químicos da troca de iões de potássio e de iões de fosforo nas Sinapses,isto em termos genericos e sem abordar aspectos muito técnicos,porque existe  mais química implicada.

Agora é assim,o cerbero é apenas um órgão tal como os pulmões ou coração.

Já disse por aqui que já joguei este jogo,e não é preciso um copo,basta uma carica de garrafa e os dedos de pelo menos duas pessoas.

Existem três tempos.
O primeiro é quando a carica,copo,ou outro estão estaveis,sem movimento e uma pergunta é
formulada
O terceiro tempo é quando a resposta é concretizada.Sendo verdadeira ou falsa é sempre coerente e inteligível,inegavelmente.
Agora o segundo tempo,o mais interessante,o que é que se passa?
A expectativa gerada,aliada a uma forte emotividade,conduz os intervenientes um "Abaissement du niveau mental" isto é, a força discriminatória e cognitiva  do Ego como eixo do campo da Consciência é minimizada,porque não estamos perante um acto que privilegie relações de causa-efeito o que o Ego gosta de fazer,entre outras coisas.

Esta situação leva a que os conteúdos do Subconsciente ocupem momentaneamente  o campo da consciência deixado pelo Ego e entram através da chamada "função inferior" da tipologia de Willliam James.
O que nos chega dos subconsciente,principalmente das camadas mais profundas?Pois são os
"espíritos","aparições","fantasmas" com suas respostas.Algumas são verdadeiras pois supoe-se
que o subconsciente possua um conhecimento estrutural atemporal e alocal conhecido por
"Unus-Mundos" e que os "espíritos" parecem ser portadores.
Esse conhecimento é depois traduzido na dinâmica das respostas que incidem nas letras.
Como os sistemas neurais não têm capacidade de decisão,antes limitam-se a reagir em conformidade com os estado psiquico.
Se estivemos a dormir,ou hipnotizados,os sistemas neurais continuam funcionar ,
independentemente do mesmo estado psicológico.

O jogo do copo  implica o chamado Pensamento mítico,como escrevia Ernst Cassirer  em "La
philosophie des formes symboloques" vol.II
"Enquanto a forma de pensamento empírica procura essencialmente estabelecer uma relação
unívoca entre certas"causas" e certos "efeitos" o pensamento mítico tem á sua disposição(...) uma escolha perfeitamente liberta de "causas".Tudo pode ainda aqui originar-se apartir de tudo,porque tudo pode entrar espacial ou temporalmente em contacto com tudo".


Mas é claro que a discussão sobre este jogo não acaba aqui.




...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Sei que existem muitas explicações para o jogo do copo, mas essa q eu achei sobre o efeito ideomotor foi a mais provavel para mim.

ENTAO EU QUERIA Q ALGueM TESTASSE PARA MIM DE FAZER A BRINCADEIRA DO COPO SO Q DEIXAR O DEDO NO TOPO DO COPO SEM RELAR NELE, e que filmasse para mim.

VLW!

Citação de: TuBa_InA em 25 setembro, 2010, 18:34
Sei que existem muitas explicações para o jogo do copo, mas essa q eu achei sobre o efeito ideomotor foi a mais provavel para mim.

ENTAO EU QUERIA Q ALGueM TESTASSE PARA MIM DE FAZER A BRINCADEIRA DO COPO SO Q DEIXAR O DEDO NO TOPO DO COPO SEM RELAR NELE, e que filmasse para mim.

VLW!

TuBa_InA, por favor não escrevas em maiusculas, consulta as Regras Gerais do Fórum
"Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana." Teilhard de Chardin

Pode cre eu havia esquecido q n pode escrever de letra maiuscula ;D ;D

so n sei pq

Olá!

Sob a condição que propoes,nada acontece,de certeza,é necessario pelo menos duas pessoas.E acabei de dizer que mesmo sendo => que duas pessoas,elas fazen-no inconscientemente
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Bom, mas mesmo assim eu keria ter certeza de que n vai funcionar.

tento procurar amigos para fazer com migo, mas a maioria n quer, pelas experiencias q ja tiveram, ou pela ma fama do jogo.

Olá!

Pois como vês ele é profundamente numinoso,e os teus amigos temem ser derrubados pelo poder persuassivo do jogo.Temem ser instrumentalizados,porque o são,queiramos ou não.
Mas não é algo que mate,eu já joguei com amigos multiplas vezes e nada de mal me aconteceu.O problema dos teus amigos e de todos em geral,que jogam este jogo,é invocar  "espiritos",porque não tentam invocar por exemplo um objecto qualquer,resulta sempre.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Ja tentei argumentar para meus amigos, de que o jogo n faz um mal permantente, mas ele n acreditam.

Eu nunca tive medo de espiritos, sou o tipo de cara q vai ate a cosinha quando ouvi um barulho se é q vc me entende. N por eu n acreditar em espiritos, mas tento sempre procurar uma resposta para eles. Mas n consigo achar gente como eu.

Olá!

Pois deves respeitar a nominusidade do que está por trás desses fenomenos,e não deixar que eles te possuem ou derrubem.
Mas mantenho o que disse no post principal.
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Alguem aqui ja teve a experiencia de ter o copo quebrado ou pelo menos rachado, no jogo do copo?

boas
vão me desculpar mas não posso concordar com varias opiniões sobre o jogo aqui ditas.
já fiz o jogo do copo com 3 colegas , pois cada um de nos colocou o dedo indicador em cima do copo, e o que mais me surpreende e que fizemos uma pergunta para comprovar a veracidade do jogo,em que a pergunta foi: qual a cor dos selipes que o meu colega estava a usar ?
por incrível que paressa a resposta foi certa , como tantas outras .
agora pergunto ; como e que estando 3 pessoas com o dedo no copo é possível fazer mexe-lo para as letras certas estando um em cada canto da mesa ?
que existe algo.......... ! acredito que sim

abraços

Bem, se for pensar pela minha explicação, todos vocês acreditavam e queriam que o copo apontasse para a cor, entao inconcientemente, vocês mexeram o dedo para mover o copo.

Mas claro que isso é so uma teoria, por isso que eu queria que alguem fizesse o jogo com o dedo no topo do copo mas sem encostar nele. :-\