Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Como continuar a sonhar um sonho interrompido
    Iniciado por hoopsy
    Lido 20.372 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Citação de: marcvs em 26 setembro, 2010, 17:11
A questão é que, se acordares a meio da noite, normalmente não te vais lembrar (a menos que entres em estados mais próximos da vigília, quanto nos levantamos para ir beber água, por exemplo, mesmo assim não necessáriamente) - "acordamos" várias vezes durante a noite mas parece quase sempre que estivemos a dormira noite toda... - porquê? A questão é relativamente simples, não estamos no mesmo estado de quando estamos acordados, é outro "circuito de pensamento". Agora, se quiseres muito tirar apontamentos de pensamentos reprimidos, força, eu não estou aqui para mandar em ninguém! Faz o que quiseres. Só não aconselho isso a ninguém...

Boas, sem querer impor opiniões, isso não é bem assim;

Como já tinha dito, a tecnica de acordar e escrever é usada em psicanalise, justamente porque mal acordamos temos memoria mais nitida dos sonhos do que um minuto depois de acordar, como disseste e muito bem, é outro circuito de pensamento, e um têm tendência a anular o outro no funcionamento consciente, ora isso quer dizer que mal acordas lembras-te de mais pormenores do que sonhaste do que passado uns minutos, quando podes janem te lembrar de nada...

Uma das coisas que por vezes se sugere a um paciente é que ponha um despertador para tocar de duas em duas horas ou de hora a hora, e depois de escrever algumas curtas palavras que funcionem como mnemonicas para se lembrar do conteudo onirico, depois usa-se os apontamentos e as descrições do paciente para fazer a analise dos sonhos, definir o conteudo latente vs manifesto etc etc etc...

Outra coisa, falas de pensamentos reprimidos e que podem ser um potencial perigo...e por vezes são mesmo, mas mais por serem justamente reprimidos, logo o terapeuta precisa de os tornar manifestos para os poder trabalhar, e desarmar os hipotéticos problemas advenientes da mesma repressão, se for esse o caso.

Fueled by Satan

Citação de: Aizen em 26 setembro, 2010, 22:58
Boas, sem querer impor opiniões, isso não é bem assim;

Outra coisa, falas de pensamentos reprimidos e que podem ser um potencial perigo...e por vezes são mesmo, mas mais por serem justamente reprimidos, logo o terapeuta precisa de os tornar manifestos para os poder trabalhar, e desarmar os hipotéticos problemas advenientes da mesma repressão, se for esse o caso.
A menos que ao "trabalhar" esses pensamentos o "paciente" (paciência!) fique todo lixado, isto em termos menos populares seria, por exemplo, se falarmos num trauma reprimido, quantos "transtornos" é que isso não provoca? Quantos casos já não foram registados destes inconvenientes do método? Ou o movimento de anti-psiquiatria surgiu do nada? Mas, repito, se achas que escrever o sonho nesse estado é bom para ti, força! Ninguém aqui te vai impedir de o fazer. Nem eu quero correr o risco de impôr aqui uma opinião sem sentido nenhum! Mas não deixa de ser curiosa a situação de outro ponto de vista, a "intuição" do psicanalista de que há ali um problema no paciente, vai levar o paciente a ficar mesmo com o problema mas, claro, é um processo de tratamento... >:D
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Citação de: marcvs em 26 setembro, 2010, 23:12
... Mas não deixa de ser curiosa a situação de outro ponto de vista, a "intuição" do psicanalista de que há ali um problema no paciente, vai levar o paciente a ficar mesmo com o problema mas, claro, é um processo de tratamento... >:D

Isso já é outro assunto, como eu disse, pode ser "bom para o negócio", hipotetizando um psicanalista com um nivel muito baixo de ética profissional, e eles existem... ;D

Quanto ao movimento anti-psiquiatria têm pouco a ver com a psicanálise, já que a psiquiatria e a psicologia são coisas bem diferentes.

Mesmo dentro da psicologia é dificil haver consenso, pois os representantes das varias correntes de vez em quando comportam-se como idiotas, procurando elevar a sua corrente acima das outras, em vez de se esforçarem por as integrar, mas enfim, é a falibilidade do ser humano a vir ao de cima como sempre, behavioristas contra psicodinâmicos, humanistas contra naturalistas, transpessoais contra as mais antigas etc etc etc
Fueled by Satan

Citação de: Aizen em 26 setembro, 2010, 23:25
Isso já é outro assunto, como eu disse, pode ser "bom para o negócio", hipotetizando um psicanalista com um nivel muito baixo de ética profissional, e eles existem... ;D

Quanto ao movimento anti-psiquiatria têm pouco a ver com a psicanálise, já que a psiquiatria e a psicologia são coisas bem diferentes.

Mesmo dentro da psicologia é dificil haver consenso, pois os representantes das varias correntes de vez em quando comportam-se como idiotas, procurando elevar a sua corrente acima das outras, em vez de se esforçarem por as integrar, mas enfim, é a falibilidade do ser humano a vir ao de cima como sempre, behavioristas contra psicodinâmicos, humanistas contra naturalistas, transpessoais contra as mais antigas etc etc etc
:D O movimento da anti-psiquiatria no fundo é contra o negócio. Eu acho que é bom não haver consenso nas ciências mas há mesmo quem questione a psicologia enquanto ciência por isso... Acho bem! ;D
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Citação de: marcvs em 26 setembro, 2010, 23:33
:D O movimento da anti-psiquiatria no fundo é contra o negócio. Eu acho que é bom não haver consenso nas ciências mas há mesmo quem questione a psicologia enquanto ciência por isso... Acho bem! ;D

Concordo plenamente, eu sou adepto de se questionar tudo, e poucas coisas me dão mais gozo do que desmantelar a argumentação de quem me diz isso, nada como uma boa esgrima argumentativa para manter a mente bem afiada ;D
Fueled by Satan

Citação de: marcvs em 26 setembro, 2010, 17:11
Ok. A diferença é simples, em alguns estados alterados (mais próximos do sonho - invoco hypnos, o deus do sono para me ajudar a explicar isto! :D) temos maior facilidade em aceder ao pensamento sem "filtrarmos" tanto como quando estamos conscientes. A questão é que, se acordares a meio da noite, normalmente não te vais lembrar (a menos que entres em estados mais próximos da vigília, quanto nos levantamos para ir beber água, por exemplo, mesmo assim não necessáriamente) - "acordamos" várias vezes durante a noite mas parece quase sempre que estivemos a dormira noite toda... - porquê? A questão é relativamente simples, não estamos no mesmo estado de quando estamos acordados, é outro "circuito de pensamento". Agora, se quiseres muito tirar apontamentos de pensamentos reprimidos, força, eu não estou aqui para mandar em ninguém! Faz o que quiseres. Só não aconselho isso a ninguém...

Boas,

Continuando na onda de repetiçoes, continuo sem perceber a relaçao de tirar notas dos sonhos que é o que nos fala o texto, a tirar notas de pensamentos reprimidos.... nao li nada sobre isso aqui.
Percebo o alerta que fazer sobre essa acçao mas, especificamente neste contexto, apenas se pretende ajudar uma pessoa a continuar um sonho que estava a ter que á partida era bom, logo havia de se querer continuar.
Em relaçao a pensamentos reprimidos ou recalcados, isso ja é outro assunto que voces (Aizen e marcvs) muito bem abordaram mas a meu ver nao ter qualquer relaçao com este topico.  ;)

hoopsy


Citação de: hoopsy em 28 setembro, 2010, 10:29
Boas,

Continuando na onda de repetiçoes, continuo sem perceber a relaçao de tirar notas dos sonhos que é o que nos fala o texto, a tirar notas de pensamentos reprimidos.... nao li nada sobre isso aqui.
Percebo o alerta que fazer sobre essa acçao mas, especificamente neste contexto, apenas se pretende ajudar uma pessoa a continuar um sonho que estava a ter que á partida era bom, logo havia de se querer continuar.
Em relaçao a pensamentos reprimidos ou recalcados, isso ja é outro assunto que voces (Aizen e marcvs) muito bem abordaram mas a meu ver nao ter qualquer relaçao com este topico.  ;)

hoopsy


Então e os mazoquistas mal assumidos? :D
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)