Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.447
Total de tópicos
26.915
  • Como continuar a sonhar um sonho interrompido
    Iniciado por hoopsy
    Lido 20.373 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Caso você deseje continuar a sonhar um sonho
interrompido, naturalmente ao acordar, ou por qualquer outro
motivo, é possível consegui-lo, desde que ele tenha algum
significado especial que mereça ser relembrado. Se ele não for
relembrado, o inconsciente produzirá outro que tenha o mesmo
objetivo.
É importante que você se lembre cada passo das cenas
anteriores à interrupção do sonho, para poder continuá-lo.
Procure não interpretá-lo na hora de relembrá-lo, mas apenas
rever cada detalhe dele.
Depois de ter escrito seu sonho ou fragmento dele, sublinhe
os verbos e descreva as emoções que você sentiu durante e
depois do sonho.
Antes de dormir procure fazer o exercício respiratório
recomendado em capítulo anterior. Após isso e depois de estar
descansado e com sono, rememore cada passo do sonho anterior
e adormeça. Se não adormecer logo, repita a rememoração várias
vezes até adormecer.
Faça isso por noites seguidas. O resultado será:

1. a continuação do sonho; ou
2. um novo sonho em resposta à solicitação consciente da
continuidade do sonho anterior.

A solicitação de produção de um sonho funciona como uma
espécie de diálogo entre o eu consciente (ego) e o eu
inconsciente, Self (centro organizador da vida psíquica).
Vale lembrar que, quando acordamos durante um sonho e
nos lembramos dele naquele momento, voltando a dormir ou não,
significa que o sonho lembrado tem uma importância maior do que
se imagina. Trata-se de um recado importante que não devemos
desprezar. Deve-se levantar, mesmo no meio da noite, e escrever
o sonho, bem como as impressões que ele causou, e só então
voltar a dormir.


Fonte: Sonhos Mensagens da Alma de Adenáuer Novaes


hoopsy

Raedon
Eu quando acordo só prai cerca de 5 minutos e estava a sonhar, se volto a dormir volto ao mesmo sonho hehe

Esse método funciona mesmo?

Cumprimentos

Citação de: Raedon em 24 setembro, 2010, 00:16
Eu quando acordo só prai cerca de 5 minutos e estava a sonhar, se volto a dormir volto ao mesmo sonho hehe

Esse método funciona mesmo?

Cumprimentos

Ois Raedon

Se funciona ainda nao sei mas resolvi postar por haver um topico que vem de encontro a esta tematica.
Se alguem quizer testar, depois diga se resulta ou nao ;)

hoopsy

Citação de: hoopsy em 24 setembro, 2010, 00:13
A solicitação de produção de um sonho funciona como uma
espécie de diálogo entre o eu consciente (ego) e o eu
inconsciente, Self (centro organizador da vida psíquica)
.
Vale lembrar que, quando acordamos durante um sonho e
nos lembramos dele naquele momento, voltando a dormir ou não,
significa que o sonho lembrado tem uma importância maior do que
se imagina
. Trata-se de um recado importante que não devemos
desprezar. Deve-se levantar, mesmo no meio da noite, e escrever
o sonho, bem como as impressões que ele causou, e só então
voltar a dormir
.
Barbaridades!!!
O Self é oraganizador? Bem, o Prudhon dizia que anarquia é ordem... Depois, um sonho lembrado é... um sonho lembrado. ::) Se considerarmos que o que é reprimido (não lembrado) é menos importante, talvez... Agora anotar os sonhos talvez não seja boa ideia. Estar ensonado, não é o mesmo que estar em vigília, eu não fazia uma coisa dessas (eu confio na minha bicharada interior para decidir o que é para reprimir ou não).

Nota: a socilitação de um sonho vai resultar num sonho que representa o processo de solicitação de um sonho, normalmente, vai ser reprimido (porque é um processo infrutuito ou contraproducente ou cria um estado alterado dentro de um estado alterado - em princípio, numa pessoa saudável, isso não vai acontecer - acontecendo, existem soníferos que pode melhorar a qualidade do sono...).
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Citação de: marcvs em 24 setembro, 2010, 22:43
Barbaridades!!!
O Self é oraganizador? Bem, o Prudhon dizia que anarquia é ordem... Depois, um sonho lembrado é... um sonho lembrado. ::) Se considerarmos que o que é reprimido (não lembrado) é menos importante, talvez... Agora anotar os sonhos talvez não seja boa ideia. Estar ensonado, não é o mesmo que estar em vigília, eu não fazia uma coisa dessas (eu confio na minha bicharada interior para decidir o que é para reprimir ou não).

Nota: a socilitação de um sonho vai resultar num sonho que representa o processo de solicitação de um sonho, normalmente, vai ser reprimido (porque é um processo infrutuito ou contraproducente ou cria um estado alterado dentro de um estado alterado - em princípio, numa pessoa saudável, isso não vai acontecer - acontecendo, existem soníferos que pode melhorar a qualidade do sono...).


Boas :)

Falas em barbaridades...pois para mim discordo totalmente do que disseste e eu referi a negrito ;)
Pelo que eu aprendi na escola, um sonho ou pensamento reprimido não significa ser menos importante, na maior parte das vezes é até o contrario o que nos leva a reprimi-lo pelas mais variadas razoes.

Não sei qual o mal de uma pessoa querer experimentar este processo pois, em nada prejudica a saude e nao faz mal nenhum acordar e escrever umas palavrinhas e voltar a dormir... já quanto aos soniferos...  :-\
Se leres com atençao, a ideia do post é ajudar as pessoas a sonharem um sonho já sonhado, como se fosse uma especie de continuação e nao dar dicas para melhorar a qualidade do sono ;)




Citação de: hoopsy em 26 setembro, 2010, 15:52

Boas :)

Falas em barbaridades...pois para mim discordo totalmente do que disseste e eu referi a negrito ;)
Pelo que eu aprendi na escola, um sonho ou pensamento reprimido não significa ser menos importante, na maior parte das vezes é até o contrario o que nos leva a reprimi-lo pelas mais variadas razoes.

Não sei qual o mal de uma pessoa querer experimentar este processo pois, em nada prejudica a saude e nao faz mal nenhum acordar e escrever umas palavrinhas e voltar a dormir... já quanto aos soniferos...  :-\
Se leres com atençao, a ideia do post é ajudar as pessoas a sonharem um sonho já sonhado, como se fosse uma especie de continuação e nao dar dicas para melhorar a qualidade do sono ;)
Já ouviste falar em ironia? hehehe :D
Um sonho reprimido não é menos importante, a questão é que a integridade psicológica de quem fizer isso pode estar comprometida por usar este método... Se ele funcionasse. Agora quanto ao "mal" disso está na questão porque é que reprimimos? E, insisto, não funciona! Não em pessoas com um sono regular (pessoas saudáveis), não dá, lamento muito.
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Citação de: marcvs em 26 setembro, 2010, 16:08
Já ouviste falar em ironia? hehehe :D
Um sonho reprimido não é menos importante, a questão é que a integridade psicológica de quem fizer isso pode estar comprometida por usar este método... Se ele funcionasse. Agora quanto ao "mal" disso está na questão porque é que reprimimos? E, insisto, não funciona! Não em pessoas com um sono regular (pessoas saudáveis), não dá, lamento muito.

Entao como explicas os tais sonhos em continuaçao.. seja por 2 ou 3 noites e ate mais tempo?
Já os tive e sou uma pessoa saudavel. ;)
Porque é que dizes que a integridade psicologica da pessoa que o faça poderá estar comprometida? nao percebo a relaçao...
Como mencionei no primeiro post, não sei se este processo funciona, pois nunca o experimentei e caso já o tivesse, poderia funcionar para mim e nao para outra pessoa, agora nao entendo porque afirmas que nao funciona. em que te baseias?

Boas, o processo sugerido no tópico é um dos muito que existem com o fim de influênciar o funcionamento onirico, e para desenvolver ou aumentar a capacidade de controlar os mesmos, indo dar aos sonhos lúcidos como se costuma chamar.

Quanto a comprometer a "integridade" psicologica do sonhador...não me parece possivel de forma nenhuma.

Já quanto a funcionar ou não, pode muito bem funcionar dependendo daquilo que se invista nesse processo, eu já usei outras tecnicas parecidas para ter experiências de sonho lúcido e funcionam sim, mas não é á primeira, é preciso investir... mas basta dizer que o mundo onirico de cada um é diferente, logo todas as experiências advenientes do mesmo também a serão...
Fueled by Satan

Boas, :)

Estou a ver que teremos aqui um debate bastante interessante e civilizado sobre o tema, que é o que se pretende! ;)

Aizen, concordo contigo.

Citação de: Aizen em 26 setembro, 2010, 16:20
Boas, o processo sugerido no tópico é um dos muito que existem com o fim de influênciar o funcionamento onirico, e para desenvolver ou aumentar a capacidade de controlar os mesmos, indo dar aos sonhos lúcidos como se costuma chamar.

Quanto a comprometer a "integridade" psicologica do sonhador...não me parece possivel de forma nenhuma.

Já quanto a funcionar ou não, pode muito bem funcionar dependendo daquilo que se invista nesse processo, eu já usei outras tecnicas parecidas para ter experiências de sonho lúcido e funcionam sim, mas não é á primeira, é preciso investir... mas basta dizer que o mundo onirico de cada um é diferente, logo todas as experiências advenientes do mesmo também a serão...
:)Eu não estava a falar do sistema de induzir o sonho (enquanto sonho lúcido, sim, vai funcionar - vais criar também a ilusão que é o mesmo sonho!). A questão era mais sobre escrever a meio da noite enquanto uma forma potencial de ultrapassar uma repressão e, volto a insistir, pode comprometer a integridade psicológica (não necessáriamente, se o sonho não for nada que esteja reprimido mas se for...). É uma questão de ler o que se diz e pensar um bocadinho antes de se responder.
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Citação de: marcvs em 26 setembro, 2010, 16:35
:)Eu não estava a falar do sistema de induzir o sonho (enquanto sonho lúcido, sim, vai funcionar - vais criar também a ilusão que é o mesmo sonho!). A questão era mais sobre escrever a meio da noite enquanto uma forma potencial de ultrapassar uma repressão e, volto a insistir, pode comprometer a integridade psicológica (não necessáriamente, se o sonho não for nada que esteja reprimido mas se for...). É uma questão de ler o que se diz e pensar um bocadinho antes de se responder.


Ok, podes ate ter razao no que refere a levantar de noite para apontar o sonho mas, a meu ver, mal nao faz. Da mesma maneira que nos levantamos e vamos beber agua, ir á casa de banho, comer, etc...
A ideia com que fiquei do texto era a sugestao de escrever o sonho a meio da noite caso nós acordarmos e lembrarmos. Não por sistema.  ;)
« Vale lembrar que, quando acordamos durante um sonho e
nos lembramos dele naquele momento, voltando a dormir ou não,
significa que o sonho lembrado tem uma importância maior do que
se imagina. Trata-se de um recado importante que não devemos
desprezar. Deve-se levantar, mesmo no meio da noite, e escrever
o sonho, bem como as impressões que ele causou, e só então
voltar a dormir. »

Obrigado pela sugestão de ler e pensar um bocadinho antes de responder, é com sincero agradecimento que ta devolvo ;D

A tecnica de escrever a meio da noite é muitas vezes usada até em psicanálise, a fim de proporcionar um registo mais detalhado dos sonhos, achas que se fosse assim tão potencialmente adversa essa actividade seria sugerida em acompanhamento psicanalitico? Não, apesar de poder até ser bom pro negocio em ultima análise...

Mais uma coisa que não concordo, sugeriste "soniferos para melhorar a qualidade do sono...", quando o uso de drogas para dormir pode originar muitas mais perturbações do sono a medio-longo prazo, interferir muito nos ritmos bioelectricos do cerebro e até influenciar negativamente a vida onirica, ou seja a probabilidade de comprometer a "integridade psicologica" é muito maior...
Fueled by Satan

Citação de: hoopsy em 26 setembro, 2010, 16:45

Ok, podes ate ter razao no que refere a levantar de noite para apontar o sonho mas, a meu ver, mal nao faz. Da mesma maneira que nos levantamos e vamos beber agua, ir á casa de banho, comer, etc...
A ideia com que fiquei do texto era a sugestao de escrever o sonho a meio da noite caso nós acordarmos e lembrarmos. Não por sistema.  ;)
« Vale lembrar que, quando acordamos durante um sonho e
nos lembramos dele naquele momento, voltando a dormir ou não,
significa que o sonho lembrado tem uma importância maior do que
se imagina. Trata-se de um recado importante que não devemos
desprezar. Deve-se levantar, mesmo no meio da noite, e escrever
o sonho, bem como as impressões que ele causou, e só então
voltar a dormir. »
Já que estamos numa de repetições: estar ensonado não é vigília!!!
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Citação de: marcvs em 26 setembro, 2010, 16:56
Já que estamos numa de repetições: estar ensonado não é vigília!!!


Sim e??

nao estou a perceber qual a relaçao que fazes com o simples facto de acordar e escrever num papel o que te lembrares do facto de acordar e ficar disperto, em vigilia, e escrever a mesma coisa que te lembres... talves a unica diferença seja mesmo a letra mais bem feitinha porque a meu ver, para fazer o exercicio proposto, até podes so abrir um olho  ;)

Citação de: hoopsy em 26 setembro, 2010, 17:00

Sim e??

nao estou a perceber qual a relaçao que fazes com o simples facto de acordar e escrever num papel o que te lembrares do facto de acordar e ficar disperto, em vigilia, e escrever a mesma coisa que te lembres... talves a unica diferença seja mesmo a letra mais bem feitinha porque a meu ver, para fazer o exercicio proposto, até podes so abrir um olho  ;)
Ok. A diferença é simples, em alguns estados alterados (mais próximos do sonho - invoco hypnos, o deus do sono para me ajudar a explicar isto! :D) temos maior facilidade em aceder ao pensamento sem "filtrarmos" tanto como quando estamos conscientes. A questão é que, se acordares a meio da noite, normalmente não te vais lembrar (a menos que entres em estados mais próximos da vigília, quanto nos levantamos para ir beber água, por exemplo, mesmo assim não necessáriamente) - "acordamos" várias vezes durante a noite mas parece quase sempre que estivemos a dormira noite toda... - porquê? A questão é relativamente simples, não estamos no mesmo estado de quando estamos acordados, é outro "circuito de pensamento". Agora, se quiseres muito tirar apontamentos de pensamentos reprimidos, força, eu não estou aqui para mandar em ninguém! Faz o que quiseres. Só não aconselho isso a ninguém...
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)