Bem vindo(a) ao Portugal Paranormal! Para aceder a todo o conteúdo do fórum registe-se ou, caso já seja membro, faça o login. Obrigado!
[x]

  Páginas:   Ir para o fundo
  Tópico: Quinta do Comandante (Quinta do Outeiro) - Oliveira de Azeméis (18465 visualizações) Julho 13, 2010, 20:38:38
Guru
***
Membro do Mês - Julho 2010


Mensagens: 826
Apreciações: 131
Referidos: 8

Team Phoenix PT Investigação Paranormal
xyneeze
Masculino WWW
» em: Julho 13, 2010, 20:38:38

Bem pessoal, eu à uns tempos coloquei um requerimento aqui:

http://portugalparanormal.com/index.php/topic,4659.msg42046.html#msg42046


Para fazer uma investigação à dita Quinta do Comandante no Outeiro de Oliveira de Azeméis pois é dita por várias testemunhas que é assombrada.

Ando a fazer investigações quanto à casa que se estende por KM's e atravessa 3 freguesias da zona. Uma casa com 318 anos repleta de histórias e testemunhos cujos eu considero falsos, exagerados, duvidosos e até alguns que dizem que a casa não está nada assombrada. O interesse é tanto que investiguei um pouco da história da casa e hoje decidi ir até lá (de dia) e fiz um pequeno video e tirei algumas fotos à zona.

E aqui vai uma vez mais o requerimento, quem está disposto a fazer uma pequena investigação à zona? Conto com a participação de um caçador (de 81 anos por sinal) que é bastante conhecedor do o interior da casa pois passou grande parte da sua vida lá.
Bastante céptico por sinal, mas contou a história de sua irmã e mulher do comandante terem falecido por causa uma da outra. Não entendi bem a história mas pronto.



O video foi gravado por telemóvel, peço desculpa pela qualidade mas não estava a contar lá ir. Tinha acabado de sair da aula de código. Wink


Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Imagem retirada de oazonline.com


Fotos (tiradas com o mesmo telemovel)

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.





Coordenadas:

Latitude: 40°51'42.01"N
Longitude: 8°28'41.17"W

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.



Citar
Aqui vão algumas informações da quinta:



QUINTA DO OUTEIRO –
   A primeira informação que possuímos dos antepassados desta Quinta do Outeiro ou, agora, Quinta do Comandante, remonta a 18 de Setembro de 1836, quando, na Igreja de S.João da Madeira, o P.José Joaquim Correia de Magalhães, tio materno, baptizou o recém nascido José, filho de Maria Joaquina Correia de Magalhães, natural de Casaldelo, S. João da Madeira e de Joaquim José da Fonseca, do Outeiro, Santiago de Riba Ul. A criança era neta paterna de Maria Teresa e de Manuel José da Fonseca, de Santiago de Riba Ul, e materna de José Soares da Costa Magalhães e de Rosa Joaquina Correia de Resende. Foram padrinhos, Domingos José da Fonseca e Maria Emília da Fonseca, ao tempo, os proprietários da Quinta do Outeiro.
   Com esta notícia, retirada do acervo da biblioteca municipal de S. João da Madeira, ficámos a saber que aqui se juntaram duas famílias poderosas – uma de S. João da Madeira e outra de Santiago de Riba Ul.
   Continuando os passos destas famílias vamos encontrar José Maria da Fonseca, solteiro, a pedir o aforamento do baldio, perto da igreja de Santiago. Em 1846, encontramos Manuel Joaquim da Fonseca, o proprietário da Quinta do Outeiro, a ser informador sobre impostos da região.
   Entre 1895 e 1905, compreendemos o potencial económico destes homens: por exemplo, José Maria da Fonseca, da Casa do Outeiro, fez um donativo ao Hospital de Oliveira de Azeméis no valor, grande para a época, de 4.320$230 réis.
   Agora, já estamos com o comandante João Pais Baptista de Carvalho que, em 1955, era comandante do navio “Quanza” e era casado com Inês Eugénia Knall da Fonseca Pais de Carvalho, que faleceu no ano seguinte, em 1956, com 53 anos. Talvez por isso, o Comandante João Pais pede, logo de seguida, a passagem à reserva. Era ele, na altura, o Chefe do Departamento Marítimo do Norte.
   Em 1965, faleceu em Santiago de Riba Ul um vulto da cultura regional, o escultor Anselmo Brandão, grande amigo do Comandante João Pais e foi mesmo este que levou a chave do caixão.
   Em 15 de Dezembro de 1970, faleceu o comandante que, hoje, dá o nome à Quinta.
**********************************************************************

45 - QUINTA DO COMANDANTE
  
A Quinta é enorme. Ainda dá para perceber a sua grandiosidade e a sua beleza de outrora. (…) As árvores de fruto, sobretudo citrinas, perfumam o local. Outras árvores, plantas e vegetação variada marcam o espaço em redor da casa principal.  
Ainda existem vestígios da estufa de plantas cuja entrada é centrada por uma estátua e que dá acesso ao quintal quando atravessada para o outro lado.
A capela está localizada no lado esquerdo da fachada principal da casa.
(…) No interior (da casa) sobressaem os espaços destinados aos quartos, por serem muitos! As paredes estão decoradas com papel e em alguns locais, estão pintadas à mão, paisagens e imagens ligadas à natureza. Os candeeiros são de estilo inglês, em tecido, com forma de chapéu.
Os hábitos de leitura pareciam ser típicos desta família, sobretudo em língua alemã e francesa.
As divisões são pequenas, mas todas têm abertura para o exterior, em forma de janela ou portas com varandas. O acesso ao 1ºandar, pode ser feito por uma escadaria interna, ainda com restos de quadros, que parece, eram um gosto daquela família ou por umas escadas exteriores de ferro trabalhado.
O fogão de sala tem presença forte, porque escuro, mas simultaneamente discreto, situado praticamente ao nível da parede.
As casas de banho são duas, pequenas, claro, mas com as louças que hoje estão presentes nas nossas casas. E penicos encontram-se, pelo menos, três!
A música, em discos de vinil, também estava presente.
      (In “A Voz do Caima”- nº1 - 15/4/2002 -p.16)

   “- O Comandante era o Capitão de Marinha, João Pais, que esteve à frente da Capitania do Porto, em Matosinhos. Era natural de Ponte de Sôr.
   A casa tinha sido uma herança da sogra, que era uma senhora alemã e vinham passar férias à Quinta. Tinham caseiros e um procurador, também já falecido, chamado Augusto João Ferreira, que tinha a seu cargo a administração da Quinta.
   Um filho do Comandante, o Eng.º João Pedro, trabalhava na Sacor, no Porto e morreu recentemente; o outro filho, o Eng.º Miguel está em Lisboa e, às vezes, ainda aparece por aí.”
   “Aquilo era quase uma Casa-Museu. Tinha uma variedade de peixes marinhos que o Comandante trazia que era um sonho. E animais embalsamados, era por todo o lado. Tinha armas de toda a qualidade: pistolas, espingardas, eu sei lá!... Eu gostava era dos quadros, tinha colecções muito bonitas pelas paredes”. (Declarações do Fernando “Batata” ao jornal A Voz do Caima - In “A Voz do Caima”- nº 1 - 15/Abr. /2002 - p.16)
……………………………………………………………………………………………………………………………………………
   A casa agora existente data do século XVIII, mais propriamente de 1792, numeração inscrita em pedra sobre uma outra já existente. A construção inicial era constituída por dois pisos, rés-do-chão e primeiro andar, e pela capela que existe ao lado. Já em meados do século XIX, é acrescentado o 3º piso à casa, que desde então mantém os seus traços mais fortes, sem quaisquer alterações de fundo. O interior da Casa era quase um museu, repleto de quadros, peças de louça de colecção, material bélico e frescos pintados directamente sobre as paredes. O sogro do Comandante, Pedro Maria da Fonseca, teve rendimentos durante toda a vida, aproveitando-a para se dedicar a alguns “hobbies”, um dos quais a pintura. Segundo Miguel Paes: “-Pintava muito bem. Teve aulas com grandes pintores da época e pintou a casa toda, desde o tecto, as paredes, um arco que dividia a sala, com flores e animais aquáticos”.
 Os animais de louça que decoravam a casa eram também pertença do sogro do Comandante que, a certa altura, se tornou discípulo de Columbano Bordalo Pinheiro. Aquelas peças eram originais da Fábrica de Louças das Caldas, do século XIX. O Comandante preservou esta obra do sogro, conservando um espólio de Pintura familiar e, mais tarde, chegou a comprar mais peças, para completar a colecção de louças das Caldas, que ainda hoje se conserva junto dos descendentes de João Paes.
   Existia também material bélico, o que era natural, uma vez que ele era oficial de marinha. Tinha armas antigas, munições, uma série de espingardas, pistolas, revólveres, que também se mantêm, actualmente, na família. “- A casa tinha todo um charme especial. As melhores recordações que guardo são os tempos de infância, das brincadeiras com os miúdos que se juntavam ali. A Casa e a Quinta eram muito grandes, oferecendo muitos esconderijos, que eram um regalo para as nossas brincadeiras e que nos maravilhavam.” - depoimento de Eng.º Miguel Paes.
      (In “A voz do Caima” - nº 1 - 15/Abr. /2002 - p. 17)

   46 - COMANDANTE JOÃO PAES DE CARVALHO

   O Comandante João Paes de Carvalho era natural de Ponte de Sor. Ficando órfão de pai muito cedo, mudou-se com a mãe e com os irmãos para Coimbra.
   A mãe, voltando a casar-se, tomou uma decisão que não agradou aos filhos que, por sua vez, saíram de casa.
   O Comandante, estudante na altura, de Engenharia, abandonou os estudos e enveredou pela aviação naval, onde ele poderia ir ganhar algum dinheiro. Foi aí que fez o seu curso de cadete.
   Em 1920, numa viagem de cadetes ao Porto, encontrou Inês, por quem se apaixonou e com quem quis casar. O problema, contudo, surgiu com aquele que se havia de tornar seu sogro… Conservador, não aceitava que a sua filha casasse com um “aviador maluco”, segundo a sua própria expressão. E o Comandante cedeu da aviação, mas casou com Inês. Ficou, posteriormente, ma Marinha de Guerra, trocando os aviões pelos navios.
   A sua vida foi bastante preenchida e muito rica. Comandou uma série de navios, fez viagens por todo o mundo e, numa parte mais final da sua carreira, foi Capitão do Porto de Leixões, passando, posteriormente, a Chefe do Departamento Marítimo que abrangia os portos desde Viana do Castelo até Aveiro. Aí completou a sua carreira de comandante.
   O comandante João Paes faleceu em 1970, (na cidade do Porto) com 74 anos e a esposa, Inês, em 1956 com 53 anos.
   João Paes entrou para a Marinha no fim da I Guerra Mundial. Na Segunda Guerra, Portugal foi neutro, mas aconteceu um episódio engraçado face à nossa situação de neutralidade colaborante com os Aliados.
   Num determinado dia desse período histórico, foi detectado um submarino alemão em águas territoriais portuguesas, junto ao Porto. Esse submarino foi apresado pela Marinha Portuguesa, sendo o Comandante o responsável por esse aprisionamento.  
   Porém, a maneira de ser do Comandante (“pessoa fora de série, com uma humanidade extraordinária”, segundo caracterização de seu filho Miguel Paes), considerava que os alemães, apesar de inimigos de guerra, eram, antes de mais, seres humanos, tendo-os tratado tão bem que acabou por ser condecorado pelo Estado alemão de Hitler.
                                                    …………………………

Se me esqueci de alguma coisa no tópico peço desculpa. Informem-me que trato de recolher mais informação e adicionar
 alguma coisa. Abraço. Wink

Quarta-Feira, 14 de Julho de 2010


Boas pessoal. Hoje voltei à Quinta do Comandante mas desta vez com os co-fundadores da futura equipa de investigação "Team Phoenix". Tenho aqui alguns videos mas que às vezes não têm grande qualidade porque o cameraman distraía-se com frequência. Estivemos a analisar a área e digamos que aquilo é muito perigoso (não tanto dentro do casarão) mas fora. Tive um azar numa construção que aparentava ser um estábulo pois no 1º andar um tábua cedeu e eu ia caindo para o rés do chão. Ouch. Hehe. Ainda bem que não ficou gravado. Vamos fazer uma investigação à noite brevemente mas não podemos gravar EVP's pois o ruído é muito. Encontramos também uma adega cheia de relíquias engarrafadas onde trouxemos 3 amostras (uma para cada um) e os nossos país consideram vinho do bom. Deixo-vos uma foto abaixo. Chega de conversa e aqui vão os videos.

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.


















« Última modificação: Julho 14, 2010, 17:43:49 por Fallen Phoenix »


Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"
pub

  Tópico: Quinta do Comandante (Quinta do Outeiro) - Oliveira de Azeméis Resposta #1Julho 13, 2010, 20:46:01
Iniciante


Mensagens: 6
Apreciações: 0
Referidos: 0

Masculino
» Resposta #1 em: Julho 13, 2010, 20:46:01

Super Super Super INTERESSANTE!


Gostaria imenso de te adicionar no MSN!

Se quiseres mandar-te-ei uma mensagem com o meu e-mail.


Cumps!!
Mermen

Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

  Tópico: Quinta do Comandante (Quinta do Outeiro) - Oliveira de Azeméis Resposta #2Julho 13, 2010, 20:58:51
Guru
***
Membro do Mês - Julho 2010


Mensagens: 826
Apreciações: 131
Referidos: 8

Team Phoenix PT Investigação Paranormal
xyneeze
Masculino WWW
» Resposta #2 em: Julho 13, 2010, 20:58:51

Adicionado Mermen e obrigado Wink

Actualização: As fotos foram adicionadas. Wink
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

  Tópico: Quinta do Comandante (Quinta do Outeiro) - Oliveira de Azeméis Resposta #3Julho 13, 2010, 21:07:09
Supremo
*****
Membro do Mês - Agosto 2009


Mensagens: 9208
Apreciações: 2133
Referidos: 27

Feminino
» Resposta #3 em: Julho 13, 2010, 21:07:09

Bom trabalho Wink
grandes investigações!!!
adorei... Wink
a casa mete medo,parece uma casa de filme de terror Evil
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

  Tópico: Quinta do Comandante (Quinta do Outeiro) - Oliveira de Azeméis Resposta #4Julho 13, 2010, 21:11:38
Guru
***
Membro do Mês - Julho 2010


Mensagens: 826
Apreciações: 131
Referidos: 8

Team Phoenix PT Investigação Paranormal
xyneeze
Masculino WWW
» Resposta #4 em: Julho 13, 2010, 21:11:38

Obrigado Nita e bem podes crer que parece. Wink

Ando a reunir uma equipa para fazer uma investigação nocturna mas está complicado. O portão está aberto mas dizem que a Câmara Municipal é proprietária da Quinta. E não parece ter sido legalmente por isso arranjar a autorização não deve ser fácil.
Podemos sempre alegar crer estar abandonada. Wink

Alguem disposto? Deixo aqui o convite. Levo-vos lá porque é dificil dar com a casa, mesmo com os que são de cá.
Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado

"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

  Tópico: Quinta do Comandante (Quinta do Outeiro) - Oliveira de Azeméis Resposta #5Julho 13, 2010, 21:27:07
Supremo
*****
Membro do Mês - Agosto 2009


Mensagens: 9208
Apreciações: 2133
Referidos: 27

Feminino
» Resposta #5 em: Julho 13, 2010, 21:27:07

a casa ainda tem telhado?fiquei intrigada com a janela da 11ª e 12ª foto,a 1ª janela... hmm
« Última modificação: Julho 13, 2010, 21:27:23 por Nita »


Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

  Tópico: Quinta do Comandante (Quinta do Outeiro) - Oliveira de Azeméis Resposta #6Julho 13, 2010, 21:32:01
Guru
***
Membro do Mês - Julho 2010


Mensagens: 826
Apreciações: 131
Referidos: 8

Team Phoenix PT Investigação Paranormal
xyneeze
Masculino WWW
» Resposta #6 em: Julho 13, 2010, 21:32:01

Pareceu ter mas não o deve ter todo como é claro.

Eu percebi o que questionas, parece ter uma luz acesa dentro da casa. Deve ser mesmo o pôr-do-sol porque fiquei um bocado espantado ao ver luz naquela janela por isso é que me centrei um bocado mais nela. Espero bem que seja o sol a passar pelo telhado ou por uma outra janela. Shocked

Abraço. Wink
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

  Tópico: Quinta do Comandante (Quinta do Outeiro) - Oliveira de Azeméis Resposta #7Julho 13, 2010, 21:34:50
Supremo
*****
Membro do Mês - Agosto 2009


Mensagens: 9208
Apreciações: 2133
Referidos: 27

Feminino
» Resposta #7 em: Julho 13, 2010, 21:34:50

Pareceu ter mas não o deve ter todo como é claro.

Eu percebi o que questionas, parece ter uma luz acesa dentro da casa. Deve ser mesmo o pôr-do-sol porque fiquei um bocado espantado ao ver luz naquela janela por isso é que me centrei um bocado mais nela. Espero bem que seja o sol a passar pelo telhado ou por uma outra janela. Shocked

Abraço. Wink
sim,deve ser... laugh
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

  Tópico: Quinta do Comandante (Quinta do Outeiro) - Oliveira de Azeméis Resposta #8Julho 14, 2010, 00:35:44
Iniciante


Mensagens: 5
Apreciações: 1
Referidos: 0

Masculino
» Resposta #8 em: Julho 14, 2010, 00:35:44

A quinta parece ser awesome! É arrepiante. Imagino como deve ser à noite.

Não me importava nada de me juntar a ti para fazer uma investigação, mas infelizmente não dá jeito Tongue
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

"Nearly all men can stand adversity, but if you want to test a man's character, give him power." - Abraham Lincoln

  Tópico: Quinta do Comandante (Quinta do Outeiro) - Oliveira de Azeméis Resposta #9Julho 14, 2010, 00:40:19
Guru
***
Membro do Mês - Julho 2010


Mensagens: 826
Apreciações: 131
Referidos: 8

Team Phoenix PT Investigação Paranormal
xyneeze
Masculino WWW
» Resposta #9 em: Julho 14, 2010, 00:40:19

Hehe Raven. Qualquer dia já sabes. Teremos sempre "Coina". x)

Aliás, acho que amanhã volto à casa em princípio. Tenho uma curiosa que quer lá ir, talvez consiga aumentar o grupo.
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

  Tópico: Quinta do Comandante (Quinta do Outeiro) - Oliveira de Azeméis Resposta #10Julho 14, 2010, 00:48:58
Iniciante


Mensagens: 22
Apreciações: 0
Referidos: 0

Masculino
» Resposta #10 em: Julho 14, 2010, 00:48:58

Essa parece ser um casa porreiro para ser investigada a noite Evil...
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

I SEE DEAD PEOPLE....LOL!

  Tópico: Quinta do Comandante (Quinta do Outeiro) - Oliveira de Azeméis Resposta #11Julho 14, 2010, 17:39:32
Guru
***
Membro do Mês - Julho 2010


Mensagens: 826
Apreciações: 131
Referidos: 8

Team Phoenix PT Investigação Paranormal
xyneeze
Masculino WWW
» Resposta #11 em: Julho 14, 2010, 17:39:32

Boas pessoal. Hoje voltei à Quinta do Comandante mas desta vez com os co-fundadores da futura equipa de investigação "Team Phoenix". Tenho aqui alguns videos mas que às vezes não têm grande qualidade porque o cameraman distraía-se com frequência. Estivemos a analisar a área e digamos que aquilo é muito perigoso (não tanto dentro do casarão) mas fora. Tive um azar numa construção que aparentava ser um estábulo pois no 1º andar um tábua cedeu e eu ia caindo para o rés do chão. Ouch. Hehe. Ainda bem que não ficou gravado. Vamos fazer uma investigação à noite brevemente mas não podemos gravar EVP's pois o ruído é muito. Encontramos também uma adega cheia de relíquias engarrafadas onde trouxemos 3 amostras (uma para cada um) e os nossos país consideram vinho do bom. Deixo-vos uma foto abaixo. Chega de conversa e aqui vão os videos.

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.



















Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

"Im on the Hype Train to Awesome City!! Choo Choo Motherfuckers!"

  Tópico: Quinta do Comandante (Quinta do Outeiro) - Oliveira de Azeméis Resposta #12Julho 15, 2010, 00:06:49
Iniciante


Mensagens: 5
Apreciações: 1
Referidos: 0

Masculino
» Resposta #12 em: Julho 15, 2010, 00:06:49

Ainda bem que decidiram aprofundar a investigação. Pelo que já ouvi dizer dessa casa, gostava mesmo de saber se é tudo verdade ou não. Depois não te esqueças de colocar aqui os videos da proxima investigação Tongue Acho que falo por todos quando digo que estamos curiosos Tongue
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

"Nearly all men can stand adversity, but if you want to test a man's character, give him power." - Abraham Lincoln

  Tópico: Quinta do Comandante (Quinta do Outeiro) - Oliveira de Azeméis Resposta #13Julho 15, 2010, 00:07:33
Iniciante


Mensagens: 22
Apreciações: 0
Referidos: 0

Masculino
» Resposta #13 em: Julho 15, 2010, 00:07:33

Está porreiro.Boas filmagens á picasso,lol.Eu com o meu pessoal aqui e também sempre grandes filmagens dessas,lol.Boa investigação!! Evil
« Última modificação: Julho 15, 2010, 09:27:23 por Xaga »


Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

I SEE DEAD PEOPLE....LOL!

  Tópico: Quinta do Comandante (Quinta do Outeiro) - Oliveira de Azeméis Resposta #14Julho 15, 2010, 01:31:56
Supremo
*****
Membro do Mês - Agosto 2009


Mensagens: 9208
Apreciações: 2133
Referidos: 27

Feminino
» Resposta #14 em: Julho 15, 2010, 01:31:56

sexta sempre e para ir a quinta  do comadante  a noite  ? Grin  eu sou o do primeiro video camisola vermelha  Evil dani eu levo as cervejas ok
amanha da-me resposta via sms ok

Por favor não utilizes escrita sms/chat nem abreviaturas,consulta as Regras Gerais do Fórum,obrigada.


Team Phoenix...posso fazer uns reparos aos vídeos?espero que não vos pareça mal Wink
primeiro,tentem moderar a linguagem,temos foristas muito,mas muito novinhos,fica mal... Undecided
segundo não apanhem coisas do chão sem luvas,comprem descartáveis,são baratinhas... Wink
terceiro,tentem mostrar melhor as salas,enquanto fazem uma descrição da mesma...

 Kiss Kiss Kiss Kiss
Bom trabalho!!! Wink
 Kiss Kiss Kiss Kiss
« Última modificação: Julho 15, 2010, 01:57:35 por Nita »


Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado
  Páginas:   Ir para o topo
Novo Tópico Nova Votação
Ir para:  


Tópicos Relacionados
Assunto Iniciado por Respostas Visualizações Última mensagem
Aveiro, Oliveira De Azeméis/Santiago de Riba-UL (Poltergeists?) « 1 2 3 4 5 »
Locais Assombrados em Portugal
Fallen Phoenix 67 15455 Última mensagem Abril 12, 2017, 08:39:10
por PouPou
Oliveira de Azemeis « 1 2 ... 6 7 »
Fotografias e Vídeos de Fantasmas Captados em Portugal
Hypnox 103 16016 Última mensagem Setembro 25, 2015, 11:35:48
por PouPou
Quinta dos Salgueiros (também conhecida como Quinta dos Ingleses) - Antas, Porto « 1 2 ... 5 6 »
Discussão Off-Topic & Chat Geral
tonycarreira 78 14556 Última mensagem Julho 08, 2012, 18:54:15
por NeonFlow
Casa de Castro Lópes - Oliveira de Azeméis
Discussão Off-Topic & Chat Geral
Fallen Phoenix 7 4868 Última mensagem Março 14, 2011, 10:17:54
por lunamiga
Capela abandonada em Cesar - Oliveira de Azeméis « 1 2 3 4 »
Locais Assombrados em Portugal
mpgribeiro 46 11240 Última mensagem Março 14, 2019, 17:43:39
por Sol e Lua
Quinta em Azeitão « 1 2 3 4 5 »
Locais Assombrados em Portugal
bodybuilder 60 20746 Última mensagem Outubro 29, 2013, 15:37:24
por Pedro Filipe
Quinta da Regaleira
Discussão Off-Topic & Chat Geral
cody sweets 4 1458 Última mensagem Julho 15, 2014, 18:45:35
por cody sweets
Quinta da Regaleira
Fotografias e Vídeos de Fantasmas Captados em Portugal
pacadifam 8 1683 Última mensagem Agosto 09, 2014, 11:25:11
por Infanati