Bem vindo(a) ao Portugal Paranormal! Para aceder a todo o conteúdo do fórum registe-se ou, caso já seja membro, faça o login. Obrigado!
[x]

  Páginas:   Ir para o fundo
  Tópico: Prime Directive - A Directiva Primária (1326 visualizações) Fevereiro 02, 2019, 02:18:24
Avançado
**


Mensagens: 115
Apreciações: 51
Referidos: 0

Revolt. Think. Dare.
Masculino
» em: Fevereiro 02, 2019, 02:18:24

No universo Star Trek, existe a Prime Directive a qual proíbe todas as naves e/ou membros da Frota Estelar de interferir com o desenvolvimento normal de uma cultura ou sociedade, sendo estas sociedades, (em geral) primitivas ou que não detêm o mesmo nível tecnológico da Federação.

Tendo em conta o Paradoxo de Fermi https://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo_de_Fermi, poderá ser esta teoria, real!?

Acrescento ainda mais.
Até que ponto é a Prime Directive ética?

Obrigado pelas respostas.
Live long and prosper. \\//,
Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado

The only thing worse than being blind is having sight but no vision.
pub

  Tópico: Prime Directive - A Directiva Primária Resposta #1Fevereiro 13, 2019, 16:04:48
Guru
***


Mensagens: 1594
Apreciações: 3339
Referidos: 0

Feminino
» Resposta #1 em: Fevereiro 13, 2019, 16:04:48

Podemos começar a falar da ética da interferência olhando para o que aconteceu no nosso planeta durante os séculos de "descobertas" e colonizações feitas pelos países europeus da África, América e Oceânia.

Claro que podemos sempre argumentar que os supostos alienigenas ao estilo star trek seriam muito mais inteligentes e sensíveis e porque saberiam ver um pouco mais além, teriam a clareza de espírito necessária para não nos provocar constragimentos com o choque cultural.
Mas se há muitas civilizações alienigenas, é provável que todas elas tenham esse tipo de evolução ética e moral? E quem é que pode adivinhar as repercussões de se mexer na civilização alheia? Terá o alienigena forma de prever todos os futuros possíveis?


Vamos fazer um "suponhamos":
Imaginemos que surgia um vírus mauzinho, como o da gripe espanhola, que começava a dizimar a população mundial. O alienigena saía do esconderijo, compadecia-se com o sofrimento humano e dava-nos a cura. Salvavam-se milhões, mas com o passar do tempo, o crescimento da população mundial e o continuar da exploração dos recursos naturais levavam a uma situação insustentável a nível planetário que podia desencadear, sei lá, uma nova e derradeira guerra mundial. Com armas mais sofisticadas, a guerra levava ao envenenamento do planeta e à morte dos humanos que tivessem sobrevivido à dita guerra.

Mas... se o alienigena não se tivesse compadecido e tivesse deixado a natureza seguir o seu curso, muitos milhões morreriam mas outros sobreviveriam. A diminuição drástica da população permitiria gerir de outra forma os recursos naturais, regenerar e limpar alguns. Eventualmente, todas as espécies se hão-de extinguir. Mas o facto de o alienigena não ter caído na ânsia de interferir poderia ter dado mais uns séculos ou milénios à espécie humana.

Claro que o alienigena podia interferir e essa nova certeza de que há vida alienigena elevaria a humanidade a um novo patamar de entendimento da vida e do universo e isso faria de nós seres muito mais felizes. 


...voltamos ao início: quem pode garantir o que vai acontecer ao certo quando se mexe numa das variáveis de um sistema como uma civilização?

Interferir sem saber o que pode acontecer e sem ter a neutralidade necessária para não interferir de modo a tirar proveito da interferência e do outro que é menos evoluído que nós, é uma situação com demasiadas variáveis, demasiados pressupostos. Se essa directiva fosse real, e porque nesse caso existiriam muitas civilizações alienigenas, e porque não será provável que todas cumpram os requisitos para a interferência correr bem, então o mais sensato é que a regra seja, de facto!, não poder fazer nada. Não poder interferir de maneira nenhuma.

Nadica de nada. Nem sequer dizer um "olá" do espaço profundo. Zero! Silêncio absoluto.
Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado

"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho". 
(Morpheus, The Matrix)

  Tópico: Prime Directive - A Directiva Primária Resposta #2Março 10, 2019, 01:36:11
Avançado
**


Mensagens: 115
Apreciações: 51
Referidos: 0

Revolt. Think. Dare.
Masculino
» Resposta #2 em: Março 10, 2019, 01:36:11

Boa noite e obrigado pela resposta.

Note-se que a suposta "não interferência" tem apenas a ver com o nosso nível civilizacional na Escala de Kardashev.
A civilização humana está aproximadamente em 0,7 nessa escala (de 1 a 6), ainda falta controlar com mais eficiência as reservas de energia sem contar que ainda não pode controlar o clima.

A escala de Kardashev implica também a nossa evolução enquanto entidade.
Se nos damos bem com todo o mundo (literalmente).
Se ainda fazemos guerra.
Se ainda existem desequilíbrios no meio (ambiental, social e/ou económico).

Imagina que um ET vêm e diz a celebre frase: Leva-e ao teu lider?
A que o levarias!? A um cientista? A um político?

Depois teriamos implicações geo politicas em jogo.
Aquele que tivesse primeiro contacto poderia omitir muitas coisas e/ ou tentar ganhar toda a vantagem possível sobre o resto da humanidade.

Creio que o mais interessante da "Prime Directive" é mesmo essa dualidade, esse pensamento lógico que implica.
Como tu dizes, (...)quem pode garantir o que vai acontecer ao certo quando se mexe numa das variáveis de um sistema como uma civilização?(...)
Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado

The only thing worse than being blind is having sight but no vision.
  Páginas:   Ir para o topo
Novo Tópico Nova Votação
Ir para:  


Tópicos Relacionados
Assunto Iniciado por Respostas Visualizações Última mensagem
Na Escola Primaria: EB1 2 Escola dos Miosotis « 1 2  Todas »
Relatos e Experiências
Mr.Tiago 17 6963 Última mensagem Julho 31, 2012, 11:42:31
por anaferreira