Andei desesperado durante uns tempos por encontrar mais informações sobre este sanatório e esta casa. Isso foi tudo o que consegui reunir no meu site. Antes de mais, é melhor dizer que se tratam de dois locais distintos, embora estejam relativamente perto um do outro. Brevemente posto aqui algumas fotos e vídeos.
Conselhos para quem for visitar o Sanatório de Louredo:
- A melhor forma de entrar é pelo lado direito (lado da Capela de São Tiago). Tem uma espécie de portão em madeira que se passa facilmente. No entanto, o edifício em si está vedado a quase toda a volta. Se se desviarem um pouco para a direita do caminho que leva ao sanatório (interrompido pela vedação), podem depois saltar de um muro (que não tem vedação, mas tem muitas silvas, por isso cuidado

).
- Verifiquem antes de passar o portão de que não está ninguém dentro do terreno.
O terreno é privado e é frequente andarem lá agricultores/lenhadores (sim, partes do terreno estão cultivadas, e há partes do sanatório que servem como reservatório de lenha

).
- Não aconselho a irem lá de noite, pois não é fácil passar a vedação e, conseguindo passá-la, o edifício em si é perigoso. Há muito lixo e buracos no chão. Mesmo conhecendo previamente o local, é perigoso.
Informações soltas sobre o sanatório:
- O caminho em terra que passa em frente ao sanatório e que o liga ao Solar da Venda é também do proprietário do terreno do sanatório. Segundo dizem, é parte da primeira estrada que ligava o Porto a Vila Real.
- Existe uma torre (de electricidade?) nas traseiras do sanatório. É a única parte do complexo que não está vedada. Vão lá encontrar algo como balcões e instrumentos de cozinha. Parece que alguém lá viveu.

- Entre o portão de madeira e o sanatório existe uma casinha amarela. Não é habitada, servindo apenas (acho eu) para guardar materiais agrícolas e outras ferramentas. Se estiverem pessoas no terreno é provável que estejam motas estacionadas perto dessa casinha.
- Existe uma outra entrada do lado esquerdo, mas está vedada, portanto entrar por aí é mais complicado. No muro tem escrito "Proibido entrar - Local Vigiado". Obviamente que não está
constantemente a ser vigiado

- O edifício principal parece estar "dividido" em duas partes com dois estilos diferentes. De um lado, é de pedra e está bastante degradado. Do outro, é de betão como o sanatório de Valongo. Talvez tenham sido construídas em alturas diferentes, para enfrentar a necessidade crescente de combater a tuberculose.
- Como muitos outros sanatórios, foi fustigado por um (vários?) incêndio(s).
Informações soltas sobre o Solar da Venda:
- Foi alvo de restauro recentemente, no entanto as obras parecem estar paradas. Sempre que lá passo parecem estar no mesmo ponto. Ao contrário da foto, está sem janelas e sem telhado, e ainda tem lá gruas.
- Que eu saiba não há boa maneira de entrar. Tanto o portão como o muro são bastante altos. Para além disso, há casas perto, o que dificulta um pouco entrar lá sem se ser visto.
Alguém pode contar alguma coisa sobre os assassinatos que supostamente aconteceram no sanatório? Cumps.