Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Ajuda em caso "mental/psicológico".
    Iniciado por chrisisdead6
    Lido 8.250 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Muito boa noite a todos,
Eu sei que isto não é um forum de psicologia e que este assunto que venho relatar (é de foro pessoal) não tem nada de paranormal (pelo meu ponto de vista) e peço desculpa aos moderadores e aos administradores, e a toda a comunidade.

Bem, desde pequena sempre tive algumas dificuldades em socializar, tenho ansiedade e nervosismo em graus muito elevados e tenho receio de me expressar com as pessoas, grande parte das vezes tenho medo de dizer algo que possa ofender ou magoar alguém ou dizer coisas "pouco inteligentes".

Sempre coloquei muita pressão em mim mesma (sou "perfeccionista" quero que tudo o que eu faça ou diga seja "impecável" sem erros nem falhas apesar de saber que isso é praticamente impossível), nunca sinto confiança a falar porque não me sinto "inteligente" o suficiente para tal ou sinto que o que vou falar não tem interesse, e também porque não gosto de vulnerabilidades, ou seja, ao expressar-me e falar de coisas da minha vida sinto-me vulnerável, por isso "fecho-me".

O problema é que ultimamente piorei, imenso, estou agora a fazer uma formação e não me sinto confortável quando tenho de falar, raramente falo para as pessoas, somente quando tenho mesmo de responder, apesar de ter imensa coisa a circular na minha cabeça e imensas respostas e opiniões aos diversos assuntos falados em grupo não os consigo expressar por receio do que as outras pessoas estão a pensar e de me "auto humilhar" ainda mais do que já faço no meu dia a dia.  ::)

Não consigo olhar nos olhos de algumas pessoas (poucas) e comer em publico, por exemplo, apesar de conseguir estou super nervosa, sem motivos racionais, nem eu própria sei ao certo o porquê.

E para alem disso, como se não basta-se, tenho grandes problemas em me concentrar em certas coisas porque a minha cabeça pensa em tudo, eu analiso tudo o que disse e não disse, fiz ou não fiz, o que pensei,... e juntamente especulo possíveis futuros para as diferentes escolhas, relembro o passado, vejo tudo o que fiz de errado e tento corrigir na minha mente, e ao analisar essas coisas todas ainda fico pior (porque sou bastante pessimista e martirizo-me pelos erros cometidos) e não estou focada no "agora".

No primeiro dia da formação cheguei exausta a casa, sem energias praticamente, não pelo trabalho mas por causa do nervosismo e ansiedade constantes.
Eu sempre pensei que isto ia desaparecendo/atenuando com o tempo, alias houve uma fase na minha vida em que eu andava mais relaxada e socializava bem, até cheguei a trabalhar em atendimento ao cliente numa loja sem problemas nenhuns, agora nem isso iria conseguir fazer correctamente, penso eu.

Eu gostava de puder atenuar isto porque é, de facto, desesperante e a minha vida fica em "stand by" ou "bloqueada" por causa disto tudo.

Algum conselho que me possam conceder de como atenuar ou mudar isto? Eu sinto-me um ser estranho porque isto não me parece ser um comportamento "normal" de um ser humano.
Aceito qualquer tipo de ajuda e opinião e agradeço a todos os que se deram ao trabalho de ler este "desabafo" e aos que tiraram um pouco do seu tempo para ajudar/aconselhar.
"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta."

Olá Chris,

Poderias consultar um psicologo para te ajudar a controlar a ansiedade, procurar e tratar a origem da mesma.
Poderias também praticar meditação ou yoga, algo que te faça relaxar.
Vamos aguardar outras opiniões.


Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Olá Chris..

Francamente não há muito que te possa ajudar.. Estou numa fase idêntica.. Perfecionismo e exijo muito mais de mim do que aquilo que posso dar.. Assim como tenho dúvidas em relação a tudo e todos, falta de confiança em mim e nos outros e toda uma série de situações auto-destrutivas..

Por vezes o melhor que podes fazer é mesmo conversar com alguém de confiança e falares do que te vai na alma.. Ou forçares-te a manifestares a tua consciência no presente.. Seja em conversas com quem gostes, ou a escrever, ou a ouvir música.. Se conseguires manter-te presente uns instantes vais sentir uns alívios.. E isso é uma arte que se aperfeiçoa com o tempo :)

Que corra tudo bem :)
"To have faith is to trust yourself to the water. When you swim you don't grab hold of the water, because if you do you will sink and drown. Instead you relax, and float." - Alan Watts

Obrigada Cleopatra.
Já recorri a psicólogos e não obtive melhoras, permaneci igual.
Quanto a meditação eu pratico à algum tempo ajuda-me da mesma forma que as orações que faço, porem não consigo relaxar e abstrair-me a 100% ainda, espero conseguir um dia realizar uma meditação como deve de ser.
Após as orações e meditação eu sinto-me melhor e o meu pensamento melhora, fica mais positivo, mas algum tempo depois retorno ao mesmo..

Fingarfan, obrigada.
Os meus momentos de "sanidade" começam quando entro em casa ou na minha "zona de conforto", quando estou fora dela é confusão geral, ouvir musica ajuda-me e ler também mas la esta queria ter essa capacidade quando em contacto com o mundo exterior, é nisso que falha.
Que corra tudo bem contigo também e que consigas superar a fase em que te encontras.
"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta."

Algum dos psicólogos te receitou medicação? Se sim, tomaste-a?

Já tentas-te procurar um hipnoterapeuta? Pode ser talvez a solução mais eficaz. As melhoras😊
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Citação de: Malik_ em 24 novembro, 2015, 21:54
Algum dos psicólogos te receitou medicação? Se sim, tomaste-a?

Os psicologos nao podem passar medicaçao.

Obrigado pela tua partilha. :)

Já é um bom sinal teres desabafado e contado um pouco do teu quotidiano, penso eu.

Às vezes, para alguns, é mais fácil falar destes assuntos mais delicados com pessoas menos próximas, neste caso, com o 'mundo virtual' pois ninguém te conhece e mais facilmente desabafas.

Não sou psicólogo e lamento que não tenhas obtido bons resultados com o teu psicólogo, no entanto, tu própria já identificaste o problema que tens e mostras vontade em ultrapssá-lo e acho isso algo muito positivo.

Estás à vontade aqui para falares e desabafares do que quiseres. :)

Volto a frisar que não sou psicólogo, mas se precisares de alguma coisa ou falar apenas, estás à vontade para mandar mensagem pessoal. :)

E assim, eu proprio também tenho alguns problemas em socializar e tenho alguma ansiedade, embora consiga controlar e conversar com as pessoas quando preciso, e normalmente com o tempo a ansiedade passa (o pior e o primeiro impacto quando nao conheço as pessoas).

Eu acho que tens de tentar treinar a tua mente, tentar neutralizar esses pensamentos e nao pensar em nada. Eu sei que não é fácil, mas penso que é por ai, esvaziar a mente... simplesmente falar, o pior e o inicio, depois é mais fácil. Não penses no que os outros vão pensar... eu proprio já fui muito assim, e a solução é mesmo não pensar nisso. Claro que não é fácil e é uma luta constante, mas quando te vierem esses pensamentos tens que arranjar uma forma de os neutralizar, pensar noutra coisa qualquer, algo que te relaxa ou distraia e diz o que tens a dizer.

Para controlar ansiedade os chás ajudam (camomila, cidreira ou valeriana) e exercicios de respiração também. Também há meditaçao que já falaste, e ouvir musicas relaxantes também ajuda.

Mas em relação ao convívio social, acho que não há assim uma solução, cada um tem a sua personalidade. Há pessoas mais extrovertidas e outras que sao introvertidas ou timidas, isso nao e uma doença mas apenas uma característica da pessoa. Claro que se pode ir limando as arestas, mas tu vais ser sempre tu.

Fazes bem em desabafar,o facto de andares sob pressão também não ajuda muito, imagina uma panela de pressão, se ela não tivesse uma válvula de escape, esplodia...acima de tudo tenta ver a origem dessa situação, e assim eliminar o problema de vez, porque como dizes houve alturas em que estiveste bem, mas depois voltou tudo outra vez.
"Um dia eu lhe disse para esconder o seu coração... Você deveria ter escutado"

Malik_, não me foi receitada nenhuma medicação pelos meu médico e caso fosse não sei ate que ponto ajudaria.
Fui a 2 psicólogas, falei com elas ajudaram-me a resolver algumas situações da vida e a exprimir-me/desabafar porém não me ajudou muito na ansiedade social, e como disse eu estive há pouco tempo atrás numa fase em que a ansiedade parecia ter desaparecido e conseguia comunicar bem com as pessoas e de repente parece que retornei ao mesmo só que num grau superior a anteriormente (provavelmente tenha a ver com algumas mudanças na minha vida, não sei).

Moonchild, hipnoterapeutas na minha zona não conheço nem sei de nenhum, talvez ajudasse em algo não sei, nunca experimentei, mas irei considerar caso encontre algum, porem confesso que tenho um pouco de receio disso. ;D
De facto fez-me bem desabafar, apesar de algum receio no inicio, já não o fazia a muito tempo, principalmente para não preocupar nem "encher" as pessoas com problemas meus. Sim tenho de ver uma forma de superar isto e evitar que retorne. Obrigada.

Gawen muito obrigada pelo apoio e disponibilidade.

Forbidden, de facto e algo complicado abstrair-me da confusão toda que passa pela minha cabeça 24h, tenho uns momentos de paz mas apenas quando não estou rodeada de pessoas, é complicado mas espero de facto superar e treinar a minha mente pois para alem de me afectar pessoalmente também esta a começar a afectar-me profissionalmente. Obrigada pelas sugestões.

Obrigada a todos pelo vosso apoio, disponibilidade e pelas opiniões foram deveras úteis.
"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta."

BlackMiau
Um bom exemplo de introversão, com uma grande dose de ansiedade.

O melhor conselho que te posso dar, como introvertida que sou, é começares a aprender a ignorar a vozinha interior que te faz preocupar com os que os outros pensam de ti. As pessoas não pensam, estão demasiado preocupadas com as notificações das redes sociais. Se estão a olhar para ti, é porque te acharam interessante o suficiente para tirarem um minuto do dia deles para te dar atenção.

Pequenos truques destes tornam o dia muito mais tolerável. A partir daí as coisas começam a correr melhor e depois até vais apreciar a paz de espírito que essa introversão te proporciona.

Infelizmente a nossa sociedade nao respeita a introversão, parece que nos querem obrigar a ser extrovertidos e abertos e tudo isso, fazem sentir-nos como uma aberração ou doentes mentais... mas cada um é como é, se eu mudar já não vou ser eu  ;)

Chris, eu até uma certa idade também tive esses problemas. Como a nossa colega cleopatra disse, a meditação é bom para este tipo de assuntos.
Além de meditação, também uso uns ficheiros áudio (Binaurais e Isocrónicos) que eliminaram esse meu problema.
Actualmente brinco bastante com os meus defeitos e dou bastantes gargalhadas comigo mesmo.

Mais alguém passa pelo mesmo?  :P
"Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho de seu saber." - Albert Einstein

BlackMiau, há sim vantagens no facto de ser-se introvertida, mas as desvantagens também pesam, neste caso o meu problema é mesmo a ansiedade que parece que me "prende" de comunicar e faz-me sentir inferior aos que me rodeiam, perco a coragem e acho que nem vale a pena. Ignorar essa voz interior é um desafio que tenciono sim combater, enquanto não conseguir livrar-me dela, irei continuar a parecer um "robô" no meio de uma multidão ;D 

Forbidden, de facto cada um de nos tem a sua essência, e é isso que nos destinge uns dos outros e nos tornam diferentes, precisamos de introvertidos e extrovertidos pois complementam-se. Não devemos mudar o que somos apenas devemos mudar aquilo que nos incomoda, o que me incomoda não é o facto de ser introvertida mas sim a ansiedade e o nervosismo que vêm adicionados, que não é muito saudável nem útil.

_Indigo_ Obrigada pelas sugestões, não tinha conhecimento desses ficheiros irei de facto experimentar ouvir a ver se atenua um pouco o problema.
"Onde há fé, há amor, onde há amor, há paz, onde há Deus, nada falta."