Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • Meditação como iniciar?
    Iniciado por vchao79
    Lido 3.505 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Pessoal mais experiente poderá me dar uma luzes sobre o assunto?
Livros,sites onde posso pesquisar?
Sobre o assunto...
Mas informação que um leigo na matéria como eu perceba!!!
Fico a espera...
Obrigada!!!
"Um homem sábio pode aprender mais com uma pergunta tola do que um tolo com uma resposta sábia."

Eu também sou leiga no assunto, embora pratique Yoga há alguns meses (que é também uma forma de meditação).
Pode encontrar alguns tópicos aqui sobre meditação. À primeira vista, este me parece o mais completo e creio que o possa ajudar de alguma forma. Fica o link:
https://portugalparanormal.com/index.php/topic,1581.0.html

Boas,

A arteycuerpo referiu um tópico bastante completo e interessante. Contudo, como pediste técnicas, aqui está a que uso intuitivamente. Poderá não ser a melhor, mas comigo funciona:
:)
Quando é possivel meditar, não importa a hora: 
Eu conto de 50 a 1 regressivamente.
Quando chego ao 1, já estou relaxada. Penso no caminho de um jardim. Caminho ao sol (energia positiva) relva verde, flores.
Penso numa escada a descer bastante comprida. Depois de descer tudo, entro por uma vereda no meio das arvores que me dão sombra. Sento-me num local só meu, secreto. Vestida com uma túnica branca. Sento-me no chão e espero que o meu guia apareça para conversar.  Deixo-me ficar assim, à espera de orientação. Entretanto vão surgindo vários pensamentos e imagens. Deixo fluir. Mas há quase sempre algo que fixo por ser mais significativo: um pensamento, imagem etc.
Fico assim durante 10 a 20 minutos.
Para voltar, agradeço ao meu guia, levanto-me e faço o "caminho" inverso ao que fiz, acima descrito. Acordo devagar e procuro permanecer com calma  o resto do dia.
Boa meditação.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Puca
Citação
1ª Lição

O ritmo de vida actual lança-nos num reboliço interminável, consome-nos energia com todas as suas exigências e caprichos. A correria para o emprego, o stress e ansiedade causados pelo caótico trânsito das nossas cidades, o dia inteiro a trabalhar, chegar a casa já tarde, esgotado, sem paciência nem força para mais nada, na grande maioria dos casos é este o ritmo normal do dia-a-dia. Isto durante meses e anos a fio cobra o seu preço, por vezes muito elevado, depressões, stress, mal-estar físico e mental, distúrbios funcionais do organismo, etc.


Ganhar o hábito de "roubar" um bocadinho do dia só para si pode ajudar a minorar os efeitos deste constante estado de agitação e por sua vez, a prática de meditação é uma excelente solução.


Aquietar a mente é primeiro objectivo e para que tal seja possível é necessário eliminar os pensamentos. É muito difícil? Concordo! Mas com treino e persistência consegue-se.



Nesta 1ª lição a proposta é a seguinte:


- Procure um local tranquilo, bem ventilado, onde não seja interrompido. Desligue o telemóvel. Se lhe agradar pode acender uma vela, queimar um pau de incenso ou colocar uma música bem tranquila. Crie o ambiente que mais lhe agradar e proporcione o sossego necessário.


- Sente-se confortavelmente, com as costas o mais direitas possível, sem causar qualquer incómodo. No chão com as pernas cruzadas pode usar almofadas para se sentar mais alto e encostar as costas à parede. Se mesmo assim a posição se tornar desagradável opte por uma cadeira que mantenha as costas rectas.


- Feche os olhos e concentre-se na sua respiração. Procure fazer uma respiraçaõ exclusivamente nasal. Sinta o ar fresco que entra pelas narinas e o ar quente e saturado que sai durante a expiração. Com a entrada do ar sinta-se a absorver uma energia pura e regeneradora enquanto com a saída do ar liberta todas as preocupações e negatividades diárias.


- Sempre que o pensamento invade a sua mente, observe-o, mantendo a distância e deixe-o passar voltando a sua atenção para o processo de respirar.

-Faça este exercício pelo menos uma vez por dia e rapidamente se aperceberá dos seus benefícios. Além de aumentar a sua capacidade respiratória, tranquiliza a sua mente e as suas emoções.


A prática de meditação é um exercício interior para o seu desenvolvimento pessoal, experimente!




Citação2ª Lição

Agora com a concentração mais apurada, centrada na respiração. Deve procurar manter a mente liberta de pensamentos cada vez por períodos mais longos. Se já consegue ausentar os pensamentos, por poucos minutos que sejam, está a meditar. No final da sua prática pode verificar o quanto a sua respiração está mais calma tornando-o consciente da sua própria tranquilidade.


- Nesta segunda fase vai passar da sua concentração na respiração para um ponto no centro da testa, no qual deverá fixar única e exclusivamente a sua atenção. Mantenha uma constante ausência de pensamentos. Sempre que a sua mente se desviar deste ponto, volte a concentrar-se na respiração e de seguida novamente para o centro da testa. Repita este exercício diversas vezes até que não exista mais nada na sua mente senão este ponto.



- Quando sentir que já se consegue manter centrado neste ponto por alguns minutos, repita o processo agora para um ponto localizado no topo da cabeça. Quando este desafio estiver ultrapassado, passe para um ponto imaginário, situado um palmo acima da cabeça.


Sempre que haja uma distracção dos pontos indicados concentre-se no ponto anterior até estabilizar a mente e retorne novamente ao local onde a sua atenção estava inicialmente focada.



Esta prática requer alguma continuidade e persistência. Uns dias correrão melhor que outros, mas com alguma dedicação facilmente poderá observar os seus benefícios.


A Meditação acelera o desenvolvimento do próprio cérebro, opera mudanças nas células e outras passam de um estado de passividade para outro cada vez mais activo. Por consequência acontecem alterações na forma de pensar, de actuar, de enfrentar os desafios e ultrapassar os obstáculos da vida. Conduz progressivamente a um alargamento da própria consciência.



Para intensificar e melhorar a sua prática de meditação existem alguns conselhos a nível de alimentação que poderá seguir.


O alimento que comemos condiciona a nossa mente, logo devem ser sempre consumidos com qualidade e em quantidade suficiente, ou seja, moderadamente. Um alimento saudável é aquele que se digere bem, a sua influência é rápida e não interfere na saúde física, psíquica e moral. Há alimentos tão nefastos que causam bloqueios energéticos no cérebro, causando apatia ou ansiedade. Estes alimentos são os excessivamente picantes, salgados, ácidos, doces, fritos, gorduras, o álcool, a carne , alimentos muito cozinhados ou de vários dias. Os mais convenientes para a prática de meditação constam de frutas, vegetais, cereais, elaborados de formas simples e ingeridos após cozinhados.


Evite praticar Meditação logo após uma refeição, deverá aguardar pelo menos duas horas, pois durante esse período a sua energia está ocupada com o processo de digestão, limitando a sua capacidade de ser utilizada pela mente.



Boa Prática!


Fonte: Blog Natural Mente, autor: Eu

vchao79, pode sempre optar pelo compromisso consigo durante 21 dias. Diz-se que se cumprir com esses 21 dias de meditação, que o hábito se instaura. Durante os 21 dias pode começar com 10 minutos e ir aumentando à medida que o tempo decorrer. Se chegar ao final dos 21 dias com 30 minutos será muito bom ;)

O que meditar? É você quem escolhe. Pode dividir os 21 dias da forma que quiser. Por exemplo todos os dias ter um novo tema para meditar, ou dividir os temas por 3 dias ou 2, como quiser.

Tipos de temas:

- Respiração. Ter consciência de que pode controlar a sua respiração. Como? Estando apenas atento ao inspirar e expirar. Se algum pensamento extra surgir na sua mente. Agradeça a intrusão e diga para si mesmo que hoje é apenas o dia da respiração. Rapidamente tomará controlo sobre o seu pensamento e se focalizará apenas na sua respiração.

- Temas específicos da sua existência, como a morte, a vida, o sentido de existir, a missão de vida, etc...Exatamente como o anterior. Se algum pensamento surgir, apenas agradeça e diga para si mesmo que o tema de hoje é...

- Temas específicos da sua vida, como problemas, dúvidas, questões que se colocam, situações incompreendidas e funciona exatamente como os anteriores.

Há um livro muito bom que é do Geshe Lama Kelsang Gyatso - Novo Manual de Meditação - onde explica as técnicas e o que deve fazer. Pode também optar por frequentar sessões de meditação individuais ou coletivas para ir treinando.

Tudo de bom!

..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Eu ainda não tenho a meditação como hábito, mas sempre que tento, concentro-me na respiração e penso "energia positiva e amor". Na minha mente estou deitada num campo de flores ou de trigo e um sol maravilhoso, tudo brilha e eu estou de branco. Parece o Paraíso, é lindo mesmo.

Normalmente faço isso para afastar pensamentos menos bons e para me acalmar.

:)

Citação de: cepticooucrente em 16 julho, 2015, 11:12
Eu ainda não tenho a meditação como hábito, mas sempre que tento, concentro-me na respiração e penso "energia positiva e amor". Na minha mente estou deitada num campo de flores ou de trigo e um sol maravilhoso, tudo brilha e eu estou de branco. Parece o Paraíso, é lindo mesmo.

Normalmente faço isso para afastar pensamentos menos bons e para me acalmar.

:)

É uma forma... acho que somos nós que encontramos a melhor forma de nos sentirmos em paz. Sugiro-te apenas que nesse pensamento introduzas a movimentação de energia que é importante fator de "limpeza". Por exemplo ao inspirares inspiras a energia do amor, da luz, da compaixão, da tranquilidade, da harmonia, etc... ao expirares, expiras a energia das preocupações, dos conflitos interiores e exteriores, as tensões acumuladas, emoções negativas, dúvidas, medos, receios.... ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Citação de: Faty Lee em 16 julho, 2015, 11:17
É uma forma... acho que somos nós que encontramos a melhor forma de nos sentirmos em paz. Sugiro-te apenas que nesse pensamento introduzas a movimentação de energia que é importante fator de "limpeza". Por exemplo ao inspirares inspiras a energia do amor, da luz, da compaixão, da tranquilidade, da harmonia, etc... ao expirares, expiras a energia das preocupações, dos conflitos interiores e exteriores, as tensões acumuladas, emoções negativas, dúvidas, medos, receios.... ;)

Sim, ao concentrar-me na respiração é isso mesmo que visualizo, inspiro a tal "energia positiva" e o amor e expiro o que me estava a causar a aflição/preocupação. O cenário aparece-me sem querer, mas deixo-o ficar, é tão bonito. :)
Sei que é simplório e nem sei se se pode chamar de meditação, mas a verdade é que consigo abstrair-me dos pensamentos e acalmo-me, principalmente quando o tempo não é muito.

Por exemplo, faço isso quando estou perto de pessoas que me fizeram sofrer, ou quando estão a falar delas. Para evitar aborrecer-me ou enervar-me, faço esse exercício, "energia positiva e amor" respirando devagar. Funciona muito bem. :)

#8
Citação de: vchao79 em 16 julho, 2015, 01:44
Pessoal mais experiente poderá me dar uma luzes sobre o assunto?
Livros,sites onde posso pesquisar?
Sobre o assunto...
Mas informação que um leigo na matéria como eu perceba!!!
Fico a espera...
Obrigada!!!

Em varias lojas e sites podes encontrar livros, cds, dvds com meditações. Basta ir a zona de auto-ajuda, yoga, espiritualidade ou as vezes religião.
O youtube tambem é uma excelente fonte de meditações guiadas no entanto aconselho-te vivamente a ouvi-las primeiro e so depois experimentares - nem todas tem qualidade xp

Pessoalmente gosto de criar as minhas proprias meditações conforme o necessario :)
Por exemplo:
PARA RELAXAR: Concentro-me na minha respiração, testando diferentes formas de respirar, contando enquanto inspiro e contando enquanto expiro. Imagino o meu corpo lentamente a relaxar, os musculos mesmo a "cair" e ficarem flacidos, etc.
PARA PURIFICAR: Imagino um chuveiro de energia pura e branca a purificar-me da cabeça aos pés. Ou entao visualizo a minha expiração a deitar para fora fumo escuro e a minha inspiração a encher-me de energia branca pura.
PARA DESCOBRIR COISAS: Depois de alguns minutos a relaxar imagino umas escadas e depois portas, e cada porta da-me um tipo de informação que preciso (tipo acesso ao subconsciente) :)
Podes ate descobrir um local para te refugiares dos problemas terrenos na meditação (o meu local é uma floresta perto do mar, protegida por um bambi xp )

De resto é ver o que precisas ou queres treinar. Existem infinitas meditações para varias coisas: alinhamento de charkas, desenvolver a intuição, relaxar, purificar, proteger, ajudar com problemas fisicos, etc etc etc
Como a Faty Lee disse, deves pesquisar meditações conforme a tua necessidade/tema e depois ir treinando. A meditação requer treino e nao deves desistir se logo nas primeiras tentativas nao corre como esperavas ou se nao ves mudanças significativas.
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Pelo pouco que absorvi da pesquisa que fiz pela net...
Faço da seguinte maneira... vou pa uma divisão de casa abro a janela.. acendo um vareta de incenso coloco no meu tablet o spotify a passar Snatam Kaur album Mantras of Devine Grace musica Ong Namo que significa wisdom sabedoria em português...
faço controlo a respiração inspiração e expiração longas e porfundas +/- iguais...
e a medida que faço isso e me concentro vou isolando os intrumentos na música até so ouvir a voz da cantora tipo lá longe... e sinto uma calma... e uma dormência ou formigueiro que me vai precorrendo desde dos ombros até a ponta dos dedos... e ultima vez que fiz aconteceu uma coisa curiosa a minha gata sentou se ao meu colo e adormeceu e nem dei por isso so dei quando a musica parou que dura +/- 10 a 12 m...
Levantei me a tonta ia caindo po lado pois tive tontura ou vertigem sei lá eu...
Pronto foi esta experiência que me aguçou a curiosidade no assunto... e gostei e quero mais...
Obrigada pelas sugestões e dicas...
"Um homem sábio pode aprender mais com uma pergunta tola do que um tolo com uma resposta sábia."

vchao79, é isso mesmo.
Cuidado com as respirações profundas demais ... tontura pode ser decorrente de uma respiração inadequada!! Por isso doseie isso bem. Snatam Kaur foi uma boa escolha :)

Continuação de um bom treino ;)
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Estava deitado e levantou-se de repente, quando lhe deu a tontura? Se assim foi, antes de se levantar, comece a mover os dedos das mãos e dos pés, depois as mãos e os pés. Em seguida, dobre as pernas e vire-se de lado - pode ficar assim por uns escassos segundos. Só depois é que lentamente se vai levantando. É o que faço, quando pratico Yoga (e já não fico zonza).

Arteycuerpo!!!
Não tava sentado de pernas cruzadas... acabei abri os olhos e levantei me muito de pressa.... dai as tonturas...
acho curioso é a dormência quem percorre meus braços até a ponta dos dedos quando faço exercício da respiração...
Mas curioso ou não se eu for dar um mergulho ao mar antes da meditação sinto essa dormência no mar e na meditação ja não...
alguma explicação? Ou é uma noia minha?
"Um homem sábio pode aprender mais com uma pergunta tola do que um tolo com uma resposta sábia."

#13
Meditações também se podem fazer deitados, mas corremos mais o risco de adormecer. Às vezes meditações guiadas ajudam mais, principalmente para quem não tem muita prática e dificuldade em se concentrar, tal como eu...



Aqui ficam umas dicas que acabei de encontrar numa página da net:

Como professora de meditação, eu ouço várias desculpas sobre o porquê as pessoas não podem meditar. "Eu não tenho tempo!", ou "Eu não consigo ficar sentado imóvel", são algumas delas.

Razões como essas me inspiraram a ensinar mini meditações que só levam um minuto. Para meditar regularmente, você nem sempre têm de se comprometer com uma prática que toma muito tempo de sua vida. Se você se concentrar na sua respiração por apenas 60 segundos, já implementou com sucesso a meditação em seu dia.

Nossa atenção é muitas vezes dividida em inúmeras responsabilidades como trabalho, família e amigos. Mas esses momentos conscientes podem oferecer alívio, ajudando a combater o estresse e trazendo uma maior sensação de calma em nosso dia.

Eu sugiro praticar estas mini meditações:

    Quando estiver parado em um semáforo
    Quando estiver na fila do supermercado
    Quando estiver esperando para pegar seus filhos
    Antes de se sentar para comer uma refeição
    No banho
    No trabalho antes ou depois de uma reunião estressante
    Antes de ir para a cama
    Ou quando você sentir que precisa ter um momento de descanso

Enquanto você começa a solidificar esses novos hábitos de trazer mais atenção para o seu dia, talvez você precise de um lembrete pequeno. Coloque uma nota ao lado de seu computador que diz "respirar" e sempre que você olhar para ela, use uma das cinco técnicas seguintes. Uma vez que você se acostumar com esses exercícios, eles eventualmente se tornarão uma parte mais natural da sua rotina diária.

Aqui estão cinco mini meditações que você pode fazer em um minuto:
1. Combine suas inspirações e expirações

Tome uma respiração confortável e conte quanto tempo você leva para fazê-la. A maioria das pessoas chega a contagem de 3 a 5 segundos. Tenha em mente que o número não é importante, desde que seja confortável para você. Seja qual for o número que você alcançou em sua inspiração, use-o na expiração. Repita durante um minuto, use um temporizador para que você possa se concentrar no exercício.
2. Conte suas respirações

Ao inspirar, silenciosamente pense 1, expire 2, inspire 3, expire 4 ... Todo o caminho até 10. Repita três vezes.
3. Faça uma breve pesquisa de corpo

Preste atenção em diferentes partes do seu corpo, começando com a parte superior de sua cabeça e indo até seus dedos do pé. Enquanto você percebe cada parte do seu corpo, foque sua atenção nela e relaxe conscientemente essa. Em um minuto você deve ser capaz de fazer o seu couro cabeludo, olhos, bochechas, boca, maxilar, pescoço, ombros, peito, braços, barriga e pernas.
4. Tente a respiração "Sweet 16″

Inspire durante uma contagem silenciosa de quatro segundos, segure o ar por quatro segundos, expire por mais quatro segundos, exale por mais quatro segundos. Repita três vezes.
5. Pratique a respiração da barriga

Faça uma inspiração longa e finja que você está soprando um balão no estômago. Sinta sua barriga em expansão enquanto você respira. Você pode colocar uma mão em sua barriga para sentir melhor. Segure por um momento e expire lentamente todo o ar para fora. Repita durante um minuto, use um temporizador se precisar.

Como você pode ver, a qualquer momento pode ser feita uma meditação. Ao expirar, pense em liberar o que não te serve mais. Aproveite a oportunidade para exalar todo o estresse e ansiedade que possa estar sentindo.

Com cada novo fôlego vem uma nova oportunidade de escolher, então eu o encorajo a fazer mais do mesmo.


Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Mind Body Green

Citação de: I believe in fairies em 24 julho, 2015, 17:20
Meditações também se podem fazer deitados, mas corremos mais o risco de adormecer.

Ainda ontem isso me aconteceu. Mas dormi tão bem... :)