Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.445
Total de tópicos
26.915
  • Desabafo de Fotógrafa
    Iniciado por BlackMiau
    Lido 2.930 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
BlackMiau
Este tópico é apenas para esclarecer umas coisinhas que volta e meia tenho o "desprazer" de ler e que me aborrecem...

Antes de mais, vejo muita gente a falar em montagem de uma forma completamente errada. Uma montagem fotográfica é quando se juntam duas ou mais imagens para formar uma imagem diferente.





Aqui, quando se referem a montagem, referem-se a imagem falsificada (ou preparada antes de fotografar de modo a parecer outra coisa).



Em relação a orbes/espíritos/ectoplasmas/outra coisa qualquer...

99.9% de todas as fotografias alguma vez tiradas, não apresentam nada de nada a nível paranormal. Normalmente os pormenores "estranhos" são devido a:

Falhas mecânicas - erros no equipamento podem produzir fotos estranhas e inesperadas, o que pode facilmente ser confundido com um fenómeno sobrenatural
Falhas do fotógrafo - fotos fora de foco, com erro no obturador de velocidade ou mesmo sem profundidade, geram sombras ou borrões que podem ser confundidos com criaturas estranhas, aparições ou presenças
Sobreposição de imagens - relacionado com falhas mecânicas do equipamento. Quando se tiram várias fotos seguidas e as condições não são as melhores, pode fazer com que o equipamento não processe as imagens correctamente, levando a sobreposições de imagens
Flare - é um efeito luminoso produzido quando se tira uma foto a contraluz. É necessário que luz entre pela objetiva da máquina, reflicta na lente ou no filtro para que o efeito seja produzindo. O flare só é visível no ecrã das máquinas digitais, telemóveis ou após transferência para um computador. O curioso do flare é que pode assumir formas inusitadas como estrelas, raios, esferas, discos voadores... Vê-se muitas vezes em filmes.
Poeiras - por vezes, mesmo que a lente seja bem limpa, há sempre uma ou outra poeira aérea que se cola na lente após a limpeza. A poeira é composta de partículas minúsculas que reflectem o flash e aparecem na foto, mesmo que pareça que não haja nada no ar.
Gotículas - tal como a poeira, as gotículas são partículas minúsculas que se tornam visíveis após o uso do flash
Reflexos - há mais reflexos do que pensamos, porque os nossos olhos não conseguem processar toda a informação. Às vezes pensamos que não há nada que possa reflectir luz, mas há sempre qualquer coisinha que nos escapa e depois se vê na foto.


Não queiram arranjar explicação sobrenatural, quando 99.9% dos casos são explicados pelos motivos acima. Provavelmente esqueci-me de algum, mas fica a dica. Tenham um pouco de bom-senso e racionalidade. Não insistam em querer ver algo, depois de haver explicação lógica. No meu caso aborrece-me ter alguém a "mandar vir" que é algo "especial", porque me dei ao trabalho de guardar a foto, verificar e explicar o caso para nada.

Espero que ajude aos mais "teimosos" :)


PS: de uma vez por todas... uma selfie NÃO É um auto-retrato e um auto-retrato NÃO É uma selfie. Não ofendam o trabalho dos fotógrafos, por favor...

Citação de: BlackMiau em 09 março, 2015, 13:18
(...)
PS: de uma vez por todas... uma selfie NÃO É um auto-retrato e um auto-retrato NÃO É uma selfie. Não ofendam o trabalho dos fotógrafos, por favor...

Pode então explicar as diferenças entre selfie e auto-retrato? Sempre achei que significavam a mesma coisa, e que selfie era apenas o nome em inglês para o nosso auto-retrato...
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

BlackMiau
#2
Selfie foi a palavra dada ao facto de se usar o telemóvel para tirar foto a nós próprios, normalmente com a câmara frontal do telemóvel.

A selfie é uma foto do momento, que se tira e, se estiver mal, apaga-se e tira-se novamente.

Um auto-retrato é algo pensado e composto e dificilmente será apagado só porque sim. Os auto-retratos implicam um certo tempo a decidir locais, ângulos, luz e até vestuário e acessórios.

Estou esclarecida! Obrigada!
"Onde está Deus?" - perguntei à minha sobrinha de três anos.
"O que é Deus?" - indagou ela. "Deus é Amor." - respondi-lhe.
"Está aqui!" - disse ela, envolvendo-me no abraço mais delicioso do mundo!

CitaçãoEste tópico é apenas para esclarecer umas coisinhas que volta e meia tenho o "desprazer" de ler e que me aborrecem...

Outros que por aqui estão, certamente, também têm o "desprazer" quando vêem algo "errado" no que se refere à sua área profissional. O melhor será oferecerem os esclarecimentos na altura. Sempre ouvi dizer que é "em cima do material que se talha a obra". Obrigado pelos esclarecimentos.

BlackMiau
Preferi criar o tópico em vez de fazer off-topic noutro qualquer. Se esclarecer alguém, já fico contente :)

boas...

neste topico só me "chateia" uma coisa...  ::)

Citação99.9% dos casos são explicados pelos motivos acima.

se for 99,9% de todas as fotos alguma vez tiradas na historia da humanidade... até concordo...

mas se for 99,9% das fotos apresentadas como paranormais, já não concordo... neste caso dava sempre uns 10% de margem de erro...  :P
a minha religião é a verdade...

BlackMiau
Então e se for 90% das fotos tiradas normalmente, mais 9.9% de fotos tiradas em modo embuste? Fica melhor? ;)

pronto... tá bem... leve lá a taça...  :P
a minha religião é a verdade...

BlackMiau
A taça vem com bolachas?

Que fixe, agora temos alguém pra ajudar a explicar, tim tim por tim tim , quando aparecer aquelas fotos onde tanta gente vê tanta coisa e eu, por muito que abra a vistinha, não consigo ver nada.
Não me trates por VOCÊ!!!
Respeito mais tratando-te por TU do que tu a tratares-me por VOCÊ!

BlackMiau
Há fotos que se vê perfeitamente que não é nada, há outras que me dou ao trabalho de guardar e depois editar para tirar dúvidas. Já fiz isso a umas quantas e mesmo assim teimam que é paranormal. É quase um "não me deste a resposta que eu queria, por isso baza daqui que ninguém te pediu opinião". Irrita porque perdi tempo a tentar ajudar quando podia estar a trabalhar nas minhas fotos, que são às centenas...

BlackMiau
#12
Flare: aparece quando se fotografa/filma em direcção a uma fonte de luz brilhante. Nem sempre é visível o efeito total.

A foto abaixo mostra um exemplo de flare completo.





Editado: num outro tópico levantou-se a questão de os pontinhos mais pequenos se "moverem" consoante a foto tirada.

Os pontos não se movem, o que se move é o equipamento usado para fotografar/filmar ou a origem do ponto de luz. No caso das fotografias, basta mexer o equipamento um milímetro que seja, que dá a sensação que os pontinhos mudaram de sítio.

Este vídeo mostra um exemplo de como os flares funcionam. Uma vez que é "fabricado", os flares apresentam seis lados, em vez de serem redondos. Mas há uma imensidão de formas/imagens que os flares podem mostrar. Tudo depende das condições atmosféricas e da forma como o equipamento capta a luz.

http://www.youtube.com/watch?v=OkOt2nrlmGY

BlackMiau
Como eu gostava que mais gente lesse este tópico... ::)

sofiagov
Citação de: BlackMiau em 12 maio, 2015, 13:10
Como eu gostava que mais gente lesse este tópico... ::)

eu li...e com certeza outros também, embora nem todos deixem opinião...  ;D