Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.063
Total de mensagens
369.400
Total de tópicos
26.900
  • Será um percalço no desenvolvimento da minha filha de 1 ano?
    Iniciado por bye_xinha
    Lido 2.872 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Boa noite a todos..ja sigo este forum ha muito tempo, pois sempre gostei de ler coisas ligadas ao sobrenatural...neste momento tenho uma dúvida! Tenho uma filha, de 1ano, que, segundo todas as pessoas nos dizem, é muito bonita, simpatica e alegre (digo que todas as pessoas nos dizem, pois para os pais, os filhos são sempre bonitos)..ontem fomos à pediatra e ela, apesar de ter aumentado de tamanho, de cefalico, não aumentou nada de peso desde ha 3 meses...ora, ela come bem, faz as necessidades normais, é super enérgica, desenvolvida e tem boas cores..não sou nada ligada a percentis, nem fiquei muito preocupada, pois ela desde ha cerca de 1 mês que teve 3 pre molares a nascer! mas fiquei a pensar..ha muita inveja neste mundo, e eu e o meu marido somos muito felizes e estamos juntos ha ja muitos anos...já tenho lido coisas sobre mau olhado/quebranto...como saber se a miuda estará ou não afectada dessa forma? ou se apenas será um percalço de desenvolvimento?
agradeço desde já as ajudas que me possam dar

Olá,
O que te posso dizer, tendo em conta a minha experiência (2 bebes 1 com 2 anos, outro com 6 meses) é que essas quebras são normais.
Na consulta dos 12 meses o meu filho aumentou apenas 300grs em 3 meses. Também fiquei apavorada mas sinceramente nunca pensei em nada oculto, pensei que fosse algo de saúde, que o pediatra me tranquilizou pois manteve o percentil e é saudável.
Ele explicou-me que ele como era muito desenvolvido fisicamente, não engordava tanto pois mexia-se muito, logo queimava muitas calorias.
Aquilo nao me convenceu, pois andei mais angustiada ainda quando a partir dos 17 meses deixou de comer, comia tudo, e ficou terrível. Ora a comer pouco e nos limites de peso ficamos sempre preocupados. Lá com muita insistência fiz analises a tudo e super bem super saudável. Aliás só teve uma vez febre até hoje e foi com 17 meses e 1 dia. Ele não para quieto, começou a andar cedo com 12 meses, e a escalar todos os moveis com essa idade, a pular em cima da cama e em pouco tempo corria bem, logo gastava muita energia. Tem aumentado de peso, o aumento agora é mais lento, mas aumenta e cresce, mantém o percentilé um bebe forte fisicamente mas não é gigante nem gordinho, mas também não é magro, é robusto, musculado! Aliás os meus filhos são assim, não são enormes mas são mexidos, a pequenita começou a gatinhar com 5 meses e já se poe em pé agarrada a cama com 6 meses. Secalhar é isso que se passa com o teu. Se o pediatra diz que esta tudo ok nao desesperes, tem calma e mantém-te atenta, mas fica sabendo que a partir dessa idade é mais lento, sobretudo se eles são muito activos, o que tem as suas vantagens. O que interessa é ser saudável.
Quanto ao quebranto, isso o meu mais velho está sempre cheio, mas não sei tirar, peço a um familiar e a coisa melhora. Noto quando começa a ficar implicante e chorão sem sentido, tiram e quando tem noto logo que ele fica melhor.
Talvez alguém aqui te possa ajudar com a oração.
Quanto ao quebranto e o desenvolvimento, acho que não terá ligação. Penso eu.
Se é saudável e mantém-se nos percentis sem oscilações, penso que não deve haver grande motivo para preocupação, pois eu stressei sem motivo.
Agora de alguém achar que isso tem a ver com mau olhado, vai ser um choque para mim, pois só me fiquei na saúde, e tranquilizei-me após analises e exames.
Felicidades

a medica ficou um bocadinho apreensiva, pois ela ja não tinha percentil..receitou vitaminas, pois pode bem ser dos dentes..e sim, ela é super mexida e trepa tudo e mais alguma coisa..podera ser também disso! no mês que vem voltamos la a ver se aumentou, senão partimos para as analises! apenas pensei no quebranto pois onde quer que vamos todos babam para cima dela...sem excepção...e inveja há muita! tenho a sorte de poder estar em casa com ela e isso faz muita confusão a muitas pessoas! por isso pensei n sobrenatural.

O meu filho na consulta do ano também ficou sem percentil, ou seja ligeiramente abaixo do 3, e o pediatra disse para esperar, pois não foi uma descida súbita, desceu do 10. Sempre esteve entre os percentis 15-25, se descesse do 50 para o 3 de repente é que haveria problema, segundo o pediatra.
Mas como disse fiquei atenta, e o pediatra também voltou a pesa-lo antes dos 15 meses, estava a subir mas lentamente, apenas algumas gramas. Na consulta dos 15 e 18 pouco aumentou e o pediatra disse que estava óptimo, sempre recusou receitar vitaminas. Aos 2 anos, tinha aumentado de peso e altura, sendo que ainda mantém percentis baixos mas é saudável.

Só há 2 meses para a voltou a comer bem, pois desde os 17 meses que foi um inferno, mas é normal, é uma anorexia funcional que existe nos bebes. Até aos 17 meses comia tudo e bem.

Por curiosidade, qual é o peso ao ano e a altura? Posso dar-lhe os meus valores mas meninos devem ter mais peso, pois os gráficos de percentil são diferentes das meninas.

Em relação ao quebranto, continuo a achar que não tem relação com o que descreve, embora seja muito incomodo para a criança.
Se alguém aqui souber e puder ensinar como se tira, também agradecia pois também começava a tirar aos meus quando achasse que tinham, assim escusava de estar sempre a ligar para um familiar a pedir esse favor.

Felicidades

Puca
Hoje em dia a medicina tem a mania de generalizar tudo, todos desta idade têm de ter o peso x, a altura Y e comer Z, senão é porque algo pode estar mal. Cada criança é um ser único, individual e tem o seu próprio ritmo natural para crescer, para aprender, para se desenvolver.

Se nota que a criança se comporta normalmente, se sente bem, se alimenta sem dificuldades, não se preocupe muito com isso é apenas o ritmo de crescimento dela. Nada terá a ver com algo sobrenatural, evite trazer esses medos para si e para os seus filhos, está a abrir portas que naturalmente estão fechadas. Os nossos medos são a porta de entrada para essas energias densas, simplesmente não ligue. :)

#5
As crianças quando começam a andar e, em especial, quando são muito activas, não têm o aumento habitual de peso. Não é pois preocupante que a sua bebé não tenha aumentado de peso neste período. Como já lhe disseram, a avaliação,  dos percentis de uma criança, é uma mera medida indicativa para saber se a criança está acima ou abaixo dos valores médios das crianças da mesma idade. Todavia, nem todas as crianças têm o mesmo processo evolutivo e se a sua menina se encontra activa e de boa disposição, não pense em "maus olhados".

Citação de: Puca em 29 novembro, 2014, 00:15
Hoje em dia a medicina tem a mania de generalizar tudo, todos desta idade têm de ter o peso x, a altura Y e comer Z, senão é porque algo pode estar mal. Cada criança é um ser único, individual e tem o seu próprio ritmo natural para crescer, para aprender, para se desenvolver.

Se nota que a criança se comporta normalmente, se sente bem, se alimenta sem dificuldades, não se preocupe muito com isso é apenas o ritmo de crescimento dela. Nada terá a ver com algo sobrenatural, evite trazer esses medos para si e para os seus filhos, está a abrir portas que naturalmente estão fechadas. Os nossos medos são a porta de entrada para essas energias densas, simplesmente não ligue. :)

Citação de: oculto em 29 novembro, 2014, 13:05
As crianças quando começam a andar e, em especial, quando são muito activas, não têm o aumento habitual de peso. Não é pois preocupante que a sua bebé não tenha aumentado de peso neste período. Como já lhe disseram, a avaliação,  dos percentis de uma criança, é uma mera medida indicativa para saber se a criança está acima ou abaixo dos valores médios das crianças da mesma idade. Todavia, nem todas as crianças têm o mesmo processo evolutivo e se a sua menina se encontra activa e de boa disposição, não pense em "maus olhados".

também digo...  ;)
a minha religião é a verdade...

sofiagov
Citação de: Puca em 29 novembro, 2014, 00:15
Hoje em dia a medicina tem a mania de generalizar tudo, todos desta idade têm de ter o peso x, a altura Y e comer Z, senão é porque algo pode estar mal. Cada criança é um ser único, individual e tem o seu próprio ritmo natural para crescer, para aprender, para se desenvolver.

Se nota que a criança se comporta normalmente, se sente bem, se alimenta sem dificuldades, não se preocupe muito com isso é apenas o ritmo de crescimento dela. Nada terá a ver com algo sobrenatural, evite trazer esses medos para si e para os seus filhos, está a abrir portas que naturalmente estão fechadas. Os nossos medos são a porta de entrada para essas energias densas, simplesmente não ligue. :)

penso que esta muito bem respondido com este comentario .

A minha bebé nunca teve percentil!!! Vai fazer 18 meses e tem pouco mais de 8 kg mas é muito mexida, trepa tudo, é muito esperta e eu acho que isso é muito importante! Ela todos os meses aumenta um bocadinho mas ela é mesmo assim! Mas este post deixou-me a pensar porque toda a gente baba a minha bebé por ter os olhos muito azuis e lindos!!! Ela toda é linda!!!  :P
E já agora, o que é o quebranto que eu não cheguei a entender? :-D

#9
Quando diz: "A minha bebé nunca teve percentil"  parece ignorar o que significa percentil. Isso não é uma coisa que se tenha, mas sim uma escala de avaliação. Para que compreenda melhor passo a transcrever:
O que significam os percentis?
O crescimento das crianças é actualmente definido em curvas de percentis, que muitas vezes são mal interpretados, causando grandes ansiedades aos pais.
O primeiro aspecto a clarificar é o que significam os percentis. São apenas medidas estatísticas que nos dizem qual a percentagem da população que tem um valor igual ou inferior.
Assim, partindo do princípio que uma criança tem um peso no percentil 25, isto não quer dizer que ela tem pouco peso, porque está abaixo do percentil 50. A única coisa que podemos concluir é que 25% da população de crianças saudáveis com aquela idade tem um peso igual ou inferior ao dessa criança.
O aspecto mais importante relacionado com as curvas de percentis é a evolução dos valores ao longo do tempo, ou seja, se os valores todos fazem uma curva semelhante à do gráfico. Um valor isolado dá muito pouca informação para tirar conclusões...
Deste modo, o percentil 10 não é pior do que o 50, tal como o 90 não é melhor ainda, pois são apenas medidas estatísticas. Dizer que uma criança é baixa ou magra só porque tem um percentil inferior ao 50 é muitas vezes um erro e é fundamental passar esta mensagem.
Apesar de o mais comum ser quantificar em termos de percentis apenas o peso, comprimento e perímetro cefálico, quase tudo se pode avaliar dessa forma. Alguns exemplos incluem: tensão arterial, índice de massa corporal, envergadura, tamanho do pénis, perímetro abdominal, ...
Se o seu filho apresenta uma descida nos seus percentis ao longo do tempo, vale a pena discutir esse assunto com o médico assistente. Na maior parte das vezes não terá grande significado, particularemente se só descer um percentil, mas se a criança cruzar 2 percentis (passar do percentil 75 do peso para o 10, por exemplo) é preciso mais cuidado na abordagem, porque nesses casos já pode fazer falta fazer algum tipo de investigação. Se não perguntar ao médico, vai ficar a pensar nisso eternamente, o que não é benéfico para si, para o médico e muito menos para o seu filho!


Fonte: O pediatra para todos

Quanto ao mau olhado, aqui vai uma das muitas explicaçôes:

Mau Olhado (quebranto)

Nas crianças se chama quebranto, é um esmorecimento geral, um langor, uma quebreira da vontade que toma conta do corpo. Pode dar em qualquer pessoa. Tem sido atribuído à força do olhar de invejosos ou mal-intencionados. Acontece também que algumas pessoas isentas de inveja tem olhar forte, condição desconhecida ás vezes até do próprio dono do olhar.

Na sociedade primitiva, o invejoso, outro tipo de pessoa de olhar forte, é sempre rejeitado, porque influi no animo das pessoas. E fácil conhecer quando acontece o mau olhado. Se ao olharem para nós começarmos a espirrar, ou abrirmos a boca em longos bocejos, sem parar, é sinal de que fomos atingidos.

Não é de hoje que se temem os seus efeitos. Demócrito mencionava já entre os mediterrâneos essa crença, da qual não conseguira determinar as origens. Aristóteles comentava que o olhar de algumas pessoas podia causar perturbação funesta no corpo e na mente dos fascinados. A história de Medusa, cujo olhar petrificava as pessoas é uma história de mau-olhado.

Os povos antigos conheciam a figa, símbolo sexual e amuleto, para afastá-lo. Entre nós, usa-se a figa feita de duas plantas mágicas: de arruda e de guiné para o mesmo fim.

O mau olhado é força mais branda do que o feitiço e na maioria das vezes não é premeditado. Contra ele, além da figa e da fava-da-inveja que se colocam no pulso ou no pescoçinho das crianças, usam-se as plantas mágicas: a arruda, a guiné, comigo-ninguém-pode e outras; fazem-se os ensalmos e cumprem-se os rituais das simpatias.

A crença no mau-olhado é universal. A língua dos povos atesta a sua difusão e persistência. E o mal-occhio, o evil eye, o mal de ojo. Entre nós é chamado além de mau-olhado, olho de seca-pimenteira, olho-grande, olho de inveja, olho-mau, maus-olhos.

No IX livro das Noites Áticas, Aulo Gélio conta que as pessoas da Ilíria podiam matar, estando irritadas, apenas olhando fixamente para o adversário. (In Dicionário de Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo).

A mágica de proteção contra o mau-olhado na antiga Grécia era desenhar ou gravar olhos nos objetos, para defender das forças invisíveis do mal. Talvez reminiscência da maga Medusa, uma das Górgonas, de olhos tenebrosos e cujo olhar fazia se transformarem em pedra as pessoas que os fitavam.

Os amuletos mais populares contra o mau-olhado são:

a figa, o corno, a mão cornuda, a meia lua, o corcunda, o elefante. Usa-se também uma fitinha vermelha, amarrada no pulso o ou em torno do pescoço.

A figa é o mais usado e o mais antigo dos amuletos contra o mau-olhado. Sobrevive nos usos dos povos os mais diversos. Sabe-se que já existia entre os etruscos. E mencionada por Dante, por Shakespeare. Entre os povos da antigüidade, como símbolo fálico, prendia-se aos cultos da fertilidade e da fecundidade. Em Roma era usada no pescoço das mulheres e das crianças, o que provocou o desaprovador reparo de Varrão, de que a figa é a representação do ato sexual, sendo polegar em riste apertado entre o indicador e o médio dobrados, o órgão masculino penetrando o órgão feminino.

Encontraram-se inúmeras figas nas ruínas de Herculano e de Pompéia. Hoje ela vive um pouco nos folclores de toda a Europa de onde passou para as Américas.




Fonte: moocaon line

#10
Caro Oculto,

Creio que quando a senhora disse que não tinha percentil, é porque este se situava abaixo do 3. Quando isto acontece e não há subida nos tempos próximos para por exemplo um 5 os médicos costumam pedir analises. Digo de fonte segura, pois o meu filho foi baixando gradualmente até ficar abaixo do 3 e nessa altura o medico explicou-me bem explicadinho. Posteriormente o meu subiu para o 5 e tem continuado a subir de forma lenta mas sobe, então o medico diz que não há motivos para preocupação. Mesmo assim fui ao outro e fiz as tais analises, que mostraram que não havia motivo para preocupação.
Agora o que sei que não pode acontecer, é mudanças súbitas sejam para cima ou para baixo, isso indica problemas. Se por exemplo um bebe esta no 3 e sobe de repente para o 50, isso indica que algo nao está bem. Se se mantiver no 3, não tem problema. Abaixo do 3 é quando chamam sem precentil e aí costumam estar atentos nas consultas seguintes, para caso se mantenha abaixo do 3 pedirem exames e analises.
Abraço

Citação de: Ásia em 30 novembro, 2014, 15:26
Caro Oculto,

Creio que quando a senhora disse que não tinha percentil, é porque este se situava abaixo do 3. Quando isto acontece e não há subida nos tempos próximos para por exemplo um 5 os médicos costumam pedir analises. Digo de fonte segura, pois o meu filho foi baixando gradualmente até ficar abaixo do 3 e nessa altura o medico explicou-me bem explicadinho. Posteriormente o meu subiu para o 5 e tem continuado a subir de forma lenta mas sobe, então o medico diz que não há motivos para preocupação. Mesmo assim fui ao outro e fiz as tais analises, que mostraram que não havia motivo para preocupação.
Agora o que sei que não pode acontecer, é mudanças súbitas sejam para cima ou para baixo, isso indica problemas. Se por exemplo um bebe esta no 3 e sobe de repente para o 50, isso indica que algo nao está bem. Se se mantiver no 3, não tem problema. Abaixo do 3 é quando chamam sem precentil e aí costumam estar atentos nas consultas seguintes, para caso se mantenha abaixo do 3 pedirem exames e analises.
Abraço

Foi isso mesmo que eu quis dizer :) A minha também já fez análises e a hormona do crescimento está baixa mas isso acontece porque as análises só são fiáveis em crianças com mais de 10 kg! De qualquer maneira a minha nunca parou o crescimento, só aumenta é pouquinho de cada vez  :P Quanto ao perímetro cefálico está no percentil 50!!! Verdade seja dita, ela também não tem a quem sair grande  :laugh:

obrigado a todos...estou realmente muito mais descansada! O facto do percentil não me incomoda mesmo, pois nunca liguei a essas coisas que só servem para desatinar pais e consequentemente os avós que são do "pior" que ha nestes assuntos...o meu marido é que parece que não quer ver, a menina esta optima em desenvolvimento, não pára sossegada, corre tudo, mexe-se imenso e molha e suja fraldas que nem gente grande, mas anda realmente a comer pouco!! mas num mês 3 molares é dose!
mas obrigado por me descansarem quanto à parte sobrenatural que eu pensei que pudesse ser...