Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.454
Total de tópicos
26.915
  • Um oraculo chines: I Ching
    Iniciado por LilithP
    Lido 3.605 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá Portugal Paranormal :)
Como sou uma estudante activa de metodos variados de adivinhação, oraculo, orientação, etc comecei recentemente a estudar o I Ching.

Em baixo transcrevo o post que escrevi sobre esta tecnica no meu blog:

"Tudo passa, nada é permanente"

O que é?
O I Ching é um dos mais antigos documentos escritos de sempre; quase uma biblia chinesa, contem milenios de sabedoria nas suas paginas.
Também conhecido por Yi Jing ou "Livro das Mutações", explica um metodo divinatorio, Pa Kua (significa trigramas), ou seja, utiliza 64 hexagramas para orientar e guiar.
Estes hexagramas são formados por trigramas, um em cima e um em baixo. E cada trigrama é composto por 3 linhas que podem ser:

    Yin puro ou em repouso
    Yang puro ou em respouso
    Yin mutavel
    Yang mutavel

Existem oito trigramas que servem de base aos hexagramas. Cada um tem um nome.
É guiado pelo principio de Tao, O Caminho, talvez o equivalente do Karma nas crenças tauistas.



O Yin e o Yang
Segundo algumas crenças e maneiras de ver, o universo é concebido e controlado por duas forças opostas, interdependentes e que se devem encontrar em harmonia: o Yin e o Yang.
Yin
O Yin vem sempre antes do Yang representando a escuridão anterior à criação.
Yin é a energia passiva, o poder negativo. É de energia feminina. Representa a alma, a humidade, o frio, a noite, a Lua, a Terra e a subsistencia.
Palavras chave: zero, cauda, passivo, receptivo, suave, inverno, sombra, vazio, introvertido, reactivo, intuitivo, subconsciente, profundesas, ser
Simbolo: Linha a tracejado

Yang
O Yang é a energia positiva, o poder activo. É de energia masculina. Representa o espirito, a luz, o calor, a seca, o dia, o Sol, o céu, a criação e o dominio.
Palavras chave: um, cabeça, agressivo, creativo, duro, verão, cheio, extrovertido, activo, racional, consciente, alturas, fazer
Simbolo: Linha continua

Quais são os trigramas?
Falar de cada hexagrama daria um post enorme por isso vou falar dos oito trigramas.

Chien, o criativo
O céu, a força   Atributo/estado: Forte, creativo
Direção: Noroeste  Elemento da familia: Pai  Parte do corpo: Cabeça Animal: Cavalo

K'un, a receptiva
A terra, a submissão  Atributo/estado: Devota, receptiva
Direção: Sudoeste  Elemento da familia: Mãe  Parte do corpo: Barriga Animal: Vaca

Chen, o animador
O trovão, o movimento   Atributo/estado: Motivado, iniciativa
Direção: Este  Elemento da familia: Filho mais velho  Parte do corpo: Pés Animal: Dragão

K'an, o abismo
A água, o perigo   Atributo/estado: Perigoso, em movimento
Direção: Norte  Elemento da familia: Filho do meio  Parte do corpo: Ouvidos Animal: Porco

Ken, a imobilidade
A montanha, o repouso   Atributo/estado: descansar, realização
Direção: Nordeste  Elemento da familia: Filho mais novo  Parte do corpo: Mão Animal: Cão, Lobo

Sun, o suave
O vento, a ponderação  Atributo/estado: penetrante,
Direção: Sudeste  Elemento da familia: Filha mais velha  Parte do corpo: Coxa Animal: Galo

Li, aquele que se liga
O fogo, a luminosidade   Atributo/estado: dependencia, clareza
Direção: Sul  Elemento da familia: Filha do meio  Parte do corpo: Olhos Animal: Faisão

Tui, o alegre
O lago, o prazer   Atributo/estado: prazer, tranquilidade
Direção: Oeste  Elemento da familia: Filha mais nova  Parte do corpo: Boca Animal: Ovelha

Como funciona
O metodo antigo que utilizava pauzinhos ou fosforos é mais demorado e dificil. Actualmente utiliza-se o metodo das moedas.
É necessario tres moedas e decidir onde é a cara e onde é a coroa. O valor numerico da cara é 3 e o da coroa é 2.



Depois lança-se as tres moedas em simultaneo visualizando uma pergunta ou situação em que queremos orientação. Aponta-se o total e faz-se mais cinco lançamentos. Isto vai-nos fornecer os traços do hexagrama sendo que:
Se o total das moedas for 9 o traço é ____-____ (yang mutavel)
Se o total for 8 o traço é ____  ____ (yin puro)
Se o total for 7 o traço é _________ (yang puro)
Se o total for 6 o traço é ____x____ (yin mutavel)

Exemplo:
Primeiro lançamento: 3+2+3=8                        6º     ____________
Segundo lançamento: 2+2+2=6                         5º   ______  ______
Terceiro lançamento: 2+2+3=7                         4º    ______-______
Quarto lançamento: 3+3+3=9                            3º   _____________
Quinto lançamento: 2+3+3=8                            2º   ______x______
Sexto lançamento: 2+3+2=7                              1º   ______  ______

O hexagrama que saiu foi Lu, o viajante; uma junção de Li (em cima) e Ken (em baixo).
Os hexagramas escrevem-se ao de baixo para cima como mostra no exemplo.



Notas sobre o I Ching
Embora não seja o nome correto, este metodo adivinhatorio ficou com o nome do livro.

O I Ching, como outros metodos similares, ve o presente. E a partir do presente indica possiveis acontecimentos futuros. No entanto é preciso ter sempre em conta que tudo pode mudar em segundos por causa das nossas ações.

Este metodo ainda é pouco conhecido e utilizado em Portugal.

É um guia para a vida mais que um oraculo.
Os hexagramas e trigramas podem, tambem, ser utilizados como talismãs.

Pessoalmente acho interessante e estou a adorar estudar.

A primeira tiragem

Quer sejamos nós proprios a fazer ou outra pessoa a fazer-nos a primeira tiragem é muito importante.
Não penses em nada em concreto, nem pergunta nem situação; liberta a mente dos problemas. O hexagrama que sair é o hexagrama que te define e caracteriza, que descreve a tua missão de vida.
Saber este hexagrama pode ser uma ajuda valiosa


Espero que este topico seja util e que tenham gostado ^^
Blessed be
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

CRI(P)TICO
#1
Citação de: LilithP em 19 março, 2014, 11:21
(...) Pa Kua (significa trigramas)...
(...) E cada trigrama é composto por 3 linhas que podem ser:

   Yin puro ou em repouso
   Yang puro ou em repouso
   Yin mutável
   Yang mutável

Por acaso já conhecia este método, tenho até um baralho com os 64 hexagramas.
Formas 'romanizadas' de escrita: I Jing, Yi Ching, Yi King

Tenho apenas um reparo e uma dúvida:


  • Pa Kua ou Ba Gua significa literalmente 8 trigramas ou 8 mutações!

       Yin: ▄▄▄  ▄▄▄     Yang: ▄▄▄▄▄▄▄  

  • De onde vêm o Yin e o Yang mutáveis? Os trigramas utilizam apenas Yin e Yang e as suas combinações.

Tópico complementar sobre o uso do Pa Kua (Ba Gua) como talismã ou activador de energia:

        Feng Shui

Obrigada :)
As minhas fontes indicavam que era so trigrama xP

Um dos principios de Tao diz que nada está completamente parado logo é mutavel correto?
Por tanto, segundo os meus estudos é um ramo do I Ching mas faz todo o sentido que exista Yin e Yang mutavel :)
Pelo menos para mim.

Obrigada^^
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

CRI(P)TICO
Citação de: LilithP em 19 março, 2014, 19:37
Obrigada :)
As minhas fontes indicavam que era so trigrama xP

Um dos principios de Tao diz que nada está completamente parado logo é mutavel correto?
Por tanto, segundo os meus estudos é um ramo do I Ching mas faz todo o sentido que exista Yin e Yang mutavel :)
Pelo menos para mim.

Obrigada^^

O fórum também serve para isso LilithP, trocar e complementar informação! ;)

Tenho uma teoria para o aparecimento da mutabilidade de Yin e Yang:

O método que eu conhecia era o dos pauzinhos, mas com ele os valores obtidos eram apenas o 1 para Yang e o 2 para Yin.
Com esta vertente das moedas faz sentido acrescentar essas duas características, pois temos 4 hipóteses de valores obtidos, 6-7-8-9. Deve ser por isso...

Ola LilithP

Não conhecia este método de adivinhação, é muito interessante, obrigada por partilhares.

Tenho uma dessas moedas (com um furo quadrado no meio) - não fazia a menor ideia do que era aquilo, pensei que era só uma medalhinha da sorte pois foi-me oferecida como tal.



Onde se podem comprar estas moedas?
"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan

São moedas da sorte mas tambem utilizadas neste metodo (ou podes utilizar moedas normais) :) como disse os hexagramas podem ser utilizados como amuletos e as moedas podem utilizadas como talismas de boa sorte, prosperidade, etc

Numa loja local aqui vende-se as moedas e uns sapos muito engraçados onde as colocar.
Este tipo de moeda compra-se nas lojas de esoterismo :)
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."