Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.444
Total de tópicos
26.914
  • Anjo de Portugal
    Iniciado por César Pedrosa
    Lido 10.100 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

O Anjo de Portugal é, até hoje, o único Anjo da Guarda de um país com culto público oficializado e foi o único Anjo da Guarda de uma nação que apareceu aos homens."
* * *

Somos um País privilegiado que muitas vezes nos esquecemos desses privilégios neste cantinho abençoado por Deus e que sempre foi chamado de Terra De Santa Maria
Notícia histórica
"A pedido do rei Dom Manuel e dos bispos portugueses, o Papa Leão X instituiu em 1504 a festa do «Anjo Custódio do Reino» cujo culto já era antigo em Portugal.
Oficializada a celebração tradicional, Dom Manuel expediu alvarás às Câmaras Municipais a determinar que essas festas em honra do nosso Anjo da Guarda fossem celebradas com a maior solenidade. Na festa do Anjo de Portugal deveriam participar as autoridades e instituições das cidades e vilas além de todo o povo.
Esta celebração manteve o seu esplendor durante os séculos XVI, XVII e XVIII em que Portugal também manteve o seu esplendor e decaiu no século XIX em que Portugal também decaiu.
Por determinação das Ordenações Manuelinas a festa do Anjo de Portugal era equiparada à festa do Corpo de Deus, já então a maior festa religiosa de Portugal, em que toda a nação afirma a sua Fé na presença real de Cristo na Eucaristia.
De acordo com o testemunho dos Pastorinhos de Fátima, em 1915 e 1916 o Anjo de Portugal apareceu por diversas vezes a anunciar as aparições de Nossa Senhora nesta sua Terra de Santa Maria e deu aos Pastorinhos a comunhão com o «preciosíssimo corpo, sangue, alma e divindade de Jesus Cristo» como ele próprio declarou.
O culto do Anjo de Portugal teve o seu maior brilho nas cidades de Braga, Coimbra e Évora, e manteve-se na diocese de Braga onde se celebrava a 9 de Julho.
No tempo de Pio XII a festa do Anjo de Portugal foi restaurada para todo o País e transladada para o dia 10 de Junho a fim de que o Dia de Portugal fosse também o Dia do Anjo de Portugal.
Da generalizada devoção ao Anjo de Portugal dão fé muitas representações, sendo especialmente notáveis as imagens do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra e da charola do convento de Cristo, em Tomar, a pintura da Misericórdia de Évora e a iluminura do «Livro de Horas de Dom Manuel».

Vinde, Anjo de Portugal, livrar a Pátria e os portugueses de todo o mal.

Este vídeo mostra a escultura alusiva ao Anjo de Portugal que foi erigida em memória das vítimas da ponte de Entre-os-Rios.
Anjo de Portugal - Sapo Vídeos

Fonte: http://ofuturopresente.blogspot.com/
Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam



Título Alterado devido à utilização excessiva de maiúsculas. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 12. Obrigado.

Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam

Muito interessante de facto! ;)

AndreiaLi
Interessante, nao tinha conhecimento.

AbelhaMaia
Em Portugal a partir da era manuelina e ate a Marquês de Pombal, era uma contante feira de santos, cada um com uma especialidade ;D. Desconhecia realmente de um anjo da guarda mas penso que não era mais uma forma de arrecadar fundos para a Igreja  :-\

AbelhaMaia

#7
Citação de: César Pedrosa em 24 outubro, 2009, 14:43

O Anjo de Portugal é, até hoje, o único Anjo da Guarda de um país com culto público oficializado e foi o único Anjo da Guarda de uma nação que apareceu aos homens."
* * *
(...)
Viva! Na perspectiva que perfilho, o Príncipe ou espírito da nação que conhecemos como "Anjo de Portugal" ou "Anjo da Guarda de Portugal" é, tal como o Arcanjo Miguel (o Espírito de Raça dos Judeus; cf. Daniel 12:1), pertença de uma onda de vida mais evoluída, que denominamos de Arcanjos.
Portanto, este Ser não é um Anjo no sentido mais restrito do termo, isto é, enquanto termo aplicável a esta onda de vida (Anjos) que, de modo simplificado, se encontra um passo à frente da onda vida humana, assim como nós nos encontramos um passo à frente da onda de vida animal.

Citação(...) cada Arcanjo, que atua como espírito da nação pela qual é responsável, irradia, na atmosfera dessa nação, diversas imagens, idéias ou sentimentos e, por conseguinte, influencia a estrutura corporal, a linguagem, os hábitos, os costumes e os sentimentos dos habitantes. Todas as pessoas respondem à influência dos espíritos de raça, nação e família até que desenvolvam a força de vontade, a consciência e a capacidade de julgamento necessárias para se tornarem seus próprios guias.
-- Glover, Elsa M. Science and Religion. Vantage Press (New York). ISBN 0-533-07048-1. 1987

Para um maior aprofundamento desta perspectiva permitam-me aconselhar uma leitura atenta do seguinte escrito, da segunda década do séc. XX (1910s), do Cristão místico e ocultista Max Heindel, publicado em colectânea póstuma (1922):

O Nosso Governo Invisível (tradução do Cap. XIV de Gleanings of a Mystic)

Quiçá possam os singelos ensinamentos deste pequeno texto derramar alguma luz sobre os pés de barro do nosso actual Portugal, dito de moderno, quando em tempos idos brilhou com esplendor, durante séculos, sob o ideal e missão de « dar novos mundos ao mundo ».

Grato pela atenção,
Bem hajam.



O fundador da Religião Cristã emitiu uma máxima oculta quando disse: "Quem não receber o reino de Deus como uma criança, não entrará nele" (Marcos 10:15). Todos os ocultistas reconhecem a imensa importância deste ensinamento de Cristo, e tratam de "vivê-lo" dia a dia.
-- Max Heindel

Boas ;D

Na verdade ao longo deste tópico fazem referência a duas representações do anjo custódio de portugal como se fosse um só, o que não corresponde à realidade. Estou a realizar o meu projecto de licenciatura exactamente sobre o anjo de portugal, a sua história e origem, assim como a heráldica e a iconografia que lhe estão subjacentes.

Antes de iniciar o projecto também pensava que o Anjo Custódio de Portugal que se encontra na Charola do Convento de Cristo em Tomar, e o Anjo de Portugal que apareceu aos pastorinhos em Fátima, era o mesmo anjo, mas na verdade não o é.
Existem grandes diferenças tanto a nível da sua história como diferenças a olho nú, por exemplo na iconografia, ou seja os simbolos usados para representar o anjo e este ser mais facilmente identificado.


Estou na recta final do meu projecto, espero que quando o acabar possa contribuir de uma maneira mais clara e esclarecedora acerca do assunto. Mas se entretanto surgir alguma duvida é só perguntar ;D

Beijos e abraços
Minuim ;D

Tópico Muito Interessante.  :angel:
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Sabes que o Anjo de Portugal nunca foi mencionado no primeiro relato que lúcia fez de fátima ?

Foi tudo uma invenção, doentia que brincou com 3 crianças e com a cabeça das pessoas.

Pena que ainda haja quem acredite nesta palhaçada.

Topico interessante. A Nação foi consagrada a Nossa Senhora da Conceição
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem