Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.422
Total de mensagens
369.427
Total de tópicos
26.911
  • Perceção extra-sensorial em Portugal
    Iniciado por Kyara
    Lido 7.270 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Kyara
A mente humana pode ser capaz de coisas maravilhosas de que nós nem sonhamos.
Existem capacidades ainda pouco exploradas que vão para além dos 5 sentidos. Chamamos a estas capacidades Perceção Extra Sensorial  e geralmente inclui capacidades como telepatia, precognição, Clarividência e Visão Remota.

Por todos o mundo existem Universidades que fazem pesquisa nesta área nomeadamente:
- Anomalistic Psychology Research Unit (APRU) - Que pertence ao departamento de Psicologia da Universidade de Londres.
- Center for Consciousness Studies - Que pertence à Universidade de Arizona (EUA)
- Centre for the Study of Anomalous Psychological Processes - Que pertence á Universidade de Northampton (Reino Unido)
- Mind-Matter Unification Project - Universidade de Cambridge (Reino Unido)
- Koestler Parapsychology Unit - Universidade de Edimburgo

Em Portugal duas universidades fizeram, no passado, pesquisas nessa área:
- Universidade do Minho.
- Universidade Fernando Pessoa

No nosso país temos ainda a Fundação Bial, que atribui Bolsas de Estudo na Área da Parapsicologia. (Curiosamente estas bolsas de estudo acabam sendo atribuídas a estudiosos de universidades estrangeiras... devido à falta de interesse, que existe em Portugal sobre estes assuntos).

Curiosamente, se alguém procurar fazer um busca online sobre este assunto e especificar Portugal... não irá encontrar praticamente nada. Parece que ninguém em Portugal se interessa esta temática.

Desde há muito que me interesso por estes assuntos, nas na realidade a informação que consigo recolher tem sido sempre em língua inglesa... e quando quero falar sobre esta assunto online tenho de sempre de recorrer o forums e chats também em língua inglesa.

Existirão em Portugal pessoas interessadas nas capacidades desconhecidas da mente humana?

Se existirem eu gostaria muito de partilhar ideias, experiências e informações.

Presente :P

Muito interessante, nao sabia que havia bolsas disso aqui! :0
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Kyara
Citação de: LilithP em 19 dezembro, 2013, 21:47
Presente :P

Muito interessante, nao sabia que havia bolsas disso aqui! :0


Sim, desde há quase 20 anos que são atribuídas bolsas de estudo. E passo a citar:

CitaçãoCriado em 1994 pela Fundação BIAL, o sistema de Bolsas de Investigação Científica BIAL, tem como objetivo incentivar a investigação centrada sobre o Homem, nomeadamente em áreas ainda pouco exploradas mas suscetíveis de profunda análise científica, como é o caso da Psicofisiologia e da Parapsicologia.

Desde a sua criação, as candidaturas ao sistema de bolsas têm vindo a aumentar sucessivamente. Até ao momento já apoiou um total de 461 projetos de mais de 1000 investigadores, provenientes de 27 países.

As candidaturas aprovadas têm beneficiado de bolsas num valor compreendido entre 5 e 50 mil euros, determinado, em função das características de cada projeto, pelos membros do Conselho Científico, a quem cabe analisá-las.

No âmbito das Bolsas concedidas resultaram, até dezembro de 2012, 594 publicações, das quais 170 em revistas internacionais indexadas com um fator de impacto médio de 3.6 e um número substancial de citações (1675).

Entre os bolseiros da Fundação destacam-se prestigiados cientistas de algumas das mais famosas universidades norte-americanas, inglesas, australianas, russas, alemãs, japonesas, francesas, canadianas, entre muitas outras. 


in: http://www.bial.com/pt/fundacao_bial.11/b_investigacao.18/bolsas_e_outros_apoios_a_investigacao.a38.html


E este é o link para um pdf com todos os organismos alguma vez apoiados pela fundação Bial: http://www.bial.com/imagem/CentrosInvestig_Apoiados_20130731.pdf



















Muito bom obrigada por partilhares :)

Era interessante conseguir uma bolsa destas, de certeza que tambem seria util para o curso de antropologia que quero tirar!
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Kyara
#4
Citação de: LilithP em 19 dezembro, 2013, 23:43
Muito bom obrigada por partilhares :)

Era interessante conseguir uma bolsa destas, de certeza que tambem seria util para o curso de antropologia que quero tirar!


Se estás a pensar em seguir esta área a nível universitário, talvez te interesse o site que a Universidade Fernando criou sobre as pesquisas que tem desenvolvido. Atenção que não está atualizado, mas pode dar-te uma ideia do que é feito em Portugal (e que é menos de 5% do que que é feito em países como a Inglaterra ou os Estados Unidos)
http://ctec.ufp.pt/default.htm

Por outro lado não te recomendo a Universidade do Minho para o teu curso... se tens interesses paralelos no campo da parapsicologia. A docente que geria esta área tinha uma clara (e pública)  associação ao Centro Ibero Americano de Parapsicologia e ao Padre Óscar Quevedo (o diretor deste centro).... O que levanta sérias suspeitas. (este centro defende que as capacidades extra sensoriais são o resultado de perturbações mentais... as quais têm de ser curadas).
Entretanto a dita senhora já não pertence à Universidade do Minho... e não sei qual a presente orientação metodológica e ideológica  dos professores que ficaram encarregues desta área de estudos... perante as capacidades extra sensoriais.

É pena que assim seja: as pessoas são induzidas e convewncidas de que têm doenças e pode não ser assim. Sei que há casos de verdadeira doença, mas não serão todos.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Citação de: cleopatra em 21 janeiro, 2014, 16:47
É pena que assim seja: as pessoas são induzidas e convewncidas de que têm doenças e pode não ser assim. Sei que há casos de verdadeira doença, mas não serão todos.
Então e aquela história da psicologia do desenvolvimento também estar ainda em desenvolvimento?
"Pensamento paradoxal" e outros trocados a fazer fritar cabeças... Pessoalmente não gosto do senhor padre Quevedo mas apesar dos pesares o famoso mote "isso non ecsiste" até que não está completamente mal pensado! A ideia de poder ultrapassar os 5 sentidos é das coisas mais antigas e, até certo ponto, antiquada. A nossa sensibilidade é um bocadito mais complicada do que os sentidos tradicionais, eu sou sensivel a químicos! É do conhecimento do pessoal aqui do fórum e, fora as brincadeiras e barbaridades propositadamente despropositadas do que eu já disse por aqui, não há aqui ninguém que me confunda uma trip de ácidos com uma moca de erva! Só naquela de ser pragmático. A sensibilidade humana surge da experiência ou do entendimento, é tudo uma questão de consciência realista ou real. Até que ponto somos sugestionáveis por ideias mal formadas? Até que ponto uma formulação ou uma interpretação ou um erro de entendimento pode formatar a nossa consciência de uma maneira errada que limite o acesso às nossas capacidades transcendentes? Ou, o que me atormenta já há alguns anos, até que ponto é desejável esse conhecimento?
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Kyara
#7
Citação de: marcvs em 11 maio, 2014, 02:28
Ou, o que me atormenta já há alguns anos, até que ponto é desejável esse conhecimento?


>:D >:D >:D >:D Portanto concorda com o Padre Quevedo e acha que as capacidades extra sensoriais são uma doença??  >:D >:D >:D >:D >:D

Quer negar e bloquear algo que é inerente ao ser humano?  >:D >:D >:D >:D

Por outro lado... se o Senhor é Cristão... eu deixo-lhe este pensamento:

"Se o potencial para desenvolver capacidades extra sensoriais está inserida no nosso código genético... e se nós fomos criados por Deus... então Deus quis que os seres humanos desenvolvessem estas capacidades."

Citação de: Kyara em 11 maio, 2014, 12:57

>:D >:D >:D >:D Portanto concorda com o Padre Quevedo e acha que as capacidades extra sensoriais são uma doença??  >:D >:D >:D >:D >:D

Quer negar e bloquear algo que é inerente ao ser humano?  >:D >:D >:D >:D

Por outro lado... se o Senhor é Cristão... eu deixo-lhe este pensamento:

"Se o potencial para desenvolver capacidades extra sensoriais está inserida no nosso código genético... e se nós fomos criados por Deus... então Deus quis que os seres humanos desenvolvessem estas capacidades."
Não sou cristão, tive uma educação cristã - não te confundas! ;)
Deus faz parte da nossa natureza, não é dissociável, limitar isso é mais uma questão de moldar a nossa forma para melhorar, ou não, a nossa maneira de viver. Podemos colocar a mesma ideia de outra maneira, por exemplo, digamos que um qualquer Passos Coelho nos diz que os pobres conseguem sobreviver em situações extremas e, fazendo uma observação empírica da situação, dos tais pobres, até que ponto é uma condição apetecível. Quero dizer, o potencial humano é importante, é uma questão importante no que toca à capacidade de resistência mas até que ponto é socialmente saudável esse tipo de stress? Talvez bloquear não seja o melhor termo, talvez educar ou informar... de uma maneira ou de outra! E, sim, além do método "materialista" da IURD, o que o senhor padre Quevedo, por vezes, diz não é necessáriamente mau. É um chulo do caraças mas toda a gente sabe disso! ;D
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Kyara
#9
Citação de: marcvs em 11 maio, 2014, 14:30
sim, além do método "materialista" da IURD, o que o senhor padre Quevedo, por vezes, diz não é necessáriamente mau. É um chulo do caraças mas toda a gente sabe disso! ;D


O Padre Óscar Quevedo é um padre Jesuíta , não é da IURD ;D ;D ;D ;D
Pois, como sabes, a Ordem Religiosa da Companhia de Jesus pertence à religião Católica ;D ;D ;D

Quanto ao dito Senhor... se anda a cometer fraudes ou não... através do instituto que criou (Instituto Padre Quevedo de Parapsicologia)... isso não sei dizer... mas não é impossível.
Mas, quando o critiquei estava unicamente a referir-me ao facto de promover o medo das experiências paranormais... dizendo que são um sintoma de doenças mentais.


Kyara, lembro-me de duas vezes,  pelo menos, que insinuaste o mesmo. Ou então estavas so a insultar indirectamente alguem com capacidades dessas, também é possivel.
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: Kyara em 11 maio, 2014, 17:36

O Padre Óscar Quevedo é um padre Jesuíta , não é da IURD ;D ;D ;D ;D
Pois, como sabes, a Ordem Religiosa da Companhia de Jesus pertence à religião Católica ;D ;D ;D

Quanto ao dito Senhor... se anda a cometer fraudes ou não... através do instituto que criou (Instituto Padre Quevedo de Parapsicologia)... isso não sei dizer... mas não é impossível.
Mas, quando o critiquei estava unicamente a referir-me ao facto de promover o medo das experiências paranormais... dizendo que são um sintoma de doenças mentais.


Sorry, a minha cabeça não anda boa, isto das drogas é aquela coise... Confundo Quevedo com Macedo... (é-me mais fácil deixa-los no mesmo saco!  :P>:D As experiências paranormais não são tão agradáveis ou desejáveis quanto isso! Não percebo a tua obcessão com essa ideia, podes explicar melhor? A paranormalidade não tem tanta relação aos aspectos mundanos da nossa existência, ou a ter, aí sim, existem rituais próprios para evitar complicações ou fora do misticismo, como tu gostas, há sempre psicólogos dispostos a ajudar. Agora pensa, quem ajuda o psicólogo a cuidar das suas maleitas quando ele conhece o método e não é capaz de lidar com os próprios problemas pessoais? Tudo tem limites, há coisas que não e é daí que podem surgir os tais problemas sem solução simples... Repara, vai sempre ser uma fraude! A ideia é ajudar (com culto, ritual, bruxaria, magia ou ciência de outra natureza) a pessoa que tem um problema a resolve-lo. Até que ponto podes querer provar uma coisa que se prova a ela mesma e que transcende a compreensão "mundana"? Há coisas do diabo e isto de ensinar a pescar é para pescadores, quando ensinas hippies a pescar no que é que dá? Fotografias de sonhos e viagens astrais? Kyara, isso já existe!!! Porque não queres ver? A psicologia actual está desenvolvida muito na base do pensamento sagrado, não há como ser mais explícito nisto! Que queres provar com a tua posição? Também as tuas ideias se podem manifestar na realidade, agora, lê bem o tópico e diz-me com o teu mais descarado à-vontade, porque é que estás a atormentar esta gente? Sistemas simbólicos como os religiosos ou os científicos há muitos, queres poderes especiais, basta-te imaginá-los e perceber uma maneira de os tornar reais! Só isso. ::) (e sim, isso pode tornar-se doentio...)
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Kyara
#12
Para LilithP


Citação de: LilithP em 11 maio, 2014, 19:48
Kyara, lembro-me de duas vezes,  pelo menos, que insinuaste o mesmo. Ou então estavas so a insultar indirectamente alguem com capacidades dessas, também é possivel.


A percepção extra sensorial é uma capacidade humana. É a capacidade de adquirir informações sem recurso aos sentidos normais... é por isso que tem o nome de extra sensorial (para além dos sentidos). Vem de dentro  de nós a tem sido estudada e comprovada pela ciência.

Magia/feitiçaria/fantasmas e afins são uma coisa completamente diferente... e as minhas críticas foram neste campo.

Eu acredito nas capacidades desconhecidas dos seres humanos. Mas estas capacidades são NOSSAS e vêm de dentro de NÓS. Não surgem por bruxaria, intervenções divinas ou espíritos do além. SÃO NOSSAS, SÃO CAPACIDADES HUMANAS... estas capacidades são perfeitamente normais e um dia serão explicadas a 100% pela ciência.


Para marcvs


Citação de: marcvs em 12 maio, 2014, 00:34
D As experiências paranormais não são tão agradáveis ou desejáveis quanto isso! Não percebo a tua obcessão com essa ideia, podes explicar melhor? A paranormalidade não tem tanta relação aos aspectos mundanos da nossa existência...

Em primeiro lugar parece que estamos a falar de coisas diferentes.
O que é para ti uma experiência paranormal?


Citaçãoagora, lê bem o tópico e diz-me com o teu mais descarado à-vontade, porque é que estás a atormentar esta gente? Sistemas simbólicos como os religiosos ou os científicos há muitos, queres poderes especiais, basta-te imaginá-los e perceber uma maneira de os tornar reais! Só isso. ::) (e sim, isso pode tornar-se doentio...)

Não estou a atormentar ninguém.
Sou católica, mas sou a primeira a dizer que a religião nada tem a haver com a percepção extra sensorial.
O estudo das capacidades desconhecidas dos seres humanos pertence à ciência.

Depois voltei a não perceber muito bem: Achas que para ter capacidades extra sensoriais basta imaginá-las?
Não percebi... porque isso nunca iria acontecer.
Quando falo de percepção extra sensorial falo de capacidades reais... não falo do imaginário.
Pode tornar-se doentio se forem imaginadas a um nível que se tornem reais na nossa mente... mas nessa altura continuam a ser imaginação... e portanto não existem.
Eu estava a falar de capacidades reais.... mesmo, mesmo reais.




Citação de: Kyara em 12 maio, 2014, 01:19
A percepção extra sensorial é uma capacidade humana. É a capacidade de adquirir informações sem recurso aos sentidos normais... é por isso que tem o nome de extra sensorial (para além dos sentidos). Vem de dentro  de nós a tem sido estudada e comprovada pela ciência.

Magia/feitiçaria/fantasmas e afins são uma coisa completamente diferente... e as minhas críticas foram neste campo.

Eu acredito nas capacidades desconhecidas dos seres humanos. Mas estas capacidades são NOSSAS e vêm de dentro de NÓS. Não surgem por bruxaria, intervenções divinas ou espíritos do além. SÃO NOSSAS, SÃO CAPACIDADES HUMANAS... estas capacidades são perfeitamente normais e um dia serão explicadas a 100% pela ciência.



Olá Kyara,

sem usar termos técnicos que desconheço, na tua opinião em que patamar colocas a nossa consciência? Consegue ser identificada ao nível de uma capacidade extra sensorial ou nem por isso?
O equilíbrio consegue-se entre o que é espírito e o que não o é.

Kyara
#14
Citação de: Lilith Lua Negra em 12 maio, 2014, 01:35
Olá Kyara,

sem usar termos técnicos que desconheço, na tua opinião em que patamar colocas a nossa consciência? Consegue ser identificada ao nível de uma capacidade extra sensorial ou nem por isso?


Olá Lilith Lua Negra

O nosso cérebro é um supercomputador biológico. A nossa consciência é o resultado do funcionamento desse computador.

Existem, no entanto, alguns parapsicólogos que defendem que as nossas mentes se podem ligar porque os nossos cérebros enquanto computadores biológicos se conseguem ligar a um nível, que pode ser comparado ao nível quântico.

Se estiveres interessada neste assunto recomendo-te o livro "Mentes Entrelaçadas" de Dean Radin. Neste livro ele explica estas coisas muito melhor do que eu.

Portanto, podemos considerar que a nossa consciência funciona dentro da percepção normal... mas que tem a capacidade de fazer ligações a um nível extra sensorial. Imagina um computador que só tem acesso aos seus ficheiros... e que depois se liga à internet ...