Olá
Recuperando o primeiro post ,em que se propôe o que são casas assombradas eis a minha opinião.
Antes de mais,acho que já o disse por aqui,embora tenha em consideração a boa fé nas crenças de cada um e neste caso das casas com espiritos,devo considerar outras explicaçoes.
Para isso antes de mais devo clarificar o que entendo por Espirito,Alma e corpo.
Por corpo é simples,é materia que consta dos elementos da Tabela Periodica organizada biologicamente.
Aqui entra o elemento Espirito,disse "organizada biologicamente".
O termo Espirito deriva de uma palavra IndoEuropeia e que se adaptou á lingua latina com o
"Animus" e ao Grego "Sphir" ao Egipcio "ka" ao hebraico "Ruach" e que se traduz por Sopro ,ar ,ou ar em movimento.O que quer dizer que enquanto o Ser respira ele vive,
A Vida-em-Si,para referir Emanuel Kant,é Sopro é Espirito.
Não é por acaso que nos filmes de casas assombradas ,o frio ,isto é uma mudança brusca de
temperatura induzida por um corrente de ar,ou uma janela ou porta que se abre é forte indicador de presença "sobrenatural".
Portanto para mim Espirito é Vida ,é a VIDA-EM-SI.
Vêm agora o mais importante.A Alma e a sua conceptuação.
Explicar a alma é complicado,não é vida não é corpo.E nem vale a pena tentar encontra-la em parte alguma pois parece que está fora do tempo e do espaço mas é ubicua pois parece estar em todos os tempos e lugares. Pertence todos os tempos da eternidade e a todos os locais do infinito.
A alma liga tudo é a teia de Wyrd como lhe chamavam os Nordicos,é destino porque é governada pelas Nornas ou Parcas.
A alma individual é apenas um nodo,um fio da alma colectiva que nos liga a todos, os fios dessa imensa teia.
Chega até nós através das tribulaçoes,a que somos submetidos,e ao mesmo tempo a enriquecemos com o nossa drama pessoal.
Muito,mas muito se pode dizer da Alma,como ter muitos nomes.Mas ela é sem duvida o Fiat luminoso da nossa existencia.
A nossa alma reflete e reflete-se nas nossas vidas atravéz do IMAGINARIO,caro a Gilbert Durand.
Não me refriro a fantasias,mas ao imaginario Criador, nos Afectos ou nos actos Cognitivos,
Sensoriais ou Intuitivos.
O nosso Imaginario na forma como o defini é a ponte que unifica a dictomia Sujeito-Objecto.
Assim no Sujeito,EU, existem potencialmente e apriori as imagens dos objectos as que se adaptarão ao Objecto,tudo o que está no campo da minha consciencia
Kant dizia,por exemplo que a cadeira existia já apriori antes de existir no ou como Objecto,o que contradizia Hume.
No Objecto existem também potencialmente Sujeitos que só se revelarão empiricamente.
O que faz o Imaginarium.
O Sujeito ao PROJECTAR um dos seus OBJECTOS-APRIORISTICOS ,uma cadeira por exp, perde a condição de Sugeito.
O objecto PROJECTADO perde a a condição de objecto para se tornar num SUJEITO- EMPIRICO,exp a cadeira real.
A este ciclo Piaget chamou construtivsmo e resolve parcialmente o dilema Aristotelico/Platonico
Mas o que é que isto tem a ver com casas assombradas.

A assombração começa sempre no Sujeito e projecta-se sempre no objecto casa,navio,bosque,lago,ou qualquer outra coisa assombrada.
O que é uma coisa assombrada,uma casa por exp.

Como esteriotipo é normalmente uma casa antiga construira á muito tempo com uma arquitetura singular,e não habitada.Não se conhecem os primeiros donos ou sua existencia está envolvida em lenda.Em lenda está envolvida também uma serie de acontecimentos alguns deles dramaticos.
Uma casa como a maioria das construçoes humanas são continuaçoes funcionais de si mesmo.
Um garfo é uma continuação dos dedos no acto de comer,um automovel uma continuação das
pernas no acto de locomoção,uma casa a imagem de um corpo que vai abrigar outro corpo.
Vejamos, a porta é a boca ,as janelas os olhos, as chaminés o nariz os corredores as veias, a adega ou cave é a dispensa ou onde se guardam comida e temporadriamente detritos é o estomago e intestinos
O cerbero é o sotão onde se guardam as velharias, as memoria dos antepassados.
O centro da casa é sem duvida os pulmoes,a sala principal, mas principalmenta a lareira de onde emerge a vida.
A lareira representa o elemento femenino,o seu calor intimo que conjuntamente com as labaredas no sentido vertical ,falico,representam o elemento masculino e que em conjunto dão vida á vida nela existente atravez do alimento cozinhado
Quando a lareira se apaga ,a vida extingue-se a casa morre começa o seu drama,já não passa, metaforicamente, de casa assombrada pelo passado vagueando apenas nela as sombras da vida que já conteve.
A verdade é só uma, nem todas as pessoas vêm ai fantasmas,e as que vêm ,o que vêm tem mais a ver com o que pessoalmente vê do que aquilo que houvesse para ver,é a subjectividade.
Sem qualquer dogmatismo ou tentativa de impor o que quer que seja esta é a minha opinião ,e olhen já visitei algumas casas ditas assombradas mas o que vi,só têm a ver comigo.
São resiquios do nosso passado em que entre sujeito-objecto não existia separação a que Levi-Brull chamou Participation Mistique.