Bem vindo(a) ao Portugal Paranormal! Para aceder a todo o conteúdo do fórum registe-se ou, caso já seja membro, faça o login. Obrigado!
[x]

  Páginas:   Ir para o fundo
  Tópico: Quinta em Azeitão Resposta #15Março 14, 2011, 07:39:47
Guru
***


Mensagens: 292
Apreciações: 60
Referidos: 0

Masculino
» Resposta #15 em: Março 14, 2011, 07:39:47

Realmente é uma tristeza ver um tesouro desses ao abandono...
Faça o login ou registe-se para Gostar.
Registado
pub

  Tópico: Quinta em Azeitão Resposta #16Maio 10, 2011, 20:51:04
Visitante
» Resposta #16 em: Maio 10, 2011, 20:51:04

«« ALDEIA DE IRMãOS »»



Não se encontra documentos que justificam com exactidão qual a proveniência do nome da aldeia. Igualmente, quanto a factos históricos importantes que permitam uma resenha monográfica da povoação, a documentação é parca. No entanto, pertencem a esta povoação très quintas, com suas casas nobres, cujo historial é importante para a monografia de Azeitão . Uma delas, a da Conceção, merece destaque, não só pelo seu património azulejar do seu Solar, como também, pelo interferência directa de seus proprietários em assuntos de capital importncia para o País .




«« A QUINTA DA CONCEIçãO E O SEU SOLAR »»

O Solar da Quinta da Conceição, foi mandado fazer por D. António Cremer no princí­pio do século XVIII . Este prédio, embora já¡ fora do Termo de Azeitão, pertence historicamente a ele, e como tal, vai aqui ser recordado .

A quinta onde está implantado o Solar, faz parte de um morgado, instituído em 1733 pelo próprio António Cramer e sua mulher D. Catarina Sofia Van Zeller, ao qual englobou, de início a Quinta do Perú, da qual quis formar uma vila, e, mais tarde, ainda, a Quinta da Prata . A este respeito, diz Oliveira Parreira que : "(...) António Cramer foi feito donatário de uma vila que deveria fundar e a que deu princípio no sítio denominado Perú, onde também começou outro palácio, à imitação do de Calhariz . Foi talvez a sua riqueza e a reputação das minas de Potosi, no Perú, que deram nome ao sítio ... "


HISTORIAL

Quem vai de Vila Nogueira para Sesimbra, passados cerca de uma centena de metros, depara-se-lhe uma bifurcação. Tomando o lado direito, caminha-se em direcção aos Canais e à Quinta da Conceição, situada próximo à Vala Real, também conhecida por Ribeira D'El-Rei.

Uma vez mais, recorrendo ao líbelo acusatório a Machado de Faria, verifica-se que, aqui também, o distinto Juiz de Fora, mandou fazer obras que os seus malévolos detractores, lhe apontavam como reprováveis :

Reza assim a acusação : "(...) Mandou fazer mais uma espaçosa ponte, por cima de um ribeiro, chamado dos canais, que seu próprio interesse resulta à quinta da Conceyção ... "

Acontece que este benefício, é posterior à construção do Solar, e não parece que o instituidor necessitasse de favores do erário público, ou que Agostinho Machado de Faria fosse homem para os conceder a quem quer que fosse .

Quanto à edificação da Casa Nobre da Quinta da Conceição, ela foi mandada fazer por António Cremer e sua mulher, cuja súmula biográfica, assim como a intenção da obra, estão gravadas, em latim, numa lápide que se encontra sobre a porta da capela da quinta .


Diz a lápide :

- (Tradução) "A Deus Supremo e também à Puríssima e Imaculada Conceição da Virgem Mãe de Deus, Erigiram esta capela D. António Cremer, cavaleiro da Ordem de Cristo, almirante, Encarregado de todos os negócios das Províncias Unidas e da Bélgica em Portugal, bem como sua esposa caríssima, D. Catarina Sofia Van Zeller, tanto para satisfazerem a sua própria devoção como a dos vizinhos. Edificaram mais as casas juntas para seu repouso e para proporcionarem uma vida tranquila aos Descendentes que o Altísimo por sua graça lhes venha a conceder e para os quais também plantaram aqui jardim. A Pedra fundamental foi lançada no primeiro dia de Maio de 1715 precizamente no dia em que foi publicado o tratado de paz entre Portugal e Espanha. E no dia 8 de Setembro do mesmo ano com toda a solenidade aqui tiveram lugar os primeiros ofícios religiosos. Aceita Ó Virgem, estes altares que te consagramos e não desprezes, Mãe Clemente esta pequena casa "

António Cramer veio para Portugal no início das hostilidades entre Portugal (aliado com a Austria, Inglaterra e Holanda) contra a Espanha , (aliada à França) por causa de graves discordncias relacionadas com a sucessão do trono de Espanha, vago por morte de Carlos II, o qual não tinha deixado sucessor directo . (este conflito só viria a terminar em 1713, com o Tratado de Ultrecht) .

A sua função em Portugal, em parte já especificada na lápide, supra citada, incubiam-no, ainda, do pagamento às tropas Holandesas. Terminada a guerra, chegava igualmente a seu termo a função. Posteriormente, foi nomeado Comissário Geral dos Almirantados das Províncias Unidas, no Reino e Senhorios de Portugal .

Dom João V, apercebendo-se, durante o periodo de guerra, que a produção de pólvora em Portugal era deficiente e, sabendo o Monarca que António Cramer era um perito excepcional na produção industrial desse explosivo, concedeu-lhe o contrato de exploração e a direcção das fábricas de pólvora. Sob sua administração, procedeu-se, em 1728-29, à reedificação das fábricas de Barcarena e Alcntara e, implantando nelas os mais modernos processos de produção da época. Portugal, finalmente, passaria a dispôr da "melhor pólvora de toda a Europa"

Após a morte de António Cramer, sua mulher, D. Catarina Sofia Van Zeller, continuou a actividade com a mesma eficiência e qualidade que a tinha notabilizado, conforme testemunha o "Relatório sobre a fabricação de pólvora por conta do Estado, e seu comércio", de 1855 .

«« ALDEIA DE IRMãOS »»

«« A CASA NOBRE E SEUS AZULEJOS »»

A habitação é marcada no seu centro por um ligeiro ressalto coroado por uma torre-lanternim de influência holandesa, escolhido, sem dúvida, por António Cramer, por recordação das Províncias Centrais Holandesas, donde era originário. Este lanternim, confere ao edifício uma silhueta invulgar nas construções portuguesas da época, "realçada pela grimpa de ferro com a roda de navalhas, simbólica de Santa Catarina, homónima da proprietária . "

Na entrada, nem sombras de porteiros ou figuras de convite. Os dois molossos instalados sob painéis de azulejos, guardam o Solar de António Cramer, há já vários séculos, "pronunciando" as seguintes palavras tranquilizadoras : "Hostem latrato prode sonoro" - (Denuncio o inimigo com forte latidoo) e "Amice, prensus sun sed periculum offero" - (Amigo, apesar de preso, sou perigoso)

O vestíbulo e os corredores são revestidos a azulejos de figura avulsa, que lembram tambémm os seus congéneres holandeses de Delft , enquanto o salão é decorado com azulejos, representando brasões, provavelmente da famí­lia.

Abrindo sobre o terraço, a Capela dedicada à Imaculada Conceição constitui o núcleo do Solar, ao qual deu o seu nome. A nave é decorada de painéis azuis e brancos que ilustram o martírio de Santa Catarina e a vida de Santo António, os santos homónimos dos instituidores .

Em tempos, houve sobre uma porta lateral da casa, o Brasão da família Cramer . Esta pedra d'Armas, era constituído pela heráldica dos Cramer e dos van Zeller .

Aos instituidores do morgado, sucederam na administraço, seu filho Maurício José Cremer Van Zeller e, depois, a filha de Maurício, Sofia Cremer Van Zeller. Esta senhora, não tendo descendência, permitiu a extinção do morgado. Após esta, a quinta foi propriedade, sucessivamente, do Visconde da Lançada, Professor Doutor Manuel Bento de Sousa (o da Quinta das Torres) e Carlos Ribeiro Ferreira, que em 1941, procedeu à reconstrução do edifício, aliás, muito arruinado . Actualmente, a quinta está na posse dos herdeiros .

In " Azeitão Nossa Terra " Padre Manuel Frango de Sousa
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

  Tópico: Quinta em Azeitão Resposta #17Maio 19, 2011, 05:11:20
Visitante
» Resposta #17 em: Maio 19, 2011, 05:11:20

 Shocked que bela quinta, que piscina gigante!
« Última modificação: Maio 19, 2011, 18:28:05 por lost_paradise »


Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

  Tópico: Quinta em Azeitão Resposta #18Maio 19, 2011, 17:53:24
Júnior
*


Mensagens: 65
Apreciações: 5
Referidos: 0

Masculino WWW
» Resposta #18 em: Maio 19, 2011, 17:53:24

Boas.

sbsilva, tive a explorar pelo Google Earth, a vêr se encontrava a tal quinta, mas pelas indicações não bate certo, mas pode ser que seja esta:

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.



Aguardo confirmação  Smiley

Cumps.



É mesmo esta quinta? Podem-me dar as coordenadas?
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado


Na assinatura apenas são permitidos links para páginas/sites pessoais, nada de programas em pirâmide, esquemas, ganhe dinheiro rápido, fóruns, salas de chat e outros similares. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 5. Obrigado.


  Tópico: Quinta em Azeitão Resposta #19Maio 19, 2011, 21:04:32
Guru
***


Mensagens: 267
Apreciações: 9
Referidos: 1

Spero ut melius mundo sedem omnium entium.
Masculino
» Resposta #19 em: Maio 19, 2011, 21:04:32

A quinta dantes devia de se espectacular mesmo,aquela piscina jasus é demais..
A casa é uma coisa de dia mas á noite deve de ser sinistra, está ali isolada..
Secalhar até que esta casa dava para uma boa investigação...
Abraço
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

  Tópico: Quinta em Azeitão Resposta #20Junho 13, 2011, 16:29:59
Iniciante


Mensagens: 34
Apreciações: 1
Referidos: 0

Masculino
» Resposta #20 em: Junho 13, 2011, 16:29:59

Boas, pelo que eu pude ver pelas fotos, o que diz nos azulejos das escadas que têm o cão na casota diz mais ou menos o seguinte " O latido dos cães anuncia ao inimigo que foi descoberto".
Nos azulejos que têm o cão preso diz " o meu amigo foi apanhado e eu estou a dar o lugar do pericudm".
Claro que isto e uma tradução minha e baseada numas fotos em que as letras são  pouco legíveis. Grin
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

Maldizemos a vida, mas tememos a morte.
C. Churchill, poeta inglês, 1731-1764, Gotham

  Tópico: Quinta em Azeitão Resposta #21Julho 21, 2011, 23:34:53
Visitante
» Resposta #21 em: Julho 21, 2011, 23:34:53

Boa noite,
Estive hoje na Quinta é realmente muito bonita, agora abandonada, não esta, porque ainda hoje as janelas estavam abertas, a cave, ou melhor, a porta traseira da casa principal estava aberta, o que suponho que deveria ter sido a cozinha, neste momento estava a servir de arrecadação. E ainda segundo o que disseram estava la o guarda da herdade, que não vi, mas estava lá um carro parado.
Mais dois minutos tenha ficado fechada na herdade, isto porque a cancela de entrada estava para ser fechada a cadeado e eu tinha entrado com o carro...lol. Fui vista por dois senhores que nao me disseram absolutamente nada por estar lá. Mas recomendo, pessoalmente tenho que la voltar com mais tempo.
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

  Tópico: Quinta em Azeitão Resposta #22Agosto 14, 2011, 00:11:00
Iniciante


Mensagens: 7
Apreciações: 0
Referidos: 0

Cfox306
Masculino WWW
» Resposta #22 em: Agosto 14, 2011, 00:11:00

Fixe.
Hei-de passar por lá para ver se está mesmo assombrado  Smiley
Aqui na quinta do conde não se faz nada Grin
Se alguém quiser combinar, falem e vamos todos.
Tive a ver no Google Earth e já sei mais ou menos onde é.
Se alguém precisar tá aqui as coordenadas para a quinta:
38°30'55.42"N   9° 2'44.80"W

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.

« Última modificação: Agosto 14, 2011, 00:13:55 por Claude Fox »


Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

In order for a skeptical to become a believer, he must go on a Journey to the obscure part of life.

  Tópico: Quinta em Azeitão Resposta #23Agosto 16, 2011, 16:45:57
Administrador
*****
Vencedor do Desafio Fotográfico - Dezembro de 2010 Desafio Fotográfico - Novembro '15


Mensagens: 2503
Apreciações: 1160
Referidos: 11

"The unknown is one of my worlds"
portugalparanormal/?fref=
Masculino WWW
» Resposta #23 em: Agosto 16, 2011, 16:45:57

Boa! Smiley

Coloquei isso no inicio do tópico! Obrigado.
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

A minha raquete é maior que a tua...

  Tópico: Quinta em Azeitão Resposta #24Agosto 18, 2011, 21:37:45
Iniciante


Mensagens: 15
Apreciações: 12
Referidos: 0

Masculino
» Resposta #24 em: Agosto 18, 2011, 21:37:45

Epa sou aqui de azeitao, e nunca vi essa quinta tenho de ir investigar, conheço muito bem tambem Quinta do Conde, se é para combinar umas investigaçoes contem comigo, adoro essas aventuras Wink
Tambem conheço uma quinta que é assustadora, aqui em azeitao, devia ser do chavier de lima e aquilo esta ao abandono ao pe da serra...
« Última modificação: Agosto 18, 2011, 21:39:20 por Neves »


Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

  Tópico: Quinta em Azeitão Resposta #25Agosto 21, 2011, 20:43:11
Iniciante


Mensagens: 7
Apreciações: 0
Referidos: 0

Cfox306
Masculino WWW
» Resposta #25 em: Agosto 21, 2011, 20:43:11

Boa! Smiley

Coloquei isso no inicio do tópico! Obrigado.
No problem  Wink

Epa sou aqui de azeitao, e nunca vi essa quinta tenho de ir investigar, conheço muito bem tambem Quinta do Conde, se é para combinar umas investigaçoes contem comigo, adoro essas aventuras Wink

Em principio vou lá amanha durante a tarde para ver como é a quinta.
Depois vou à noite quando combinar com alguém :|

Citar
Tambem conheço uma quinta que é assustadora, aqui em azeitão, devia ser do chavier de lima e aquilo esta ao abandono ao pé da serra...
Fixe.
Diz-me onde é no google earth se faz favor  Grin
Para ver se vou lá um dia destes.


Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 4. Obrigado.


« Última modificação: Agosto 22, 2011, 09:20:46 por Paraphenomenal »


Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

In order for a skeptical to become a believer, he must go on a Journey to the obscure part of life.

  Tópico: Quinta em Azeitão Resposta #26Agosto 21, 2011, 21:36:35
Mestre
****
Membro do Mês - Junho 2009


Mensagens: 2406
Apreciações: 346
Referidos: 6

Believe to see...
Masculino
» Resposta #26 em: Agosto 21, 2011, 21:36:35

Quinta brutal! Muito bonita.De noite por lá deve ser marado Shocked
Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

Believe to see...

  Tópico: Quinta em Azeitão Resposta #27Agosto 22, 2011, 12:07:17
Novato


Mensagens: 3
Apreciações: 0
Referidos: 0

Masculino
» Resposta #27 em: Agosto 22, 2011, 12:07:17

É realmente mesmo triste com essa relíquia a ser abandonada, com azulejos incalculáveis. Acontece que tenho uma casa de férias perto em Vila Nogueira de Azeitão. Vivi lá há mais 22 anos, desconhecia deste palácio com enorme piscina!! Quem me dera comprar isto!!!


Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 4. Obrigado.

« Última modificação: Agosto 22, 2011, 14:27:09 por Paraphenomenal »


Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

  Tópico: Quinta em Azeitão Resposta #28Agosto 23, 2011, 12:15:47
Iniciante


Mensagens: 7
Apreciações: 0
Referidos: 0

Cfox306
Masculino WWW
» Resposta #28 em: Agosto 23, 2011, 12:15:47

Estive hoje na Quinta é realmente muito bonita, agora abandonada, não esta, porque ainda hoje as janelas estavam abertas, a cave, ou melhor, a porta traseira da casa principal estava aberta

Exactamente.
Tive lá ontem e acho que o moderador devia mudar o tópico e tirar a parte do "Abandonada" e adicionar que essa quinta é privada.
Pode não ter sido antes mas agora já não é.
Fui vista por dois senhores que nao me disseram absolutamente nada por estar lá. Mas recomendo, pessoalmente tenho que la voltar com mais tempo.
Olha a mim disseram (só porque sou um gajo agora ás gajas na dizem nada).
O senhor disse-me que houve pessoas que foram lá anteriormente e andaram a roubar ou até a vandalizar o sítio.
Pergunto-me quem terá sido? -.-

Apesar de já haver muitas fotos tirei esta:

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.



É uma pena mesmo.
Secalhar por andarem a fazer essas coisas é que já não se pode entrar...
« Última modificação: Agosto 23, 2011, 20:08:57 por Claude Fox »


Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado

In order for a skeptical to become a believer, he must go on a Journey to the obscure part of life.

  Tópico: Quinta em Azeitão Resposta #29Agosto 23, 2011, 17:27:48
Iniciante


Mensagens: 15
Apreciações: 12
Referidos: 0

Masculino
» Resposta #29 em: Agosto 23, 2011, 17:27:48

A quinta que falava e esta, nao é tão bonita como essa pelas imagens, mas é grande mete pena, arrepia ... !!!

Para visualizar as imagens,
por favor registe-se ou entre na sua conta.



fonte:

« Última modificação: Agosto 24, 2011, 08:53:06 por Paraphenomenal »


Seja a primeira pessoa a gostar disto, fazendo login ou registando-se.
Registado
  Páginas:   Ir para o topo
Novo Tópico Nova Votação
Ir para:  


Tópicos Relacionados
Assunto Iniciado por Respostas Visualizações Última mensagem
Quinta dos Salgueiros (também conhecida como Quinta dos Ingleses) - Antas, Porto « 1 2 ... 5 6 »
Discussão Off-Topic & Chat Geral
tonycarreira 78 14556 Última mensagem Julho 08, 2012, 18:54:15
por NeonFlow
Quinta do Comandante (Quinta do Outeiro) - Oliveira de Azeméis « 1 2 ... 5 6 »
Locais Assombrados em Portugal
Fallen Phoenix 78 18466 Última mensagem Abril 03, 2014, 16:25:11
por M Pinho
quinta do mor lobisomen « 1 2 »
Criptozoologia & Criaturas Lendárias
sandrapechorro 20 3663 Última mensagem Janeiro 23, 2014, 16:54:59
por dartz
Ajuda - O que é que eu vi? Sesimbra/Azeitão
Relatos de Experiências com Ovnis
DuarteT 9 2426 Última mensagem Março 10, 2016, 20:46:28
por saryta
ovni azeitao 23/06/12
Relatos de Experiências com Ovnis
jrr 3 1716 Última mensagem Junho 26, 2012, 08:19:35
por elisabete
Quinta Braamcamp(Barreiro)
Fotografia do Quotidiano
AnishaBizarre 12 2996 Última mensagem Junho 27, 2014, 23:46:26
por AnishaBizarre
Quinta do Brandão - Alenquer « 1 2 3 »
Locais Assombrados em Portugal
Ana Borges 30 2913 Última mensagem Agosto 03, 2018, 18:54:13
por Jose pacheco
MOVIDO: Ajuda - O que é que eu vi? Sesimbra/Azeitão
Ovnilogia
Arcandi 0 431 Última mensagem Março 08, 2017, 01:11:04
por Arcandi